'Pobre não é problema', diz Lula em Foz | Fábio Campana

‘Pobre não é problema’, diz Lula em Foz

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “quando se acredita, pobre não é problema para nenhum país ou governante”. A declaração foi feita no fim da manhã desta sexta-feira (1º) no discurso de encerramento do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O evento teve a participação de representantes de cerca de 60 países.

Segundo Lula, a guerra contra a miséria só se vence quando se passa a ouvir as pessoas. “Se o poder público, ao invés de ficar inventando a roda, tiver mais humildade e ouvir a sua população, os anseios locais, vai saber implementar ações verdadeiras de desenvolvimento econômico local”, reforçou ao destacar ainda a importância da igualdade de gênero, com oportunidades iguais para homens e mulheres.

Durante quase uma hora, Lula fez um resumo dos dez anos de governo petista no comando do país e evidenciou os resultados obtidos principalmente com os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e o de Alimentação Escolar (Pnae). O ex-presidente também chamou a atenção para a necessidade de regulamentação da Lei do Microempreendedor Individual nos mais de 3 mil municípios brasileiros que apenas a aprovaram.

Nos últimos dez anos, lembrou, foram investidos cerca de US$ 12 bilhões no combate à miséria no Brasil. “É muito pouco se a gente comparar ao que já foi empregado neste mesmo período, por exemplo, na guerra contra o Iraque, mais de US$ 3 trilhões”, disse Lula. “Em dezembro de 2002, quando o presidente Bush tentou me convencer da importância desta guerra, respondi que o Iraque ficava a 14 mil Km daqui e que não conhecia o Saddam Hussein e que ele não tinha feito nada contra mim. A minha guerra era contra a pobreza”, recordou.

O fórum, realizado pela primeira vez no Brasil, recebeu o público recorde de 4.267 pessoas procedentes de 68 países de todas as regiões do mundo. Foi o maior evento internacional já promovido pela Itaipu. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas. O próximo encontro, em 2015, será realizado em Turim, na Itália.

Campanha
Ao ser questionado sobre a possibilidade de se candidatar às eleições presidenciais de 2014, Lula preferiu desconversar e justificou que não poderia falar porque já acumula quatro multas por fazer campanha prévia. “Se eu receber mais uma multa, não vou ter dinheiro para apoiar as campanhas da Dilma [para a reeleição] e da Gleisi [Hoffmann]”, para o governo do Paraná.


16 comentários

  1. sexta-feira, 1 de novembro de 2013 – 17:39 hs

    Este e o maior responsável,pelo desmando em que passa o Brasil. Nas mãos del e que o pais empobreceu e se institucionalizou a roubalheira GERAL!!!

  2. VLemainski - Cascavel
    sexta-feira, 1 de novembro de 2013 – 17:45 hs

    Mais de 10 anos cevando o eleitorado do bolsa família. Será que não é tempo suficiente para esse pessoal arrumar um emprego?… Em Cascavel, uma cidade rica, são 10.000. Uma vergonha.

  3. Nanda
    sexta-feira, 1 de novembro de 2013 – 19:01 hs

    Pobre é a solução para Lula, pois é o único discurso que o PT tem.
    O negócio do PT é o Mais Pobreza, o Mais Seca, o Mais Droga e quanto mais desgraça melhor para esse ParTidinho vagabundo

  4. Flávius
    sexta-feira, 1 de novembro de 2013 – 19:13 hs

    Claro que pobre não é problema. Pobre é solução. Com uma cesta básica em época de eleição, é voto garantido! E barato!

  5. VISIONÁRIO
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 5:36 hs

    O Lula está certo. Para ele pobre não é problema, é POBREMA.
    Dá lhe Bolsa Família !!!

  6. OCIMAR
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 8:03 hs

    PRA ESSE CORU==PT==O,POBRE NÃO É PROBLEMA,É A SOLUÇÃO,FORAM OS MORTOS DE FOME QUE COLOCARAM ESSE LIXO NO PODER,ENTÃO QUANTO MAIS POBRE MAIS GARANTIAS PRA ESSES COMUNISTAS IMUNDOS SE PERPETUAREM NO TÃO SONHADO PODER.

  7. Parreiras Rodrigues
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 9:05 hs

    Lula: O ouvido do povo brasileiro, não é paiol. Respeite a inteligência da nossa gente. Inteligência que não funcionou exatamente no momento em que delegou a você, a missão de conduzir os nossos destinos.

  8. A Direita sempre foi o que foi
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 9:55 hs

    O desespero da DIREITA e sua incapacidade intelectual acaba por ser cômica. E vejam todos que Lula e o PT não passam de sindicalistas muito bem afinados com os princípios e interesses dessa sociedade capitalista. O problema é mais de inteligencia mesmo, do que ideologia. A direita está onde sempre esteve. Esses comentários e o titulo dessa matéria … São significativos.

  9. SERGIO SILVESTRE
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 10:41 hs

    Tem que perguntar para nós os pobres,o porque gostamos do Lula.
    Já se enfastiamos de ricos,hoje mandamos no Pais e os ricos tem que botar seu dinheiro na produção para se manter rico.
    Estão com saudades da ciranda financeira e dos lucros faceis,
    Hoje um assentador de pisos com dois filhos de ajudante ganha 10 mil reais,realidade que seria impossivel com a aristocracia no poder,
    Talvez o dia que os 90% de pobres ficarem ricos,vamos ter uma alternancia no poder,
    Esperem sentados colegas reacionarios,

  10. Paulo
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 14:27 hs

    Esse safado e seus asseclas sempre se alimentaram disso: da MISÉRIA do povo!

  11. verde oliva
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 15:53 hs

    Para o PT diminuiu a pobreza e aumentou a classe média, depois que os critérios de avaliação foram alterados. Maquiagem. A classe média agora mora em favela com todos os problemas possíveis, mas tem celular, carnês de crediário e nenhuma perspectiva concreta de um futuro melhor.

  12. Gardel
    sábado, 2 de novembro de 2013 – 21:55 hs

    O PT é um partido de confiabilidade zero, a demagogia tem sido pano de fundo da sua administração, esperteza e imoralidades, norteiam seus rumos. Fere a honra e tira proveito da inocência das suas vítimas. Mas a tolerância e a passividade da população esta chegando ao fim, a maioria das pessoas já perceberam o tamanho dos transtornos causado pelo PT e sua base aliada. A verdade é que aqueles que elegem corruptos, tornam-se cúmplice dos seus atos.

  13. PIMENTA PURA !!!
    domingo, 3 de novembro de 2013 – 6:17 hs

    Realmente Lula, pobre não é problema é POBREMA segundo o
    seu dicionário…

  14. Palpiteiro
    domingo, 3 de novembro de 2013 – 12:50 hs

    Claro que não. Para ele pobre é a solução. Viveu sempre de iludir e enganar os pobres.

  15. joao
    domingo, 3 de novembro de 2013 – 15:44 hs

    posso te garanti que o povo pobre custa bem menos pro povo doque a tropa de comissionados do beto richa

  16. Aline
    domingo, 3 de novembro de 2013 – 19:06 hs

    P/ a Direita sempre foi o que foi…

    Pois é , a DIREITA é exatamente que sustenta os vagabundos da ESQUERDA.
    A esquerda VIVE do dinheiro público que são estes SINDICALISTAS que usam os trabalhadores como massa de manobra,
    Entendeu???? portanto o ESQUERDA vá trabalhar, pare de SUGAR o dinheiro do trabalhador.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*