BC eleva selic para 10,5% | Fábio Campana

BC eleva selic para 10,5%

Em comunicado, o BC deixou a porta aberta para um novo aumento dos juros em fevereiro e elevou a taxa Selic para 10,5% ano ano. Foi a sétima alta seguida. A Selic serve de referência para o custo do crédito e a remuneração dos investimentos. Seu aumento tem o efeito de encarecer empréstimos e estimular aplicações financeiras, diminuindo o consumo e a pressão sobre os preços.

Os juros ao consumidor são bem mais altos que a Selic, mas a taxa básica não é o único fator para sua definição. Nas taxas cobradas pelos bancos ao conceder crédito, entram itens como custo operacional e risco de calote.Com a Selic a 10,50%, a taxa média cobrada de pessoas físicas em empréstimos ficará em 93,17% anuais (5,64% ao mês).


Um comentário

  1. antonio carlos
    quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 – 22:30 hs

    Este filme de terror voltou ao cartaz. No fim do segundo reino de FHC ele fez o mesmo, pôs a Selic lá em cima. E aí coube ao Vendedor de Ilusões ir paulatinamente, ainda bem, fazer os juros voltarem a um nível racional. Agora no começo da prorrogação a companheira imita FHC, põe no bolso dos especuladores uma montanha de dinheiro na forma de juros. E tudo para segurar a inflação. Esperemos que este manjado truque de certo, porque se falhar, estamos ferrados.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*