Deputado do PT diz que foi ameaçado na eleição de Fabio Camargo | Fábio Campana

Deputado do PT diz que foi ameaçado na eleição de Fabio Camargo

O deputado Elton Welter (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou ontem ter sofrido pressão e ameaças para votar em Fabio Camargo na eleição de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC), realizada em 15 de julho. Em meio a investigações a respeito de suposto tráfico de influência no pleito, o petista foi o primeiro parlamentar a admitir que houve “interferências externas” na escolha. Questionado sobre a origem da pressão, ele disse que não citaria nomes por não ter provas da acusação.

O pai de Fabio, desembargador Clayton Camargo, é investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por tráfico de influência na eleição do TC. Na época do pleito, Clayton era presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). A suspeita levou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a pedir o afastamento de Fabio do TC. Dias antes, Clayton já havia sido afastado cautelarmente do TJ pelo CNJ, numa decisão que levou em conta essa e outras suspeitas contra o desembargador.

Saiba mais
Fabio e Clayton Camargo não se pronunciam sobre acusação de Elton Welter
No procedimento que tramita no CNJ, o Ministério Público Federal (MPF) cita a coincidência de o Órgão Especial do TJ paranaense ter aprovado, no mesmo dia em que Fabio tomou posse no TC, o projeto de lei que garantiria ao governo paranaense ter acesso aos depósitos judiciais não tributários de posse da Justiça estadual.

Foi justamente esse projeto o ponto de partida para que Welter revelasse ter sofrido ameaças na eleição do TC. Segundo ele, foi usado “um poder de influência muito forte na Casa”. “Houve uma articulação dos três poderes para a eleição do TC, que forçou a aprovação dessa lei.”

O petista declarou ainda que foi procurado pessoalmente no gabinete, nos corredores da Assembleia e até na rua para que votasse em Fabio. Mesmo tendo sofrido ameaças com “ênfase e determinação”, ele afirmou que votou no deputado Plauto Miró (DEM), 2.º colocado no pleito.

“[Houve] ameaça, influência externa dos poderes. Ameaça: a palavra fala por si. Todo mundo tem medo do Poder Judiciário”, admitiu. Ao ser indagado sobre os responsáveis por essas ameaças, disse que não poderia revelar nomes por não ter gravações ou filmagens para comprovar a acusação. “[Eram] emissários. [Falavam] em nome pessoal. Mas acredito que foram orientados a falar, a pedir.” Mais uma vez sem citar nomes, Welter afirmou ter sido pressionado, inclusive, por parlamentares. Quando Welter foi questionado se as ameaças envolveriam a tramitação de processos judiciais contra ele no TJ, respondeu apenas um “pode ser”. O petista ainda declarou que decidiu falar porque não suporta mais o jogo de dissimulação e o faz de contas no meio político.


41 comentários

  1. Lucas
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 8:20 hs

    Por que não falou na época e só fala agora?

  2. Manoel Silveira
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 8:36 hs

    Prezados Leitores
    Eu conheço bem este Deputado, porque nao fez a denuncia no do dia que foi ameçado deixou só agora para falar, ele esta igual ao Marcos Valerio.
    Isto chama-se Picaretagem

  3. Fabio Souza
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 8:40 hs

    Tudo isso não dará em nada. Fabio Camargo ficará no cargo. O resto é história. O Judiciário é comandado por essae caras mesmo. Tudo jogo de cena. Criaram os monstros na eleição, agora aguenta.

  4. Lucrécia Borges
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 8:43 hs

    É CNJ, denúncias, MP, caso funcionário fantasma, pressão e o homem segue lá. Que nem o Lula, nada cola.

  5. Roberval
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 8:54 hs

    Jogo pra bater no Beto Richa. Fabio Camargo será a chagas da reeleição do Beto Richa. Vão falar deste tráfico de influências pesadamente. Pro eleitor comum não cola. Nem sabem quem é Fabio Camrgo e Tc. já pros esclarecidos pode significar algo. Requião e Gleisi usarão em algum momento.

  6. Bruno
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:04 hs

    Se até os animais tem direitos humanos, porque essa truma não aparece pra defender o linchamento que sofre o conselheiro Fabio Camargo.

  7. carlos rocha
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:08 hs

    O NOBRE DEPUTADO DE O NOME AOS BOIS, PARE DE IRRESPONSABILIDADE COISA MUITO COMUM DESSA MOÇADA DO PT

  8. João Armindo
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:26 hs

    Ditado lageano

    “Galinha q vai nadar com pato, morre afogada”

    Ditado lageano!

