Máquinas entregues por Dilma são 'reentregues' por Zeca Dirceu | Fábio Campana

Máquinas entregues por Dilma são ‘reentregues’ por Zeca Dirceu

Zeca Dirceu descumpre manifesto que apoiou contra uso político de programas federais.

De Carlos Ohara, Terra:

Um dia após a presidente Dilma Rousseff entregar pessoalmente a prefeitos paranaenses 179 chaves de caminhões, retroescavadeiras e motoniveladoras – distribuídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) -, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu, decidiu percorrer municípios contemplados pelo programa do governo para “reentregar” os mesmos equipamentos. As reentregas foram realizadas com direito a discursos e faixas de agradecimentos ostentando os nomes de Zeca Dirceu, pretenso candidato à reeleição, e da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, provável candidata do PT ao governo do Paraná em 2014.

Dilma havia realizado a entrega oficial no dia 4 de outubro, em Campo Mourão, a 460 quilômetros de Curitiba. No mesmo dia, a bancada federal do Paraná, que reúne deputados federais e senadores (incluindo o próprio Zeca Dirceu), distribuiu um manifesto alertando prefeitos para evitar as reentregas, que poderiam “trazer consequências administrativas”. Nos dias 5 e 6 de outubro, Dirceu percorreu mais de 10 cidades para eventos de reentrega, registrados por sua assessoria de imprensa.

Questionado sobre as reentregas das chaves dos equipamentos, o deputado petista negou a prática. “Não existe reentrega. A entrega foi feita pela presidente Dilma. Estive nos municípios a convite dos prefeitos para a apresentação das máquinas para população, o que acho justo e correto, principalmente porque foi num final de semana, e as máquinas não estavam trabalhando”, disse ele. Prefeitos ouvidos pelo Terra desmentem a versão de Dirceu e afirmam que foram informados das reentregas pela assessoria do deputado.

Entrega planejada
No dia 3 de outubro, véspera da visita da presidente Dilma ao Paraná, uma nota publicada pelo site Folha da Comunidade, de Janiópolis (PR), indica que Dirceu já havia planejado as reentregas pela região antes mesmo da entrega oficial de Dilma. O texto publicado informava que o deputado estaria no município no sábado, dia 5, “para oficializar a entrega do caminhão caçamba conseguido junto ao governo federal”.

De acordo com a publicação, o prefeito José Domingos “Lola” Poera (PMDB) estaria convidando lideranças para recepção a Dirceu, apresentado como “grande parceiro de Janiópolis na busca de recursos e que recentemente entregou uma retroescavadeira”. A máquina, que compõe o kit de equipamentos do PAC, havia sido entregue pelo governo federal em Toledo (PR), no mês de agosto. A visita do deputado também foi antecipada pelo site da prefeitura de Luiziana (PR) também em postagem do dia 3. A nota afirmava que “Zeca Dirceu entregará ao prefeito Mauro Alberto Slongo (PDT) as chaves de um caminhão e de uma retroescavadeira”.

Fotos dos eventos de reentregas ocorridos nos dias 5 e 6 foram postadas em um site de compartilhamento de imagens, gerenciado pela assessoria de Zeca Dirceu, com a legenda “entrega de caminhão caçamba”. O deputado disse que a legenda foi colocada por uma estagiária e que “não estaria adequada” ao que ocorreu. Em algumas imagens, Zeca Dirceu segura as chaves dos equipamentos ao lado de prefeitos. Ele, porém, não admite que participou de reentregas e afirma que desconhece como surgiram as faixas de agradecimentos dirigidos a ele e à ministra Gleisi.

“Como já disse, fui convidado pelos prefeitos”, resumiu. Antes de desligar, Zeca Dirceu disse ainda que teria visto fotos, em eventos anteriores, “de deputados federais e até estaduais da oposição entregando máquinas do PAC 2”. Solicitado a declinar nomes, o deputado preferiu dizer que preferia “não ser indelicado, pois convivo com deputados federais e estaduais”.

“Meio constrangido”
Prefeitos que participaram ao lado de Zeca Dirceu das reentregas de equipamentos apresentaram várias justificativas. O prefeito de Rancho Alegre D’Oeste (PR), Valdinei Peloi (DEM), disse que foi convidado para participar do evento. “Eu fui receber uma autoridade, mas agradeci à presidente Dilma. Agora, ele (Zeca Dirceu) está fazendo a campanha dele. Eu sou bem franco, os deputados que eu apoio não são do lado dele. Quem acertou foi a assessoria dele com a minha vice-prefeita, que pertence ao PT. Eu participei de um evento do PT. É claro que tem a intenção política. Mas não fui eu que convidei a população, pois quando convido, enche a praça, e ali tinha pouca gente.”

