Movimento negro de Curitiba faz dia de protestos nesta quarta | Fábio Campana

Movimento negro de Curitiba faz dia de protestos nesta quarta

Série de atos começa na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, e passa por praças do Centro durante a tarde

Da Gazeta do Povo:

Atos público do movimento negro passam por pelo menos quatro praças de Curitiba durante esta quarta-feira, dia 20 de novembro, data na qual se comemora o Dia da Consciência Negra. A manhã começou com um protesto na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Os manifestantes irão se reunir ainda na Praça Rui Barbosa, na Praça Osório (Boca Maldita) e na Praça Santos Andrade.

O movimento ocorre após uma briga nos tribunais (que ainda não teve fim) sobre o feriado do Dia da Consciência Negra, que foi aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2012, mas derrubado liminarmente neste ano pela Justiça, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP). Apesar de o tema estar em pauta nos últimos dias, Saul Dorval da Silva, presidente do Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais de Curitiba, garante que esse não é o principal motivo de os movimentos organizados estarem nas ruas nesta quarta.

Prefeitura promove mês da Consciência Negra

A Prefeitura de Curitiba promove um show, na Praça Zumbi dos Palmares, nesta quarta-feira (20), com a Banda Lira, em homenagem do Dia da Consciência Negra. O ato inaugura o mês da Consciência Negra, que segue até o próximo dia 7 de dezembro. Integram a programação eventos culturais e atividades relacionadas à política étnica. Nesta sexta-feira (22), por exemplo, a Câmara Municipal de Curitiba realiza uma audiência pública, a partir das 14 horas, que terá como tema a “Construção da Igualdade na perspectiva de gênero, saúde, educação, trabalho e cultura”.

Veja a programação completa no site da Prefeitura.

“Nosso tema é 20 de novembro, reflexão sempre. Claro que o feriado trouxe prejuízo para nós. Tivemos que cancelar shows e atrações que tínhamos programado por ser feriado e por isso enxugamos a programação, mantendo os atos. Além do prejuízo histórico, tivemos prejuízo na gastronomia, na economia da cidade que seria beneficiada. Por outro lado, tivemos benefícios com o debate.”

Silva cita que, na avaliação dele, há três aspectos principais que tiveram melhora a partir da discussão sobre o feriado da Consciência Negra. “Primeiro o movimento negro ficou mais organizado. Segundo a população de Curitiba nunca tinha discutido essa questão. E terceiro que essa discussão veio à tona nacionalmente, porque a data já é considerada feriado no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas lá não houve tanta polêmica como aqui.”

Atos durante o dia

– 9 horas: Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho;
– 12 horas: Praça Rui Barbosa, no Centro;
– 15 horas: Praça Osório, na região da Boca Maldita;
– 17 horas: Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR.


4 comentários

  1. KAREKA
    quarta-feira, 20 de novembro de 2013 – 11:14 hs

    É isso aí….SAMBA, CARNAVAL E FUTEBOL…..isso que interessa…VAGAS….COTAS E TUDO MAIS……e os deveres, obrigações e disciplina para eles são coisas do passado. totalmente fora de moda…..agora teremos também o feriado da conciência indígena…….e mais tarde quem sabe o dia da conciência dos PRESOS, BANDIDOS, CORRUPTOS……ou sera comemorado tudo no mesmo dia?

  2. john
    quarta-feira, 20 de novembro de 2013 – 17:48 hs

    Eis a verdade sobre a CONSCIÊNCIA NEGRA do PT:

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2013/11/lembram-que-lula-comemorou-com-fidel.html
    ]

  3. byth
    quarta-feira, 20 de novembro de 2013 – 18:29 hs

    Londrina tem seu feriado comemorando a imigração japonesa!
    Cidades do interior tem também datas que comemoram com festas, digo festas mesmo, a vinda de imigrantes para o Paraná!
    É um Estado com múltiplas etnias. Aliás, ano passado em Londrina, 20 de novembro foi feriado!
    Africanos vieram, não como imigrantes, mas como cativos para este país. Número menor para este Estado, haja visto os Quilombolas ainda hoje área de litígio!
    Então, por que não comemorar a vinda deste grupo para o Estado?

  4. OCIMAR
    quarta-feira, 20 de novembro de 2013 – 18:37 hs

    KAREKA,VOCÊ É O KARA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*