Os viajantes que sacarem moeda estrangeira ou usarem cartões de débito no exterior pagarão mais imposto. O governo publicará ainda hoje (27), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, decreto que aumenta de 0,38% para 6,38% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nessas operações.
O imposto também subirá para as compras de cheque de viagem (traveller checks) e para o carregamento de cartões pré-pagos realizados fora do país. Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a medida pretende igualar a tributação dessas transações à das compras no cartão de crédito internacional, que pagam alíquota maior (6,38%) desde março de 2011.
Com a medida, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação, destacou a Fazenda. De acordo com a Fazenda, o governo vai arrecadar R$ 552 milhões a mais por ano com a elevação do IOF.
O ministério esclarece que a elevação só afeta transações fora do país. As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro, destacou o ministério, continuarão a pagar 0,38% de IOF.
4 comentários
Agora vai…pro BURACO!!!
Este é mais um caso de assalto do governo contra a população.
Nada justifica mais de 1500 % de aumento. Deixe o povão viajar.
Se o governo brasileiro não consegue competir em termo de turismo
interno é porque os impostos encarecem absurdamente toda viagem
dentro do Brasil…
GOVERNO DE SALAFRÁRIOS … O POVO NÃO PODE NEM VIAJAR AO EXTERIOR MAIS … TEM QUE ROUBAR DE QUALQUER JEITO PRA SUSTENTAR ESTE BANDO DE SANGUESSUGAS …
Governo do PT é sinônimo de assalto à mão armada. Na maior cara
de pau do planeta o governo aumenta 1500 % logo no final de ano.
O brasileiro está “fudido” mesmo. O que mais temos que perder com
este governo maldito ?? Nada mais porque até as minhas cuecas le-
varam embora…