Da Folha de S.Paulo:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou com um aperto de mãos o ditador de Cuba, Raúl Castro, após seu discurso durante a cerimônia religiosa em memória ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.
O evento acontece em Johannesburgo. Longe dos olhos inclusive da imprensa americana, Obama e Raúl trocaram sorrisos e algumas palavras, ao se cumprimentarem.
O gesto marca uma trégua na longa crise diplomática entre os dois países, que não mantêm relações desde 1962. Desde então, os mandatários americanos e cubanos só se encontram na Assembleia-Geral da ONU e normalmente não se cumprimentam.
Após cumprimentar Raúl Castro, Obama dá um beijo na presidente Dilma Rousseff
Em 1999, no entanto, o então presidente Bill Clinton trocou um aperto de mão com o ditador Fidel Castro, irmão de Raúl, mas a imagem não foi registrada. Na época, os dois países passavam pela crise provocada pela disputa entre os pais do menino cubano Elián González.
Depois do aperto de mãos, Obama ainda cumprimentou com um beijo no rosto a presidente Dilma Rousseff, que estava ao lado.
O cumprimento à brasileira ocorreu apesar das diferenças entre os dois devido à espionagem feita por Washington ao governo brasileiro e à Petrobras. Devido a isso, Dilma cancelou em setembro a visita de Estado que faria a Washington, a única deste tipo agendada para este ano.
6 comentários
Isso vai custar os votos cubanos nos EUA na eleição do midterm. Obama se curvou – literalmente – ao assassino cubano. Quem muito se abaixa, aparece o ….
O “BRAHMA”CUIDADO COM A CARTEIRA.
Vamos direto ao homenageado: Este homem teve ousadia de sonhar, e a capacidade de concretização de seus objetivos, ânsia em fazer o bem e amor incondicional ao próximo. Ele foi e sempre será fonte de inspiração para a humanidade. Seu “SONHO NÃO TEM FIM”, e nosso maior desafios é passarmos esses ensinamentos adiante.Nelson Mandela Guerreiro do AMOR, PAZ e JUSTIÇA.Salve Mandela.
É bom não esquecer que o Tão sanguinário como o Raul… ainda esta vivo e manda no País… e que o povo continua brigando por porções de arroz e outras comidas… não sei nem porque esse sanguinário foi convidado.
O cumprimento não se passou de um gesto de civilidade.
Qualquer pessoa educada cumprimenta as pessoas ao qual são apresentadas ou que se encontrem no mesmo recinto.
Não tem dada a haver com os embargos americanos a Cuba.
Jobalo … (Robalo) rsrsrs, para se entendimento se me permita. O Povo cubano apoia a revolução …. Assim como vc e sua corja apoiou e apoia outros tantos sanguinários brasileiros que comandaram esse pais em um período tão violento, e totalitário qto o sr Raul. Afinal de contas vc é daqueles que acha normal os embargos USA, conta Cuba. E não faz nenhuma reflexão em relação aos USA X CHINA … como dizia um velho ditado. Quem tem … tem medo!