Da Folha de S.Paulo:
Constituição 25 Em ato de comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira (29) uma homenagem pública ao também ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), dizendo que o peemedebista foi tão importante quanto Ulysses Guimarães (1916-1992) no processo de formulação da atual Carta Magna brasileira.
No período da montagem e promulgação da Constituição, Sarney era o presidente da República, Ulysses o presidente da Câmara dos Deputados e Lula um dos constituintes pelo PT, na época, oposição ao governo.
“Eu queria fazer reconhecimento de público. Ulysses Guimarães certamente foi o símbolo dessa Constituinte, coordenou com maestria numa situação muito difícil, em que o PMDB tinha 23 governadores e 306 constituintes, e que sozinho podia fazer o que queria. Eu tenho consciência que o senhor não teve facilidade, muito menos moleza. Quero colocar a sua presença na Presidência no período da Constituinte em igualdade de condições com o companheiro Ulysses Guimarães”, discursou Lula no plenário do Senado.
Segundo o petista, o principal mérito de Sarney foi permitir que os constituintes fizessem livremente críticas a ele.
“Em nenhum momento, mesmo quando era afrontado no Congresso, o senhor levantou um único dedo, uma só palavra para criar qualquer dificuldades aos trabalhos da Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu. (…) Por isso presidente Sarney, já que Ulysses não está entre nós, eu quero dizer claramente que o senhor merece a minha homenagem como comportamento digno como presidente da República, de permitir que nós disséssemos aqui dentro todos os desaforos que achávamos que tínhamos direito de falar contra o senhor”, acrescentou Lula, se dirigindo a Sarney, que falara antes dele.
Apesar de o PT ter feito oposição ao governo Sarney e até hoje integrantes da legenda atacarem sua atuação política, Lula e o maranhense patrocinaram uma aliança que perdura até hoje após o petista chegar ao poder, em 2003. Em sua fala, Lula também exaltou as políticas sociais do governo Dilma Rousseff e voltou a criticar aqueles que negam a política, dizendo que se os jovens e a imprensa tivessem lido biografias de presidentes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek eles saberiam que a “avacalhação” de políticos e da política resulta em ditadura.
“Na história desse país, se a juventude lesse a biografia do Getúlio, Juscelino e outras biografias, possivelmente as pessoas não iriam desprezar a política e muito menos a imprensa não ia avacalhar a política como avacalha hoje. (…) O que aparece quando se nega a política, é uma pessoa praticando ditadura, praticando políticas que não condizem com aquilo que nós acreditamos”, afirmou.
As referências que Lula têm feito sobre a negação da política têm como alvo os protestos de rua contrário aos partidos políticos e o discurso defendido pela ex-senadora Marina Silva, para quem é preciso acabar com o atual modo de se fazer política no país. Em sua fala, Lula não fez menção à sua declaração de 1993, cinco anos após a promulgação da Constituição, segundo a qual havia “300 picaretas” no Congresso.
Também participaram do ato no Senado o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e outros políticos que participaram da Constituinte. O hino nacional foi cantado por Fafá de Belém, tratada como “musa” da campanha das Diretas-Já.
Convidados, os ex-presidentes Fernando Collor de Mello (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) não compareceram. O tucano afirmou aos organizadores que não iria devido a uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso). Não houve justificativa, durante o evento, para a ausência de Collor.
13 comentários
Sarney teve uma grande contribuição para a história democrática de nosso país. Merecida homenagem.
Este são os valores relativos que servem de comparação ao imbecil!
Comparar Sarney a Ulysses? O sapo com certeza cheirou coisa estragada… a qual, aliada a imbecilidade jurássica de seu DNA, gera estas pérolas de relatividade.
Quem deveria estar no fundo do mar é o Sarney.
Como uma das últimas frases do fim do livro Animal Farm, de Orwell, descrevia:… curiosamente, os porcos estavam ficando cada vez mais parecidos com os homens…
Não teria moral para receber honraria da Constituição esse cidadão, afinal o seu partido na época se negou a assinar a mesma.
Que palhaçada. Que ridículo. Se merecem mesmo…
Deve ter tomado todas pra dizer tamanha besteira, acho que Dr.Ulysses deve ter feito um tsunami no Litoral de SP,aonde ficou para sempre.
Lula não assinou a CF/88: “Não assino essa porr…porque é contra os interesse dos tabaiador”, disse. Portanto, só mesmo uns puxa-sacos de b…pra homenagear esse estulto de m…!
O congresso só tem coisa ruim mesmo … vejamos : dar a lula , Sarney e a Collor homenagem do aniversário da constituinte… é mesmo perder a vergonha na cara … O sapo Barbudo até foi contra e votou contra … então como é que podem homenagea-lo que disparate… e o Sarney sendo comparado com Dr Ulisses… pra começar o Dr .. não era desonesto… e outras coisas mais.
Na câmara da mentira tudo é possível….. inclusive mudar (estuprar) a história….
Enganei redondamente com o Vendedor de Ilusões, agora vejo que o cara voltou aos maus hábitos, ou bebeu antes de dizer o que disse. Ou queimou um joazinho antes da homenagem.
O maior embusteiro da história republicana brasileira.
Essa comparação chega a ser uma heresia, enquanto Ulisses enfrentava a repressão e a censura, Sarney repousava em berço esplendido. Hoje somos um povo cuja alma esta sepultada no caos promovido por esses canalhas. A história tem mostrado do que são capazes. Perversidade, inveja e calúnia, têm residência fixa nas cabeças dessa gente sem escrúpulos. Enganam a população por deixar de materializar projetos propostos em eleições. Suas ações jamais norteiam pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e transparência. Preferem o descalabro a trilhar o caminho reto.
PORQUE SÓ MORRE GENTE BOA.