Em Ubiratã (PR), o prefeito Baco Duarte (PPS) disse que não houve nenhum ato oficial. “Ele foi de metidão (sic). Dormiu aqui na cidade e pediu para tirar um foto de manhã. Foi isso que aconteceu”, afirma. Confrontado com as fotos que mostra sua participação no ato, Duarte diz que o deputado pediu para tirar uma foto a seu lado. “Ele é uma autoridade federal e fica chato não atender. Foi uma jogada política”, analisa. O prefeito de Ubiratã afirma que não se sentiu confortável com a situação. “Não fiquei legal, não. Ele sabe que o meu deputado federal é outro”, revelou.

Em Araruna (PR), o prefeito Fabiano Antoniassi (PMDB) disse ter recebido Zeca Dirceu para anunciar uma verba de R$ 150 mil para patrulha mecanizada. “A assessoria dele ligou e disse que ele estava passando por aqui. O contato é que ele estaria passando para anunciar a emenda e acabou entregando os equipamentos”, explica o prefeito. Antoniassi disse que a faixa que estava afixada no caminhão entregue por Dilma foi um pedido da equipe que acompanha ele. “Nós sempre fazemos uma faixa para agradecer os deputados que entregam emendas.” O prefeito disse que ficou “meio constrangido” em negar o pedido de fotos do deputado ao lado dos equipamentos. Para ele, “fica difícil saber qual deputado que está conseguindo as verbas lá”. “Quando sai alguma coisa lá, todos enviam a comunicação. Então, se a gente não aceitar, de repente tem várias coisas que acabam não saindo.”


24 comentários

  1. tadeu rocha
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 12:13 hs

    É CLARO QUE DILMA VAI FAZER O JECA DIRCEU ENTREGAR AS MAQUINAS, ELA É FAN DO JOSE DIRCEU DO MENSALAO, ELA FICOU CONTENTE DO PRIMEIRO TEMPO DO MENSALAO TODOS SOLTOS IGUAL UM PASSARINHO. UMA VERGONHA D. DILMA.

  2. Indignada!!
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 12:19 hs

    Puxou ao pai, bandido do mesmo naipe!

  3. Do Mato
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 12:25 hs

    Mas um certo governador dizer que todos esses programas são dele pode?

  4. OCIMAR
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 12:50 hs

    ESSA QUADRILHA PETISTA CHEGA A SER NOJENTA.

  5. PARANÁ
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 13:20 hs

    COISAS DO PT. SEMPRE ASSIM.

  6. NARIZ DE FOLHA
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 13:21 hs

    COM PLACA DE PROPAGANDA DESTES CANDIDATOS DO TPT, FICA CARACTERIZADA ANTECIPAÇÃO DE CAMPANHA, COM USO DE DINHEIRO PÚBLICO, O QUE É PROIBIDO PELA LEI ELEITORAL..

    AGORA É SÓ ENTRAR CONTRA O REGISTRO DA CANDIDATURA DESTES QUATRO

  7. Celio
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 13:58 hs

    Coisas do Dirceu. O Paraná inteiro sabe disso e a maior parte dos prefeitos são uns cagões e cedem à pressão dele!!!

  8. José Luiz...
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 14:23 hs

    Fico com vontade de dizer um monte de coisa, mas o texto está muito bem explicado.
    Basta ler os depoimentos dos prefeitos pra entender como “trabalha” o filho do mensaleiro,,2014 está chegando e é a nossa oportunidade de extinguir esse tipo de político.

  9. sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 14:27 hs

    Atitude de pessoa sem caráter, com o único propósito de fazer policagem. Que esperar de um deputado desses. Tal pai tal filho. O velho adágio popular não desmente isso: A FRUTA NÃO CAI LONGE DO PÉ”.

  10. PEDROCA DO SUDOESTE
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 14:57 hs

    No Sudoeste ELE também fez isso com vários prefeitos. Já falei pra vários prefeitos que irão se degastar apoiando esse forasteiro aqui no Sudoeste.Jamais tinha pisado aqui na região.As máquinas já tinham sido entregues e veio se gabar.Outra coisa,aqui o PT tem um representante da terra e digno chamado ASSIS DO COUTO.Esse Zeca Dirceu é amigo do EDUARDO GAIEWSKI,aquele pedófilo de Realeza,que ia fazer dobradinha com ele no ano próximo.Deveriam fazer semelhante a Guarapuava,cancelar honrarias a esse EDIL.

