No último dia 29, o deputado Ney Leprevost tomou posse como membro efetivo da Academia de Letras José de Alencar. A solenidade aconteceu na sede da Academia que fica na Avenida Professor Fernando Moreira nº 370.
A indicação de Leprevost foi feita pela acadêmica Anita Zippin. “Embora o Ney não tenha obra literária publicada, fizemos uma análise dos pronunciamentos dentro e fora da Assembléia e constatamos uma capacidade intelectual muito elevada e um grande apreço pela cultura”, conta Anita.
“Estamos certos de que o deputado Ney Leprevost irá engrandecer a cultura do Paraná com sua presença na Academia de Letras. Ele ama os livros e incentiva as crianças a adquirirem o hábito de leitura”, afirmou o presidente da entidade, Ariosvaldo Trancoso Cruz.
Também foram empossados como membros efetivos: Cibele Freitas de Rezende, Dálio Zippin Filho, Dione Mara Souto da Rosa, Hamilton Bonat, Lilian Deise Guinski e Luislinda Dias de Valois Santos. E ainda tomaram posse como membros correspondentes: José Geraldo da Fonseca e Walderez Escobar.
10 comentários
Parabens Ney!!
Parabéns ao nosso jovem deputado Ney Leprevost . Culto, inteligente e muito competente .
Que orgulho desse deputado!
Eu também quero !!!
O Ney é um político com todas as qualidades, mas, a Academia banaliza. Se o Ney não tem nenhuma obra publicada, como pode virar membro?
Suponho que Anita Zippin seja admiradora de Eça de Queiroz (o que melhoraria sua reputação como acadêmica), e viu nos discursos vazios do Ney Leprevost alguma semelhança com os do Conselheiro Acácio. E à semelhança do Conselheiro que foi nomeado por carta régia, o novo talento literário paranaense deverá ser empossado mesmo que a sua revelia.
Ou será que Anita viu nele a figura do Pacheco, cujos grandes talentos, embora conhecidos, jamais foram demonstrados.
Parabéns Ney Leprevost, guerreiro da cultura do Paraná !!!
O Ney Leprevost escreve melhor do que muitos profissionais formados em letras ou jornalismo . Basta ouvir seus discursos altamente intelectualizados para saber disto . A não ser que ele fale de improviso . Mas aí é ainda mais merecedor desta honraria . Pois isto é escrever mensalmente !!!
O Ney Leprevost escreve melhor do que muitos profissionais formados em letras ou jornalismo . Basta ouvir seus discursos altamente intelectualizados para saber disto . A não ser que ele fale de improviso . Mas aí é ainda mais merecedor desta honraria . Pois isto é escrever mentalmente !!!
Agradeço as opiniões pró e contra o ingresso de Ney Leprevost, mas para ingressar na Academia de Letras José de Alencar, entidade cultural fundada por Vasco José Taborda há 75 anos, precisa ter algum dom literário, musical ou artístico. e muito mais, ser avaliada a conduta do ingressante, quanto ao seu comportamento em relação á Cultura Paranista.
e dos deputados que ingressam aquele colegiado, atualmente quem mais se afiniza com o pensamento dos escritores e artista paranistas, é sem dúvida o grande orador e escritor Ney Leprevost, que está deputado, mas é um cidadão acima de qualquer suspeita.
Sem Eça,,,, prezado Aguirre!!!!
não preciso de Eça de Queiroz para ter reconhecidas minhas 3000 crônicas nos jornais do Paraná, do Brasil e, mesmo que você não goste, no mundo.
agradeço sua opinião.
Fico com frase de minha casa paterna, rodeada de llivros, árvores e bons ensinamentos , lá no Seminário:
“TRaga-me sempre dificuldades. as boas notícias me enfraquecem”.
Dálio Zippin.
saudações paranistas
Anita Zippin