  9. Ditão
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:31 hs

    É do pt??? É mentiroso.

  10. Paulo
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:37 hs

    Só tem medo do Poder Judiciário aquele que deve alguma coisa à Justiça!
    Vá contar lorota noutro canto, petista!

  11. Parmenides
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 9:42 hs

    Desde a Grécia antiga tem esse tráfico de influência. Pra se dar bem tem que ter o Q.I. Esta filósofo Camargo, um sofista, tem. O estóico Welter tenta destruir os sofistas, como pretendia Sócrates. Quem deve tomar a cicuta, por corromper a sociedade?…

  12. Tisa Kastrup
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:05 hs

    Existe meio grávida? Meio honesto?
    Meio deputado parece que existe sim.
    É ameaçado e coagido mas não denuncia?
    Meio covarde esse deputado petêlho, né não?

  13. Cap. Nascimento
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:23 hs

    Parabéns Deputado!!! Antes tarde do que nunca…talvez ainda haja tempo para tinhar esta mancha do TCE…a cara de arrogância e enfrentamento do Pai do eleito, quando da sua posse, deve entrar para a história do desrespeito ao cidadão trabalhador.

  14. ANDREA
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:29 hs

    De que forma houve influencia se a votação entre o Fabio e o Plauto ficou muito próxima?

  15. Zé da Bota
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:30 hs

    Oportunista, com medo de que mostrassem sua ficha que, seguramente, não é tão limpa. Aproveita das luzes, câmera e ação … para querer ser bombástico. Que houve negociata entre Governo-Assembléia-Tribunal de Justiça….até meu cachorro sabe, a questão é provar isso tudo. Não adianta ir na base das “forças ocultas” do estilo Jânio Quadros. Se houve algo dê nome aos bois ou cale-se para sempre.

  16. Vinicius
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:31 hs

    Esse deputado só quer se aparecer. Se tivesse realmente acontecido alguma coação, que ele procurasse o Ministério Público ou os órgãos competentes para denunciar.

  17. Juarez
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:37 hs

    Entre a palavra do Valdir Rossoni, presidente de ALEP, que afirmou não ter ocorrido nenhum tipo de pressão para os deputados votarem no Fabio Camargo e a palavra desse petista cujo partido esteve e está envolvido em diversos escândalos como mensalão, caso Gaieviski, eu fico com a palavra do Rossoni.

  18. Sandra
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:39 hs

    Isso é coisa de oPorTunista que quer se aparecer a qualquer custo. Muito fácil falar, acusar sem provas e jogar mentiras ao vento contra o Fabio Camargo.

  19. Henri
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:47 hs

    Muito evasivo a fala do Enio Verri. Vieram pessoas, falaram, disseram e ainda diz que não aguenta mais a dissimulação. Dissimulado é esse deputado que inventa uma mentira contra o Fabio Camargo e nem sabe fundamentá-la adequadamente.

  20. Observatório
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:50 hs

    o nobre deputado esqueceu de uma coisa bem importante: é fácil falar o que quiser, mas que seja homem para provar tudo o que diz, senão o Fabio Camargo (neste caso ele é a pessoa ofendida) pode acionar a justiça pedindo reparação contra os danos sofridos.

  21. Felipe
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 10:56 hs

    OS DEPUTADOS DEVERIAM MOVER UMA AÇÃO CONTRA ESSE DEPUTADO POIS ELE COLOCOU PALAVRAS NA BOCA DOS OUTROS, AFIRMANDO QUE SUA MENTIRA CONTRA O FABIO CAMARGO É FATO GERAL.

  22. Liliane
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:06 hs

    Esse deputado é incoerente com ele mesmo. Se ele é do PT, o natural é que ele apoie o Plauto, agora vem dizer que o Fabio Camargo o pressionou??

  23. Rita
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:10 hs

    Novamente a RPC é a primeira a saber.
    Muito estranho isso né?
    Mais uma situação armada e articulada
    por esse grupo que procura destruir
    o Fabio Camargo por vingança

  24. Larissa
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:17 hs

    Ele não pode professar um suposto fato na mídia e afirmar isso em nome de todos os 54 deputados. Se ele tem prova que isso aconteceu, que formalize a denúncia e não minta com o nome do Fabi Camargo só pra ganhar espaço nas notícias.

  25. Larissa
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:19 hs

    Leia-se Fabio Camargo

  26. Wantuir
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:23 hs

    É só a ponta do iceberg

  27. Cintia
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:25 hs

    os deputados por acaso são crianças que não sabem escolher alguém por si só? Pera aí! Eles são adultos, capazes e elegeram o Fabio Camargo por ele reunir as qualidades necessárias para ser Conselheiro do TC.

