Pesquisa indica vitória folgada de Bachelet no primeiro turno | Fábio Campana

Pesquisa indica vitória folgada de Bachelet no primeiro turno


SANTIAGO – Se as eleições presidenciais chilenas ocorressem agora, Michelle Bachelet venceria confortavelmente no primeiro turno, indica a pesquisa CEP, uma das mais conceituadas no país. A sondagem mostra que a ex-presidente, da Nova Maioria, venceria com 47% dos votos, contra a ex-ministra Evelyn Matthei, da Aliança, que aparece com apenas 14%.

O estudo realizado pelo CEP mostram ainda que em terceiro lugar ficaria Franco Parisi com 10%; seguido por Marco Enríquez-Ominami, com 7%; e Marcel Claude, com 3%. Três por cento dos entrevistados aiunda estão indecisos, e 16% não votariam, votariam em branco ou anulariam.

Os pesquisadores observam ainda que há nuances. Excluindo brancos e nulos, Bachelet chegaria a 60%; e Matthei a 17%. Se levar em conta apenas os que votarão com toda certeza, Bachelet ainda teria entre 52% e 54%; e Matthei entre 16% e 19%.

– No cenário que observamos entre setembro e outubro não haveria segundo turno – explicou o coordenador de Opinião Pública do CEP, Ricardo González, lembrando, no entanto, que a pesquisa não é definitiva.

O estudo foi realizado com 1.437 pessoas entre 13 de setembro e 14 de outubro, e não leva em conta um debate entre os candidatos realizado na semana passada.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/pesquisa-indica-vitoria-folgada-de-bachelet-no-primeiro-turno-10593544#ixzz2j8te24mA
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Um comentário

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 30 de outubro de 2013 – 10:34 hs

    Mais uma da corriola dos vermelhos-champanhe-e-caviar da América latrina.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*