  11. Do Interior....
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 15:10 hs

    Esse pessoal da Quadrilha chamada PT não é fácil!.. As coisas só acontecem se for lá beijar a mão dos que ainda mandam, mesmo estando condenados, como é o caso do Zé Mensaleiro Dirceu.

    O dinheiro só sai com o aval deste sujeito e se a petezada sair na foto como responsáveis pela conquista.

    Parece até coisa de sequestrador bandido: Ou me dá o dinheiro ou seu filho morre!!!.. Para liberar verba é: Ou vem pedir “bênça” e tirar uma foto ou não recebe nada (verba, faculdades, seja o que for).

    Os prefeitos, com as prefeituras todas falidas, obrigam-se a curvar-se a este bando… Como um pai entrega o dinheiro para receber seu filho sequestrado, o prefeito humilha-se para receber verba, autorização para faculdade, rodovias, hospitais, etc…

    É um círculo vicioso criado por este verme de partido!…

  12. ANTONIO
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 15:11 hs

    SE ISSO NAO É PROPAGANDA ELEITORAL EXTEMPORANEA, CADE O TSE PARA AUTUAR ESSE CIDADÃO… QUE VERGONHA PT…

  13. Bernardo
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 15:36 hs

    É uma atitude de moleque pançudo, metido a sebo e que não entende nada de picirica nenhuma, é atitude de gente sem caráter, sem limite e sem bom censo, mas não poderia ser diferente é filho do chefão do mensalão e deve estar desesperado pq na campanha nós iremos lembrar que este é o JÉCA DIRCEU filho daquele que formatou o maior esquema de corrupção na praça dos 3 poderes. E pior que atualmente, creio que por vergonha, ele tirou o Dirceu do nome e usa do PT. É o desespero de quem vai se foder nas urnas!

  14. Atleticano
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 16:14 hs

    FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É.

  15. TONY
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 16:49 hs

    Esse filhote de mensaleiro é uma vergonha para o Paraná. O pai dele José Dirceu, foi um excelente professor e com toda certeza, com esse comportamtento, demonstra que aprendeu tudo direitinho. O povo precisa dar uma resposta no próximo ano nas urnas.

  16. Gardel
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 17:36 hs

    Esse é um verdadeiro cara de pau, mas, sem filho do Zé Dirceu, não poderia ser diferente.

  17. sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 19:14 hs

    Cortesia com o chapeu alheio!

  18. sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 21:06 hs

    Bem diz o velho ditado : ” A fruta na cai longe do pé”, correto ?

  19. Herlio
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 21:58 hs

    Tem Prefeitos usando nomes de Deputados, enquanto todos sabem que foi um programa do Governo Federal para todos Municípios com menos de 50.000 habitantes, MP deveria analisar isso, pois independe de Deputados, p/ os Municípios receberem as maquinas, isto já aconteceu com as Unidades Basicas de Saúde.

  20. Dieter
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 22:12 hs

    essa petezada vagabunda é de lascar.

  21. Capitão América, O Vencedor
    sexta-feira, 11 de outubro de 2013 – 23:29 hs

    Talis pater, qualis filius. A esse comportamento, costuma-se dar o nome de embuste.
    Mais: A propaganda eleitoral do PT, já vetada pelo TRE, é mesmo inescrupulosa, desrespeita a inteligência de uma parcela da sociedade, exceptuando-se, claro, os que comungam com o pensamento da própria Dilma Rousseff, de fazer o diabo prá ganhar eleições.

  22. antonio carlos
    sábado, 12 de outubro de 2013 – 15:50 hs

    Tal pai tal filho. A gente só tem o que merece.

  23. paulo tarso da costa
    quarta-feira, 16 de outubro de 2013 – 8:47 hs

    Isso é que é usar a maquina governamental para propaganda eleitoral …

  24. Alfredo
    terça-feira, 19 de novembro de 2013 – 11:59 hs

    É seu pedroca, não me venha dizer que o Assis do Coito é diferente; Pois te digo que ele é da mesma quadrilha e de digno não tem nada, e te digo mais, até hoje se elegeu com dinheiro desviado dos cooperados Cresol (Cooperativa criada por ele para explorar os agricultores do Paraná), é só pesquisar. Agora está fazendo do parque iguaçú um palanque eleitoral, mas se tudo ajudar e os eleitores abrir os olhos e ver o que realmente esse cara é, não teremos mais esse tipo de gente explorando o povo paranaense.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*