Frei Betto diz que o PT trocou de projeto | Fábio Campana

Frei Betto diz que o PT trocou de projeto

do Instituto Humanitas Unisinos, publicado em Zero Hora

“Os governos Lula e Dilma são os melhores da nossa história republicana, mas eu esperava muito mais. Lula teria condições, no primeiro ano de governo, com todo o apoio popular que recebeu, de ter feito uma reforma agrária”.

“É uma demanda histórica, até hoje não cumprida. Estamos com 10 anos de governos do PT, com todos os avanços que teve, com a inclusão econômica de milhões de brasileiros miseráveis e pobres, mas não tivemos nenhuma reforma de estrutura”, afirma Frei Betto, em entrevista publicada no jornal Zero Hora, 24-11-2013.

Ele especifica: “Nem a (reforma) agrária, nem a tributária, nem a política, nem a previdenciária, nem a de educação, nem a da saúde” e, apesar dos avanços, não houve a redução da desigualdade social”.

“Segundo o Ipea, dado de outubro de 2013, a desigualdade no Brasil entre os mais ricos e os mais pobres é de 175 vezes, e isso é escandaloso”, constata.

Segundo ele, “o PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder. Permanecer no poder passou a ser mais importante do que criar uma alternativa civilizatória para a nação Brasil”.

Lula 2018

Analisando a conjuntural eleitoral de 2014, Frei Betto diz estar convencido “de que, se a Dilma não apresentar bons índices de possibilidade de vitória eleitoral em 2014, Lula voltará. E, se ela for eleita, também estou convencido de que ele volta a ser candidato em 2018”.

Despolitização da sociedade brasileira

Para o frei dominicano, “paradoxalmente, os 10 anos de governo do PT foram 10 anos de despolitização da sociedade brasileira.

Então, os jovens, agora, querem ter esse protagonismo político, estão ocupando as ruas, querem participar.

Acreditou-se que a política era um privilégio do andar de cima, que as coisas se resolveriam entre os partidos, numa total indiferença para com o povo, com os jovens”.

Altruísmo

Narrando aspectos da sua trajetória de vida, Frei Betto afirma: “Sou de uma geração que tinha 20 anos nos anos 60 e os nossos ídolos eram pessoas altruístas: Jesus, Francisco de Assis, Che, Gandhi, Luther King. E quem são hoje os ídolos da garotada? Sebastian Vettel, Lady Gaga…”

Buraco no coração

E continua:

“São os valores do capitalismo neoliberal. E aí? Você vai querer que o adolescente se levante no ônibus para mulher idosa? “

“Ele fica com o fone no ouvido e faz de conta que ela é invisível, ele nem a enxerga. Enquanto escola, Igreja e família querem formar cidadãos, a grande mídia e a publicidade querem formar consumistas”.

“O sistema quer formar consumistas. Daí porque muitos jovens hoje estão fixados em quatro “valores”: poder, dinheiro, beleza e fama”.

“Quanto maior a ambição, maior o buraco no coração. E quanto maior o buraco no coração, maior o número de farmácias em cada esquina, para tentar cobrir a frustração”.

“Estamos indo para a barbárie, se continuar predominando como paradigma dessa pós-modernidade incipiente que estamos entrando, o mercado, a mercantilização de todas as dimensões da vida”.

Teologia da Libertação

Ao refletir sobre a realidade da Igreja no Brasil, o religioso dominicano, constata que “quando a Teologia da Libertação e as comunidades eclesiais de base eram valorizadas pela Igreja no Brasil, os nossos templos estavam cheios”.

Depois que começaram a ser discriminadas e reprimidas, dando lugar ao espiritualismo do “aleluia, aleluia”, os nossos templos começaram a esvaziar”.

“Então, é caso de perguntar: quem tem culpa? Quem está esvaziando a Igreja? A Teologia da Libertação ou essa Igreja espiritualista que fica de frente para Deus e de costas para os pobres?”


12 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 13:27 hs

    Nada como a vida tranquila dos padrecos e ex-padrecos de passeata. Padrecos ricos, famosos, membros de uma das famílias mais abastadas da Américas, dona de uma das mais portentosas instituições financeiras do capitalismo explorador mundial, com assento em conselhos, etc. Ah, o doce socialismo e a teologia da libertação dos padres vermelhos de salão, moet&chandon e caviar.

  2. OCIMAR
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 14:28 hs

    O MELHOR GOVERNO? SÓ SE FOR PARA OS DA MESMA LAIA.

  3. Sergio R.
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15:04 hs

    Acho que não entendi. Os dois melhores porque não fizeram nada? E porque criaram o mensalão? E ainda despolitizaram o país? E ainda privatizaram tudo para tapar a incompetência? Ah tá. Agora entendi. Está comparando com Cuba e Venezuela.

  4. Marcos
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15:25 hs

    Sim é verdade, mas quase ninguém fala que não existe mais “segurança” no Brasil, e dentro de muito pouco tempo estaremos precisando usar coletes à prova de bala para ir ao supermercados!! Brasil está virando terra de “ninguém” !!

  5. Joao Marcio Nantes
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15:30 hs

    outro idiota que pensa que tudo que tem no Brasil foi feito pelo PT

  6. Joao Marcio Nantes
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 15:32 hs

    o Brasil, avança na agricultura graças a força do povoBrasileiro,

    se reforma agrária resolvesse é só ir fazer uma visita nas areas que foram repassadas para reforma agrária como está, maioria já abandonou e nao produz nada…

    poorque abandonaram, porque nunca foram agricultores..

  7. Pedro Rocha
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 17:06 hs

    Dentre todo esse arrazoado de mentiras e besteiras desse padreco vermelho, que,pelo que fez, também devia estar na cadeia, a pior de todas, é tentar colocar na mesma sacola, Jesus; Ghandi; Martin Luther King e Francisco de Assis, pessoas que só trabalharam para o bem da humanidade, e pasmem, TCHE GUEVARA.
    Se liga aí, o padreco comunista; che guevara, foi dez vezes pior que fidel. Fidel ao assumir Cuba, até que tinha boas intenções; sua relação com esse bandido assassino; esse argentino FDP, é que ligaram definitivamente Fidel a Moscou, e de lá, a irradiação do comunismo a partir de Cuba, para a América Latrina e África.
    Muito me admira, o tal Zero Hora abrir espaço prum safado desses.

  8. segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 18:34 hs

    Frei Beto e uma pessoa totalmente fora da realidade,habitou as
    Mordomias do Palácio,mas nao fez nada,ele escreve e órgãos de divulgação da iguala católica,no leio,pois tenho nojo dele,por ser um hipócrita,larga da política ou larga da batina seu malandro!!

  9. Aline
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 19:39 hs

    O que a ideologia não faz, não é???? São os piores governos e este Frei picareta vem diz esta barbaridade.

  10. jobalo
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 – 22:07 hs

    Para de falar besteira meu frei…. 10 anos de atraso e roubalheira…..

  11. Helena
    terça-feira, 3 de dezembro de 2013 – 9:56 hs

    Frei, o único projeto do pt é permanecer no poder, tal como Fidel, Hugo Chavez, Maduro etc. Os médicos cubanos estão a cada dia chegando mais , ou melhor cabos eleitorais para dar continuidade ao projeto petista.

  12. QUESTIONADOR
    terça-feira, 3 de dezembro de 2013 – 12:31 hs

    -Sério!!!!
    -Nossa ninguém tinha percebido isso…
    -Não poderia dormir hoje sem esta afirmação do Frei Betto…este cara é “sensacional”…alías em que planeta ele vive mesmo???

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*