Na Veja, revelações bombásticas de Romeu Tuma Jr | Fábio Campana

Na Veja, revelações bombásticas de Romeu Tuma Jr


Do Ricardo Setti

Vai ser uma correria, um turbilhão de desmentidos indignados, um grande auê quando, nas próximas horas, começar a circular a edição de VEJA contendo uma longa entrevista do delegado Romeu Tuma Junior, ex-secretário Nacional de Justiça, na qual, entre outras coisas, ele conta que uma figura política de dimensões nacionais era informante do pai, Romeu Tuma, quando chefe do DOPS — a polícia política de São Paulo durante a ditadura.

Delegado concursado da Polícia Civil de São Paulo, Tuma Junior foi demitido a Secretaria Nacional de Justiça em junho de 2010, último ano do governo Lula, pelo então ministro Luiz Paulo Barreto. “Tuminha”, como é conhecido, teve conversas telefônicas gravadas com Li Kwok Kwen, comerciante acusado de ser contrabandista e suposto integrante da máfia chinesa em São Paulo.

Até agora, nada se comprovou de irregular na conduta do delegado, que, pretendendo limpar o nome, decidiu escrever um livro, Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado.

Além da revelação-bomba referida no início deste texto, Tuma conta outras passagens nada dignificantes ocorridas no seio do poder. Como, por exemplo, quando recebeu do Planalto um suposto dossiê e a incumbência, que tiveram como pombo-correio o atual secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de dar um jeito para “fulminar” um governador da oposição.

Ele narra também um episódio em foi chamado ao Congresso para reunir-se com um deputado e um senador do PT — este, hoje, é ministro de Dilma — para, supostamente, tratar de projetos de interesse do governo Lula. Na verdade, o encontro se destinava a entregar ao delegado um pendrive que conteria um dossiê (mais um) contra um eminente senador da oposição. “A exigência era que eu plantasse uma investigação em cima dele”, revela Tuma.

O que Tuma Junior diz saber sobre circunstâncias envolvendo o assassinato do prefeito Celso Daniel também dará o que falar…

Como se vê, vale a pena esperar mais algumas horas para ler a entrevista do delegado.


20 comentários

  1. Pedro Rocha
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 13:01 hs

    A essas horas, a petezada ordinária e bandida, já está demonizando o Del. Tuminha; já colocou sua tropa de choque, formada pelos viralatas pagos com dinheiro público infestando todos os blogs do mundo, contestando tudo, a qualquer preço, e no final, vai ficar tudo como está.

  2. Pé Vermelho (original)
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 13:23 hs

    Será?
    Um todos sabemos, trata-se dakele agora ex-deputado, hoje com prisão domiciliar (doentinho, coitado) que dizem as más e boas linguas, pra livrar o couro, entregou metade da Guerrilha do Araguaia (metade pq a outra metade o exercito já tinha ou preso, ou executado),
    Mas será que além deste, tem outro informante do dops, outro alcagueta? Bom, sabendo da origem petista (batina dos padres), não é de se estranhar esta informação do Tuminha

  3. Luis Carlos Prestes
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 15:09 hs

    Novidade

  4. Da Rua
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 17:48 hs

    Pode começar a chorar PETRALHADA, a verdade tarda mas não falha e pode comprar os fraldões que ele estará no Roda Viva, segunda feira
    Tudo que Tuma fala na entrevista , os mais informados já sabiam mas não com tanta profundidade , conhecimento de causa e provas palpavéis, como ele alega e desafia a gangue dos Dossiês

  5. jr
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 21:08 hs

    Isso é magoa por ter sido defenestrado do governo. Falar não basta, tem que apresentar provas, ou sera mais um que quer somente a midia.

  6. Analista
    sábado, 7 de dezembro de 2013 – 23:16 hs

    A Central de Dossies do Lulismo parece que vai ser conhecida e claro que a Chefia vem diretamente do tronco do poder, quer dizer do CARVALHO.
    Afinal aqueles funcionários comissionados do Carvalho não foram os primeiros a promoverem arruaça queimando pneus nas vias de acesso ao estádio Mane Garrincha em Brasilia quando a população vaiava dentro do campo a Dilminha?
    Depois aparecerem “os mascarados para promoverem quebra-quebra, saques e depredações para desmoralizar as mobilizações populares.
    Vamos conhecer em fim a face oculta do lulismo, facista por excelência para se manter no poder a custa de dossies falsos contra a oposição.

  7. Christiano Fernandes
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 0:43 hs

    Vou assistir o Roda Viva, só pra ver se ele vai falar da Operação das Forças Armadas que num certo dia, cercou um avião na pista do aeroporto de Brasília recheado com contrabando de armas proveniente do Paraguai…O Impasse durou quase 12 horas para ser resolvido…Na época disseram que eram as armas novas que uma instituição muito séria tinha “comprado” através de uma “licitação”, que apesar do governo federal ser do PSDB, incrivelmente tinha sido feita de forma fraudulenta…Afinal, armas importadas ilegalmente não deveriam servir para ganhar concorrências no Brasil, porque tínhamos a Imbel que fabricava armas com aço brasileiro e mais baratas…( http://www.imbel.gov.br/ );

    Também para ver se ele vai falar sobre um certo senador brasileiro, segundo diziam, entre fiscais da RF na fronteira, muito chegado dele, que vinha nos donos de lojas de “Puerto Stroessner”, buscar grana ilícita para pagar a campanha política dele, a troco de não mexer com certos contrabandistas da fronteira…

  8. Parreiras Rodrigues
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 9:27 hs

    jr – Ninguém apresentou provas de que Covas, Serra e Alckmin estão envolvidos com o trensalão. As investigações ainda estão em andamento. E o petê já se apressou em condená-los, quando na verdade, o que se publica até agora é que as safadagens aconteceram DURANTE aqueles governos. Como no caso do helicóptero preso transportado cocaina. Já estenderam o fato ao senador Aécio Neves. Sejamos mais comedidos e aguardemos o final dos filmes. Cês em mania de sair do cinema antes do The End.

