Burocracia atrasa novos empréstimos ao Paraná | Fábio Campana

Burocracia atrasa novos empréstimos ao Paraná

Matéria de hoje de Taiana Bubniak, na Gazeta do Povo, revela mais em episódio de descaso do governo federal com o Paraná. Com a pauta aberta na Comissão de Assuntos Econômicos e no Senado, a “burocracia” do governo atrasou o envio da mensagem para a liberação de dois empréstimos do BID para o governo do estado – no valor de R$ 19 milhões e R$ 131 milhões.

As mensagens de aprovação do empréstimo pela Secretaria do Tesouro Nacional deveriam ter sido publicadas em Diário Oficial e então aprovadas pela CAE do Senado na última segunda-feira, 23. Nesse mesmo dia, seria feita a última reunião do grupo e já havia acordo anterior para a liberação do financiamento.

No entanto, a publicação foi feita apenas ontem e a aprovação pela CAE fica para fevereiro, quando recomeçam as sessões. O recurso era esperado pelo governo do estado no fim de janeiro, mas com a data da publicação, o envio da verba pode atrasar até dois meses.

No site do senador Alvaro Dias (PSDB), há nota de repúdio ao governo federal, indicando que o atraso na publicação da mensagem seria fruto de perseguição política. “Houve, da parte do governo federal, desonestidade política e desrespeito ao povo paranaense. Quero lamentar que este governo adote pesos diferentes para estados que devem ser tratados igualmente. O Paraná não pode continuar sendo desprezado em razão de interesses políticos partidários”, lamenta o senador no texto.

Amauri Escudero, secretário de Representação do Paraná em Brasília, confirma que havia um acordo feito entre os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e André Vargas (PT) e o senador José Pimentel (PT-CE), do dia 18 de dezembro, para que as mensagens sobre os empréstimos fossem publicadas em Diário Oficial antes do recesso. “A mensagem foi publicada agora que a CAE não se reunirá mais. Ficamos chateados, porque teremos de aguardar a nova formação da comissão, em fevereiro, para aprovar o dinheiro”, reclama.


8 comentários

  1. A Sociedade Responde
    sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 – 20:59 hs

    Isso é pura politicagem, jogo de interesse político, desrespeito aos paranaenses. Um Estado com tantos ministros, que na verdade, estão mais interessados em seus próprios “esquemas” para manter-se no poder do que agilizar os interesses do Paraná..

    É preciso mostrar à sociedade paranaense e aos eleitores em geral como eles, do governo federal, dão a rasteira para beneficiar os seus pupilos petistas, já com vistas às eleições de 2014.

    O Paraná é um dos mais importantes estados brasileiros e, no entanto, tem que pedir penico ao governo federal sempre que necessário. A má vontade é escancarada. Está na hora de inverter esse quadro.

    Aliás, seria interessante também que o Paraná, no futuro, tivesse melhores representantes em cargos ministeriais. Pois, os que lá estão não representam a maioria dos paranaenses. Com certeza.

    Em tempo: Sr. Jornalista Fábio Campana, a propósito da matéria acima, seria interesse fazer uma enquete para saber se os ministros que lá estão, representam os paranaenses.
    .

  2. joao
    sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 – 21:25 hs

    Em véspera de campanha o Álvaro começa a se preocupar com o Paraná… O profissionalismo e a carreira política dos que vivem da vida publica, pena que o povo não enxerga.

  3. sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 – 22:03 hs

    Será q em um pais sério essa senhora teria todo esse índice de aprovação ? Tenho dúvida correto ?

  4. vander
    sábado, 28 de dezembro de 2013 – 8:02 hs

    este governo só vive de emprestimo, que vai esta conta

  5. LEANDRO LEGRAMANTI
    sábado, 28 de dezembro de 2013 – 11:30 hs

    Se o povo do Paraná tiver vergonha na cara e amor a nossa gente, jamais votará em gente da corja do PT.

  6. Antonio Nogueira
    sábado, 28 de dezembro de 2013 – 17:13 hs

    Num tô entendendo!! O governo federal ta´quebrado, e o Paraná é que precisa de empréstimo!?

  7. SERGIO SILVESTRE
    domingo, 29 de dezembro de 2013 – 0:58 hs

    QUAL É O TEU CANDIDATO PRÁ GENTE VOTAR NELE O LEANDRO.
    ESTAMOS ACEITANDO SUGESTÕES DE QUALQUER IMBECIL.

  8. Aline
    domingo, 29 de dezembro de 2013 – 14:17 hs

    O PT para o Sergio Silvestre é uma religião, é ´tão fanático que ele não consegue ter DISCERNIMENTO do mal que este partido faz ao país. Ele só consegue olhar o seu umbigo. Ele não olha o país…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*