Richa amplia vantagem sobre Gleisi e Requião | Fábio Campana

Richa amplia vantagem sobre Gleisi e Requião

Beto Richa tem liderança absoluta na disputa do Palácio Iguaçu e pode ser eleito em 1º turno

Em nova pesquisa divulgada ontem pelo jornal “Gazeta do Povo”, o governador Beto Richa (PSDB) ampliou sua vantagem em relação aos seus principais oponentes na disputa das eleições de 2014. Richa lidera todos os cenários pesquisados pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Com Roberto Requião (PMDB) na disputa, Richa tem 42%, seguido de Gleisi Hoffmann (PT), com 23%; Requião com 19%; Silvio Barros (PHS), com 4%; Joel Malucelli (PSD) e Rosane Ferreira (PV) – ambos com 1%. Com Orlando Pessuti (PMDB), Richa amplia a liderança com 46%, seguido de Gleisi (27%), Pessuti (7%), Silvio Barros (5%), Joel Malucelli e Rosane Ferreira – ambos com 1%.

O grupo de indecisos e que não escolheu nenhum dos candidatos listados oscila entre 5% e 7%, dependendo do cenário. O Paraná Pesquisas entrevistou 1.665 eleitores, entre os dias 12 e 16 de dezembro, em 75 cidades. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Reeleição – Em outra pesquisa, esta do Ibope, também divulgada nos últimos dias, Richa é aprovado por 61% da população e 66% dos eleitores afirmaram voto na sua reeleição.

Richa também é o único dos candidatos que ampliou sua vantagem nas sondagens da Paraná Pesquisas. Entre o cenário pesquisado em agosto, Richa subiu quatro pontos – de 39% para 43%, Gleisi ficou com os mesmos 24% e Requião caiu um ponto – 21% para 20%. Na leitura da Gazeta do Povo, sem Requião na disputa, Richa estará reeleito no 1º turno.

Outros analistas e blogueiros que avaliaram pesquisa ontem, se a tendência se confirmar, Richa será reeleito no dia 5 de outubro de 2014. A avaliação é corroborada pelo cientista político Luiz Domingos Costa que adiantou ao jornal as “chances factíveis” de Richa ser reeleito no 1º turno.

Vantagem – Mesmo com 2º turno, Richa também ampliou sua diferença para sua principalmente oponente, a petista Gleisi Hoffmann. Neste cenário pesquisado, Richa subiu de 52% para 54% e Gleisi caiu de 34% para 32%. Com Requião no 2º turno, a vantagem de Richa é maior. O tucano tem 57% e o peemedebista, 28%.

Na pesquisa espontânea (quando não se apresenta nenhum disco ao entrevistado), o governador tucano também lidera. Richa tem 15%, seguido de Requião, com 5%; e de Gleisi com 3%. Requião tem maior rejeição (28%), seguido de Richa (14%), Gleisi (11%), Pessuti e Silvio Barros – ambos com 10%; Joel Malucelli, com 8% e Rosane Ferreira com 7%.

Os bons números de Richa refletem o desempenho do seu governo, lembra o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, que avaliou a pesquisa realizada pelo instituto entre os dias 10 e 14 de dezembro. “Entre ótimo e bom, o desempenho pessoal do governador é de 56% e para 57%, nos mesmos conceitos, ele vai continuar fazendo um bom governo nos próximos 12 meses”, disse Gastaldi.

No mesmo com 2º turno, Richa amplia vantagem em relação à sua principal oponente

Com Aécio ou Marina, Dilma disputa 2º turno

O Paraná Pesquisas também mediu a disputa presidencial no Estado. O senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) podem disputar o 2º turno com a presidente Dilma Rousseff (PT). No cenário com Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 40%, Aécio 25% e Campos 15%. Já com Marina e sem Campos, Dilma tem 36%, Marina 25% e Aecio, 22%.

Os outros três cenários listam o nome do ex-governador José Serra (PSDB) que já anunciou que não disputará a presidência. Na disputa presidencial, a pesquisa revela o crescimento considerável de Aécio Neves em relação a Marina Silva e a própria Dilma – que lidera a espontânea, seguida de Lula (PT) e Aécio – ambos com 4%ç Serra (3%), Marina (2%), Eduardo Campos e Joaquim Barbosa, com 1%.

Alvaro libera com folga para Senado

O senador Alvaro Dias (PSDB) lidera com a folga e deve ser reeleito para mais oito anos em 2014. Nos cenários em que seu nome é colocado, conforme consulta da Paraná Pesquisas, Alvaro é o favorito. Com André Vargas (PT) na disputa, Alvaro tem 46%, seguido do irmão Osmar Dias (PDT), com 33%; Vargas com 4%, Eduardo Sciarra (PSD), com 3% e Sérgio Souza (PMDB), com 2%.

