EUA ganham bilhões na transação dos caças suecos | Fábio Campana

EUA ganham bilhões na transação dos caças suecos

Leandro Mazzini

Se a presidente Dilma quis dar troco no governo dos Estados Unidos ao escolher o caça sueco por causa da espionagem americana, os yankees não sentiram o toco – e até agradecem. Pilotos da FAB avisam que os americanos vão lucrar muito com a compra dos 36 caças Gripen – valor pode chegar a um terço do contrato.

É que a sueca SAAB monta o avião com turbinas F414G da General Eletric, além de aviônicos, equipamentos de navegação e artefatos bélicos comprados dos.. EUA. ‘Será que eles vão vender a bom preço preciosos componentes ?’, questiona um comandante.

O custo da hora-voo do Gripen será alto. A SAAB informa que ele voa em limites ‘confortáveis’. Mas a Suécia, onde é testado, tem 400 mil km², e o Brasil, 8 milhões.
O Caputo Bastos & Fruet é o escritório da SAAB Grippen no Brasil. O sócio Claudio Fruet é irmão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e está eufórico.
O lobista político no Brasil para a SAAB foi o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, ligado a Lula. No governo, todos sabem de quem foi a decisão final na escolha.
A impressão entre congressistas é a de que Lula despistou o mundo ao elogiar os caças franceses, enganou a Dassault, enquanto negociou o tempo todo com os suecos.


5 comentários

  1. edilson hugo ranciaro
    quarta-feira, 25 de dezembro de 2013 – 23:30 hs

    ESPERTOS…LIGAÇÕES PERIGOSAS…O INTERESSANTE É QUE EXISTE SEMPRE UM DA FAMÍLIA LIGADO A GRUPO POLÍTICO….

    BRASIL! MOSTRA A TUA CARA…..

  2. ESSE É O CARA
    quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 – 10:52 hs

    Realmente LULA é muito mais inteligente que toda essa “Zelite” junto. Um torneiro mecânico que veio em pau de arara do nordeste e consegue dar de 20 a zero nessa turma do PSDB-DEMO até quando o assunto é “esperteza miúda”. E os Tucanos enrolados com a Alston e os trens do Metro.

  3. justino bonifacio martins
    quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 – 11:52 hs

    É claro! A industria bélica mundial estás nas mãos dos EUA; só não sabem os ignorantes, os desinformados e os mal intencionados.

  4. antonio carlos
    quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 – 15:30 hs

    Pois é, deixamos de comprar um avião de caça americano legitimo, para comprar um caça sueco, existente só no papel, isto tudo por causa do maldito viés ideológico. E agora vamos ficar na mão de quem não quisemos comprar um avião pronto, acabado e provado. Estes ranços antiamericanos já deveriam ter acabado há muito anos atrás.

  5. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 – 13:13 hs

    -Enquanto o Brasil demorou para reequipar a Força Aérea, entre os caças dos USA, França e Suécia…a poderosa USAF está testanda cada vez mais drones(aviões controlados remotamente) e outras tecnologias de ponta…verdadeira vergonha nacional!!!
    -O Brasil não investe em ciência e tecnologia e desta forma torna-se refém de tecnologia estrangeira(e muita mais cara). Se desde a dácada de 50/60 investíssimos 10% do nosso PIB a cada ano em ciência e tecnologia, não precisaríamos comprar caças estrangeiros a preço exorbitante…mas isto nunca acontecerá aqui!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*