Bancários voltam a trabalhar hoje no Paraná e na maior parte do país | Fábio Campana

Bancários voltam a trabalhar hoje no Paraná e na maior parte do país

Do G1, em São Paulo:

Após aprovarem o fim da greve na maior parte do país na sexta-feira (11), os bancários voltam a trabalhar nesta segunda-feira (14), depois de 23 dias de paralisação. Com isso, as agências dos estados que aprovaram a proposta (confira abaixo) reabrem normalmente nesta manhã, diz a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Na madrugada de sexta-feira, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar a paralisação.

Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Serviços que são impactados pela greve
– Transferências e saques de maior valor, já que há limites nos caixas eletrônicos e correspondentes bancários
– financiamentos e outros serviços que dependem de análise de crédito
– a compensação de dinheiro, cheques, documentos e títulos pode demorar

De acordo com a Contraf, algumas cidades e estados, contudo, ainda farão assembleia e plenárias hoje para saber se encerram ou não a greve.

As localidades são: Brasília, Porto Alegre, Florianópolis (plenária), Pará, Acre, Guarulhos, Blumenau, Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e Litoral Norte (RS).

Nas localidades onda ainda há greve, a paralisação pode causar alguns transtornos ao consumidor que precisa de serviços bancários. Alguns serviços bancários podem ser realizados em canais alternativos, mas outros dependem das agências (como saques de valores altos ou análise de crédito) e podem sofrer atrasos. Saiba aqui os serviços afetados e como pagá-los.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*