Americanos aprovam legalização da maconha | Fábio Campana

Americanos aprovam legalização da maconha

Pela primeira vez em décadas, a maioria dos americanos passou a apoiar a legalização da maconha, segundo pesquisa divulgada ontem pela rede americana de televisão CNN e pelo instituto ORC. De acordo com os novos dados, a descriminalização da droga obteve o apoio de 55% dos americanos entrevistados – nível mais alto desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1987.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de janeiro, dias depois de passar a vigorar a legalização da cannabis para fins recreativos no Estado do Colorado. Entre as 1.010 pessoas ouvidas no levantamento, 44% se opõem à descriminalização. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Há 27 anos, apenas 16% dos americanos eram favoráveis à maconha, percentual que subiu para 26% nove anos depois, 34% em 2002 e 43% em 2012. O maior apoio está entre os entrevistados com idades entre 18 e 34 anos (66%), seguidos pelos entre 34 e 49 anos (64%).

O respaldo também é maior em regiões tradicionalmente mais liberais, como o nordeste e o oeste americanos (com 60% e 58% respectivamente), e entre os que se declararam eleitores de candidatos democratas ou independentes.

Outro dado que reflete a mudança de tendência pós-1987 foi o percentual de pessoas que consideram fumar maconha moralmente errado, que se reduziu à metade: era de 70% e caiu para 35%. Os Estados do Colorado e de Washington aprovaram a descriminalização no final de 2012; no segundo, ela deve vigorar em março ou abril.


7 comentários

  1. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 – 12:15 hs

    -O conceito de moralidade e de certo e errado está se tornando obsoleto e em certos casos desnecessários.
    -Chagaremos em um momento como civilização em que tudo será permitido e será o fim dos tempos, como sociedade e como civilização…neste momento ocorrerão grandes castástrofes naturais, guerras, fome e sede. Muitos morrerão…mas Deus assim o quer, para limpar a humanidade e começar uma nova era em nosso planeta…sobreviverão apenas as pessoas que possam contribuir para um futuro melhor, viciados, drogados, prostitutas, criminosos, corruptos, bandidos, assassinos, traficantes, pedófilos morrerão nestes episódios…

  2. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 – 12:31 hs

    Eh, eh, eh fumacê, ah, ah, ah, fumaçá… Os EUA vão virar o país dos maconheiros… quem mandou votar no Obama…

  3. salete cesconento de arruda
    quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 – 13:04 hs

    Vamos ver quanto tempo uma SOCIEDADE CAPITALISTA vai se sustentar com o POVO tranquilo, sem a pressa e a violência do alcool na cabeça.
    Sabe como a cocaína e outras drogas pesadas foram parar naquele festival?
    Isso mesmo!
    Não dava para deixar os JOVENS NO PAZ E AMOR do movimento!
    Quem seria ESCRAVO da máquina de moer carne da cultura americana se tinha PAZ E AMOR na MARESIA?
    Pois é.
    Nesse ponto FHC é…
    Xá prá lá!
    Fumou e não tragou….hehehehe!
    E tem bobo que acredita…

  4. antonio carlos
    quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 – 22:09 hs

    Não demora nem um pouco e aqui em Pindorama também vamos enveredar por este caminho sem volta. Até agora não sabemos como combater as epidemias de crack e cocaína. Não seria mais fácil e barato se pusemos todos os presos na rua? Ou se legalizássemos a corrupção, porque a impunidade já é aceita na boa pela sociedade. Daqui a pouco já não vamos mais saber distinguir o certo do errado. Tudo em nome da paz e do amor.

  5. antonio carlos
    quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 – 22:10 hs

    Não demora nem um pouco e aqui em Pindorama também vamos enveredar por este caminho sem volta. Até agora não sabemos como combater as epidemias de crack e cocaína. Não seria mais fácil e barato se pusessemos todos os presos na rua? Ou se legalizássemos a corrupção, porque a impunidade já é aceita na boa pela sociedade. Daqui a pouco já não vamos mais saber distinguir o certo do errado. Tudo em nome da paz e do amor.

  6. SEBASTIÃO
    quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 – 10:21 hs

    Concordo com a opinião do Questionador,ele tem razão.lamentavelmente as coisas estão acontecendo,e isto me causa medo,vejam a nova onda dos EUA,onde o cidadão é agredido do nada,andando na calçada,as drogas foram liberadas na Holanda e vejam a miséria e degradação humana.Ufa,não é facil…

  7. Exu Xá Oreta
    quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 – 16:49 hs

    Todo esse alarde nos comentários acima porque o povo quer queimar uma macoinha? Menos, bem menos… parar de encher a cara nos finais de semana, feriados e festas de final de ano, causando um monte de confusões e até mortes ninguém quer, né? País do falso moralismo e da hipocrisia generalizada mesmo. Bando de otário que paga de santo, mas que fura fila, fica com troco a maior e por aí vai…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*