Com Orlando Pessuti (PMDB) na disputa, Alvaro tem 45%, Osmar 31%, Pessuti 4%, Vargas 4% e Sciarra, 3%. Sem o irmão na disputa, Alvaro tem 64% e é seguido de Pessuti (10%), Vargas (6%) e Sciarra (4%).

Osmar Dias só tem vantagem quando Alvaro Dias não está lista. Nesse cenário, o pedetista lidera com 62%, seguido de Pessuti (12%), e de Vargas e Sciarra – com 5%.


16 comentários

  1. domingo, 22 de dezembro de 2013 – 17:03 hs

    Existe no ar,um receio de governo Petista.richa,nao esta sendo o governo ideal,mas se levarmos em conta,em governos petistas de outros estados, o federal, além disto os péssimos. Governos de REQUIAO ???,só nos resta votar em RICHA,o mais confiável!!!!

  2. antonio carlos
    domingo, 22 de dezembro de 2013 – 22:00 hs

    O pessoal daquele jornal lá da praça Carlos Gomes não vê a hora do ano acabar. E o instituto de pesquisa por eles contratado corre sério risco de perder o contrato. As coisas não saíram como o pessoal do jornal imaginava. Mas o ano acabou e outro já vem aí, será que será mais generosos para nós, sonha aquele pessoalzinho da praça Carlos Gomes. E se a realidade não mudar? Aí estamos ferrados, mais pelos 5 anos sem mamar nas verbas de publicidade do Estado. O negócio é se empenhar em emplacar a nossa candidata, se não estamos ferrados.

  3. Neuza da fronteira
    domingo, 22 de dezembro de 2013 – 23:27 hs

    Mais não comessou a campanha ainda o Governador tem que fazer uma limpa de maus elemento Lobo vestido de carneiro que ainda esta~o do lado dele

  4. Gilmar
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 7:32 hs

    Isso me lembra tanto do Ducci…

  5. zangado
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 9:04 hs

    Perguntar não ofende – quem é o grande Papai Noel das empresas de pesquisa ?

  6. segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 9:52 hs

    Beto na cabeça, não dar chance a a roubalheira.

  7. Deja
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 10:03 hs

    Cruz Credo, Deus que livre os Paranaenses desta desgraça!

  8. PAULO
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 11:23 hs

    Com certeza, Beto tem sérios problemas a curto e a longo prazo. O fogo amigo que Beto está recebendo é tipo microondas, ou seja, quando ele sentir dores as queimaduras estarão muito profundas e será tarde demais. Complementando o que disse a “Neuza da fronteira” no comentário acima, os Lobos vestidos de carneiro, cuidaram somente de interesses individuais e das próprias campanhas… E esses números não estão bons para o Beto…

  9. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 11:29 hs

    O triste fim de policarpo quaresma antes do carnaval.

  10. Raul Maleatto
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 12:50 hs

    Vai dar Beto no 1° turno…com Requião, com Gleisi ou com quem for, o Beto é a melhor opção.

  11. Binho
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 15:56 hs

    Ainda faltam 10 meses pra eleição, se eu fosse o Beto começaria realmente a Governar, ainda mais se entra o Requião na disputa, ele e favorito mas vai ser uma eleicao muito dificil, igual a de 2012 em CTBA……….

  12. euzebio
    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 – 19:04 hs

    QUE BOM REQUIÃO, GOVERNADOR O POVO HUMILDE E NAS NECESSITADO. TEM ESCOLA, TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELETRICA E AGUA. TEM MAIS SAUDE, TEM MAIS SEGURANÇA. O REQUIÃO É HOME DO POVO. ELE GOSTA DO POVO. OS SERVIDORES PUBLICOS SÃO RECONHECIDOS. AGRICULTURA TEM PROGRAMAS DE INCENTIVO A PRODUÇÃO DO AGRO NEGOCIO.
    VAMOS LA TODOS NO 15 = QUINZE É REQUIÃÃÃO.

  13. peres
    terça-feira, 24 de dezembro de 2013 – 11:56 hs

    ComeSSou…
    isto dá uma idéia dos eleitores do nosso desgovernador…

  14. CENTRO DO PARANA
    terça-feira, 24 de dezembro de 2013 – 14:38 hs

    A Gleise vai ganhar fabio o Beto passa pelos municipios deixando de lado os amigos que votaram nele e puxa o saco dos prefeitos que vao apoiar a Gleise.escreva

  15. VERDADE
    terça-feira, 24 de dezembro de 2013 – 14:49 hs

    Some direito que o cálculo está errado!

  16. zezinho
    terça-feira, 24 de dezembro de 2013 – 15:19 hs

    Isso está me cheirando a campanha do Ducci,O cara com a faca eo queijo na mão tem 58% contra…Vai ficar fora do segundo turno…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*