MP convoca Lula para depor sobre caixa dois | Fábio Campana

MP convoca Lula para depor sobre caixa dois

O Ministério Público do Distrito Federal quer chamar o ex-presidente Lula para depor em investigação sobre a prática de caixa dois na campanha que o elegeu em 2002. A investigação foi aberta após denúncia feita no ano passado por Marcos Valério, o operador do esquema do mensalão, que será notificado para depor também.

Eles não serão obrigados a comparecer ao MP, porque foram chamados como testemunhas. “Devemos chamar os dois, mas não é obrigatória a presença”, disse o promotor Mauro Faria, responsável pelas investigações. A informação foi publicada primeiro pela revista “Veja” na edição desta semana. Por meio de sua assessoria, Lula afirmou que não iria comentar o caso.

No depoimento do ano passado, prestado quando o julgamento do mensalão ainda estava em andamento, Valério disse que a siderúrgica Usiminas doou R$ 1 milhão à campanha de Lula fora da contabilidade oficial.

O Ministério Público abriu seis investigações preliminares para apurar as novas denúncias de Valério e anexou trechos do seu depoimento a duas outras em andamento. Valério afirmou também que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e o português Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram uma doação eleitoral de US$ 7 milhões para o PT.


17 comentários

  1. Anônimo
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 13:25 hs

    Ele deveria depor deitado no caixão, não no caixa.

  2. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 13:47 hs

    O presidente das organizações Lulabajara com os dedos polegares erguidos para o povo: “seus pobrema se acabaramsse, oi nóis aí travez…” Depois das eleições ele mostra os dedos indicadores erguidos para o povo.

  3. Paulo
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 13:49 hs

    Se forem chamados como testemunhas, serão obrigados a comparecer e falar o que sabem sobre o caso. Porém, se forem como investigados, comparecem e falam se quiserem, posto que ninguém é obrigado a produzir provas contra si.

  4. NA CORDA BAMBA
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 14:56 hs

    A legislação permite algumas aberrações como esta. O cidaqdão é
    convocado mas não é obrigado comparecer e se comparecer não
    é obrigado responder às perguntas. Porque convocar !?

  5. Observador
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 15:00 hs

    Até que enfim vão chamar o homem para depor. Mas pergunto: por que não como convocado, afinal até o meu cahorro SRD sabe que ele foi o grande beneficiado?

  6. Helena
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 15:18 hs

    Olha a mentira aí genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  7. OCIMAR
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 15:28 hs

    ESSA É A “JUSTIÇA ” DA REPUBLICA PARASITÁRIA,ONDE BANDIDO NÃO É OBRIGADO A CONFESSAR SEUS CRIMES.

  8. sandra arendt
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 15:53 hs

    Desculpem minha ignorância, mas “devemos chamar os dois, mas não é obrigatória a presença?” O cabeça do esquema “não quer falar”, o denunciante comparece se quiser, gasta-se dinheiro público na montagem do processo (luz, água, investigadores, telefone, viagens, um troco ali e outro lá), para não dar em nada. E de contrapartida, somos obrigados a assistir essa interminável novela: “Mensalão – a vingança”! QUE PAÍS É ESTE MEU DEUS?

  9. tadeu rocha
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 16:21 hs

    SE O MENSALAO NAO DEU EM NADA …LULA DEPOR É BRINCADEIRA…. OS BRASILEIROS PODEM FICAR BRABO O LULA DEPOR, O DEUS DELES.

  10. osmar simionatto
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 17:11 hs

    Além de cassar o ´titulo de presidente, que se casse também as benesses que recebe como ex e que vá viver dos “presentes” recebidos durante seu governo.

  11. Irineu
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 20:13 hs

    Essa chamada sem obrigatoriedade de presença é só para faz de conta, mas na verdade não vai dar em nada, uma vez que o assunto está mais do que claro e óbvio, só o pior dos cegos não enxerga (o próprio MP) enquanto ele só está curtindo a vida adoidado, a única justiça capaz de cobrar é a divina, que já está cobrando e caro por seus atos, depois não adianta pedir perdão.

  12. Irineu
    terça-feira, 15 de outubro de 2013 – 20:14 hs

    Esse sim tem cara de cachorro sarnento.

  13. Pedro Marquetti
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 10:27 hs

    Só mesmo nesse país de m… onde o meliante é intimado mas não é obrigado a ir.
    Então não intima, pô! Deixa isso como está. Ele não vai aparecer. pois de bobo não tem nada; Mais uns dias, seus cupinchas arquivam aquele amontoado de mentiras, e ele posa de bacana, dizendo que todas suas acusações, foram julgadas, e ele saiu inocentado.
    Está mais que na hora de aparecer um Torquemada por aqui; mas não um, com pretensões a rei…

  14. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 11:25 hs

    Vai ter que gastar um monte de embargos infringentes.

  15. matahari
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 12:15 hs

    Anónino. No “caixa” ele só deitou a mão. Ele malaco deveria sair algemado do depoimento. “Nunca nesse País”, se produziu um porcaria tão grande que ainda conseguiu ser Presidente. Não meu, mas de uma massa ignara e irresponsável.

  16. Deoclides
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 16:20 hs

    Isso não vai dar em nada ,qualquer dificuldade,usam os recursos infringentes,porque na verdade quem tinha que responder pelo mensalão era o Lula que meteu a mão no dinheiro, e colocou o josé dirceu de bóde espiatório, ou laranja como queiram,só os burros não veêm isto, ou é jogo de cartas marcadas, e o povo burro acredita que ele é inocente,são otários brasileiros comprados pelo bolsa fome,
    Tenho indignação com stf que se submeteram as ordens do Lula,que vergonha,é nojento, é indignante,é tudo uma sujeira,que país é este,que país é este,

  17. Irineu
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 20:29 hs

    Para quê gastar tanto dinheiro para convocar se não é obrigado a comparecer, isso é “Brasil terra de ninguém, paraíso dos bandidos”.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*