  9. luiz
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 12:43 hs

    O que que pai dele fazia mesmo?
    Quem é esse cara?

  10. Helena
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 12:54 hs

    Estou em dúvidas em adquirir esse livros, porque sei que a minha decepção será ainda maior, e será que suportarei detalhes minuciosos da sordidez da máfia PTista??? Preciso ir a um cardiologista!

  11. Marvado
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 13:13 hs

    Por que só agora? Enquanto estava deitado em berço esplêndido ficou quietinho.

  12. Gardel
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 13:19 hs

    A revista veja mostra a verdadeira face do PT, que o Lula era informante da ditadura eu já sabia, todas informações creditada ao nome barbudo, se referia a ele. Hoje, qualquer um que se opõe ao PT, paga caro. Suas ações nunca são pautadas na justiça, honradez e na honestidade. Permanecer no poder passou a ser mais importante que a população. O grande problema das oposições, é o medo de ousar, parece não ter consciência dos estragos que o governo ptralha vem provocando na vida do povo. O PT vem destruindo o equilíbrio e a independência das instituições, no antro lodoso em que habita, o que prospera é a imoralidade sem precedente.

  13. Luciano
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 13:47 hs

    Tudo isso pra tirar o foco da mídia em cima dos problemas do Metro de SP, veja como sempre trabalhando a favor dos Tucanos.

    Se o cara falou tudo isso agora tem que provar porque falar dos outros sem prova qualquer um faz…

  14. alberto ramos
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 19:15 hs

    Honra o nome do teu Dr Romeu Tuma..Nao de moleza pra estes petralhas

  15. edilson hugo ranciaro
    domingo, 8 de dezembro de 2013 – 23:01 hs

    Mais um episódio bambástico.

    O informante será o LULA!!!!!

    O Genuíno, um dos únicos sobreviventes do Araguaia, disse

    que não era ele que denunciava o local em que os companheiros na selva.

    Será que tem algum militar aposentado da época, para falar sobre o Genuíno, no caso Araguaia!

    ESTÃO DESMISTIFICANDO OS MITOS DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA….QUERIAM SER O CHE….
    .

  16. jr
    segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 – 0:27 hs

    Parreiras. não sou Ptista, o que disse é que tem magoa por trás disso, e quer aparecer na midia, não tem ninguém santo nem do PT e nem do PSDB. Estou votando nulo, não acredito em políticos, votar pra que ?

  17. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 – 13:10 hs

    Faz todo sentido e, certamente, um dia, ele revelará documentos, para fazer borrar os lulopetistas. O lulopetismo é uma das maiores empulhações da “iztória dezte paiz”.

  18. segio silvestre
    segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 – 18:03 hs

    200 MILHÕES DE BRASILEIROS E SÓ O GARDEL SABIA.
    OLHA O NOME DO HOMEM, tuminha

  19. Jean Carlo
    quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 – 18:17 hs

    Gente! Estou de saco cheio dos comentários em todas as reportagens falando em política! Em primeiro lugar, nenhum deles são honestos. Segundo, como pode existir pessoas que defendem esse governo podre, estúpido e mentiroso? Calma! Serve para todos! Mas, não admito pessoas que defenderem a podridão atual. É inaceitável! Então, quer dizer que aceita roubalheira? Não. Nem agora, nem antes e nunca. Como podemos defender um cara de pau que mente na cara dura? Vejam bem…estou falando do momento. Um cara de pau que sempre criticou que os impostos eram altíssimos e bate récordes de arrecadação em impostos. Um cara que se vangloria e quer mostrar que não precisamos estudar para ser algo na vida. Para mim acaba aqui. Para um bom entendedor basta. Escreveria páginas e páginas sobre isso. Mas, como a cultura do Brasil é inculta não irão ler. É isso.

  20. josé arnóbio melo
    quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 – 18:39 hs

    Lì o livro! Excelente! Sem nem uma surpresa.IMPORTANTE porque
    dá detalhes de encontros,onde,com quem, quando,nº de processos, depoimentos com a presença de terceiros,etc,etc.
    Eu só conhecí o Tumão pela imprensa e gostava dele,imagino você..
    Você tem um grave defeito,que é um dia ter acreditado nos petralhas
    Nas pag 287/289 Ajente da PF Edilsom de Oliveira foi condenado por 4anos e 6 meses injustamente,,fato da carta que lhe enviou, contribuindo com seu trabalho Com as informações que vc detinha, porque não evitou tremenda injustiça?
    com tantos documentos e testemunhas onde estão os processos que vc está.movendo contra PF,PETRALHAS,”O BARBA”,ETC ?.Se vc me dá uma resposta convicente,vou andar com ela no bolço.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*