Pesquisa do IBGE mostra que emprego na indústria do PR cresceu | Fábio Campana

Pesquisa do IBGE mostra que emprego na indústria do PR cresceu

Do G1 PR:

O emprego na indústria do Paraná acumulou uma alta de 0,6% na soma de 12 meses encerrados em setembro. O volume de empregos no setor cresceu 0,5% no estado nos nove meses de 2013, apesar do encolhimento de 1,1% na comparação entre setembro deste ano com o mesmo mês em 2012. Os números são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), que foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Ana Silvia Martins Franco, explicou que o desempenho está “ancorado” na agroindústria e na fabricação de bens de capital e de produtos químicos. Segundo a economista, o interior do estado foi responsável por 93,6% dos empregos gerados no Paraná em 2013, como foi apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE).

De acordo com o governo estadual, no período de doze meses, a indústria paranaense apresentou a segunda maior contribuição positiva do país na criação de empregos. De setembro de 2012 a setembro de 2013, o Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (0,8%) – já no parque nacional o número de postos de trabalho caiu 1%.

Em 12 meses, as atividades do setor fabril do Paraná que apresentaram melhor desempenho na geração de empregos foram têxtil, fumo, produtos químicos, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e refino de petróleo e álcool, conforme o governo estadual.

Já o volume de salários reais pagos pela indústria paranaense acelerou 4,8% em 12 meses, frente alta de 3,8% para o Brasil. Ainda segundo o governo estadual, em relação ao número de horas trabalhadas, o estado teve desaceleração de 0,2%, diante do recuo de 1,0% para a média nacional.


3 comentários

  1. Zé Buscapé
    quarta-feira, 13 de novembro de 2013 – 10:47 hs

    Então quer dizer que a reportagem da gazeta do povo de hoje esta errada? Pois ela diz que caiu novamente, como é que pode??? quem esta certo???

  2. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 13 de novembro de 2013 – 15:52 hs

    A Gazetona, cumprindo a missão de DENEGRIR o governo Richa, deu destaque ao índice de redução da atividade industrial.

  3. PROFESSORA ELIANA
    quinta-feira, 14 de novembro de 2013 – 6:15 hs

    Último mês que o IPARDES divulga a pesquisa de emprego na RMC! Está deliberadamente havendo um esvaziamento nas atribuições do IPARDES que era uma referência nacional em termos de pesquisa socioeconômica! Uma pena…tem um histórico de contribuições ao Paraná, rico acervo e excelente quadro técnico! O sistema de planejamento do Estado tem muito a perder com a desestruturação em curso do IPARDES!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*