  28. Juliano cordeiro
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:53 hs

    Deputado. Medroso porque só agora isso e covardia….

    Khuri, Traiano, Rossoni, secretários Beto RICHA e o próprio presidente do Tribunal de Justiça…. Não e nenhuma novidade….

  29. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 11:56 hs

    Até agora, o plano de botar as mãos no dinheiro dos depósitos judiciais está gorando, se isso foi parte do negócio da nomeação. Graças à prudência e ao critério do CNJ o dinheiro dos litígios privados está a salvo da sanha safardana do governo. O estado não paga suas dívidas com os particulares, mas, pretendia tungar os dinheiros dos particulares. Vade retro!!

  30. Netto
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 12:03 hs

    será que precisava um Deputado anunciar que foi ameaçado?
    Estava tão visível , que tinha pressão por parte do pai de Fabio, desembargador Clayton Camargo.
    só bobinhos mesmos que acreditam na inocência deles….kkkk

  31. Da Rua
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 12:20 hs

    Então esse PETRALHA é cumplice porque depois de 2 meses, é que ele vem falar do assunto, quando tudo já resolvido e sacramentado
    MERECE CASSAÇÃO JÁ!
    PERDEU PETRALHA!

  32. Nestor Rodrigues
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 12:48 hs

    Td que feito errado uma hora a verdade vence,,Clayton Camargo aposentado, filho Fábio por um fio no Tribunal Contas,,Governo Beto RICHA, não meteu a mão no dinheiro dos depósitos judiciais, e mal nas pesquisas.
    TRAIANo,Khury, Justus, secretários do Beto RICHA, que traíram o Plauto como que ficam,,Desmoralizados.

  33. OCIMAR
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 12:58 hs

    NÃO SEI ATÉ ONDE SE PODE ACREDITAR EM UM petista.

  34. De olho
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 14:31 hs

    Opa, já ia me esquecendo o voto não é secreto, uma dica deputadinho na próxima vez que for votar fala que votou nele, mas na verdade você vota em quem você quiser. Acho que é isso que eu vou fazer nas próximas eleições vou falar que voto neste deputadinho de merda e não vou votar em ninguém prefiro pagar a multa de R$3,75.

  35. Não é surpresa....
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 14:33 hs

    Mas é muito conveniente apontar irregularidades sem prova.
    Mais surpreendente é o nobre Deputado, vivido e experiente, ter a oportunidade de se proteger e documentar as tais ameaças, uma vez que ocorreram por diversas vezes, não o ter feito!
    Seria um prato cheio, pena que ele perdeu a oportunidade e agora se junta ao coro…

    Meu comentário não visa defender o Conselheiro do TC, mas ressaltar o despreparo ou a “conveniência” do distinto Deputado!

  36. althair
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 14:56 hs

    Esse deputao tá de brincadeira né?
    Isso sim é um caso de polícia. Fala besteira e não prova, e ainda por cima diz que votou contra o fábio.
    Então não sofreu pressão nenhuma seu babaca. kkkkkkkkk
    Ganhou dinheiro da Gazeta do Povo, é do PT querem mais o que.

  37. Eleina
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 16:10 hs

    Muito sincero o deputado Elton Welter, tão sincero que não resistiu o brilho das câmeras e falou tanto que nem merece crédito.
    Porque não disse antes?
    Fanfarão.

  38. Leila
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 16:19 hs

    Que vergonha esse deputado acusar os três poderes, na ALEP é certa que terá que se retratar, onde já viu tamanha leviandade, dizer tanta porcaria sem prova.
    Judiciário, Legislativo e Executivo tem por obrigação representar contra esse Elton Welter.

  39. Bebeto
    quarta-feira, 23 de outubro de 2013 – 19:51 hs

    Hj aqui no TC pessoal se assustou com a aparência do conselheiro. Frágil, magro, com olheiras profundas e dificuldades de falar. Lamentável. Força, Fabio Camargo. Melhoras pra enfrentar a luta!!!

  40. quinta-feira, 24 de outubro de 2013 – 8:29 hs

    Por essa o Betinho nao esperava.
    Requiao neles.
    Cuidado falso Juarez,tenho como te descobrir.

  41. CESAR, EU MESMO
    quinta-feira, 24 de outubro de 2013 – 11:21 hs

    SUGIRO ASSISTIREM O FILME A CONDENAÇÃO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*