'Se me mandar embora, tomo providências', diz ministro do Trabalho | Fábio Campana

‘Se me mandar embora, tomo providências’, diz ministro do Trabalho

De O Globo:

BRASÍLIA – O ainda ministro do Trabalho, Manoel Dias, na corda bamba por causa das denúncias de irregularidades na pasta, ameaça sair atirando se for demitido pela presidente Dilma Rousseff. Em entrevista ao GLOBO na terça-feira, antes de uma conversa prevista com a presidente, mas que não aconteceu, disse que vai fazer uma devassa nos convênios do MTE, desde 1990, e vai entregar todo mundo envolvido em desvios de recursos oriundos da ministério: governadores, prefeitos, passando pelo próprio PDT até o PSDB do ex-presidente Fernando Henrique. Maneca, como é conhecido pelos correligionários, defende a mulher, Dalva Dias, também investigada em operações suspeitas com recursos da pasta, e diz que ela é “mais correta” que ele. Hoje, a Executiva Nacional do PDT deve voltar a se reunir para discutir se entrega o ministério e parte para novos arranjos políticos na disputa de 2014, sem Dilma.

O GLOBO – O senhor pretende entregar o cargo?
MANOEL DIAS – Não vou sair como bandido, picareta, a não ser que a presidenta me mande embora. Já cumpri minha missão no ministério, porque acabei com qualquer possibilidade de corrupção nele, ao acabar com os convênios. E agora vou apurar todo mundo.

Quem?
Vai pegar FH, Aécio, Jorge Bornhausen, todos os governadores e prefeitos, e descontentar muita gente. Nós criamos uma força-tarefa; e, por determinação da presidenta, outros ministérios, órgãos do governo e Caixa vão fornecer especialistas em análises, e nós vamos começar a analisar todas as contas desde 90 e pegar toda essa gente. No final, quero ver quantos pedetistas estão envolvidos em denúncias.

Se o PDT entregar o cargo, quem vai assumir?
Ninguém. Vou reunir o partido porque devo explicações, 99% me colocaram aqui e eu ganhei o respeito do partido. Se ela (Dilma) me mandar embora, eu tomo as minhas providências.

Quais providências?
Não sei. São impublicáveis!
Não é só a presidente Dilma que quer a aliança com o PDT para 2014, mas outros partidos também…
Isso, nós vamos decidir depois.

O senhor se considera injustiçado?
Eu cheguei aqui há cinco meses e estou tomando medidas drásticas. Liquidei com todos os convênios; não haverá mais convênios com entidades, com estados e com municípios. No caso dessa entidade, o IMDC, pego na operação da PF, por que não foram lá ouvir o governador de Minas? A falcatrua está lá. Fizeram busca e apreensão no palácio do governo de Minas, demitiram e prenderam servidores. Quando é que foram ouvir o Aécio? Pois tem uma porção de convênio no governo dele! Quando foram ouvir o Jorge Bornhausen? Os prefeitos? Quem licita e contrata são o estado e o município. Eles têm obrigação de fiscalizar.

O senhor teme novas denúncias?
Vocês podem procurar, mas não vão encontrar nada que possa me incriminar. “O Maneca fez um acordo sujo, fez uma malandragem política”, vocês não vão encontrar.

E as denúncias de irregularidades envolvendo sua mulher, Dalva, no TCE-SC?
Não há decisão de mérito no processo do Tribunal de Contas de Santa Catarina. A minha mulher é professora aposentada, ela é mais correta do que eu. É uma mulher séria, chata, cricri… Foi considerada a melhor secretária do governo e está se sentido culpada por tudo. Mas não tem condenação contra ela. Qual é o gestor, o prefeito que não deixa processo?

O senhor está com o respaldo da presidente?
Até agora estou. Agora, a presidente vai ficar com o ministro e vai apurar notícias que saem todo o dia? Vou fazer o quê? Sinto-me impotente. Até você provar que pulga não é elefante…


11 comentários

  1. tadeu rocha
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 10:27 hs

    ISSO É UMA VERGONHA, COMO O BRASIL ESTA É SÓ ROUBO , BRASIL VAMOS MUDAR , NOSSO BRASIL É RICO EM TUDO, É MARAVILHOSO , PARA PASSAR ESSA VERGONHA, E VAMOS TORÇE QUE O MENSALAO COMEÇE COMO EXEMPLO. PARA MUDAR NOSSO BRASIL QUERIDO.

  2. Ditão
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 10:28 hs

    Como se chama mesmo quando o funcionário público tem conhecimento dos delitos, fraudes, etc e não comunica ou divulga isso????

  3. TROLL
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 10:30 hs

    Esta dele ser “menos correto que a mulher”, foi demais!!!!!
    È o nivel moral que permeia os carrapatos indicados para MINISTÉRIOS…..( e outros tantos )
    Infelizmente os nossos Governantes e apaniguados estão dando um verdadeiro show de ignorância, despreparo e baixaria. “Nunca dantes na história deste País” se viu tanta palhaçada.
    SOCORRO !!!!!!

  4. Alessandro
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 11:53 hs

    Com o PT é assim. Basta ameaçar pra eles pegarem leve.
    Afinal de contas, quem deve, teme.
    Lembram do Roberto Jefferson? Ele falou: “Zé, é melhor você sair daí, senão vai ficar feio pro Lula”.
    No dia seguinte, José Dirceu saiu da chefia da casa civil.

  5. quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 12:47 hs

    Teremos um segundo “MENSALÃO GATE?!…” Seria o Ministro do Trabalho Manoel Dias o novo “ROBERTO JEFFERSON” desse novo escandalo?… Se demitirem ele, com certeza teremos outro “TERREMOTO POLITICO” de 10.0º na ESCALA RICHTER… Sempre quando ficamos sabemos de algum escandalo é porque “ALGUÉM DE DENTRO DO ESQUEMA” foi contrariado, ou tentaram diminuir o pedaço do bolo da corrupção que lhe era destinado… Sempre… É assim que funciona, a “MÁFIA” age dessa maneira em qualquer lugar do planeta… Como o povo é inocente útil, massa de manobra!…

  6. quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 14:23 hs

    Esse Ministro é uma verdadeira piada. Se êle sabe de irregularidades efetuadas por outros políticos deveria como deve ter hombridade suficiente para expo-las, doa a quem doer. Êle é um Ministro que deve satisfação não ao governo, mas sim a Nação Brasileira. Cumpra o seu papel, não intimide o governo ou seus adversários, par única e exclusivamente permane cer no Miistério. Pense na sua Pátria e não no seu cargo.

  7. sandra arendt
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 15:18 hs

    Espero não ter que dizer: “Benvindo ministro ao time dos que são prejudicados por tentar trabalhar corretamente, sem conchavos, marcutaias e coisas do gênero”.
    Agora me conta, porque não tomar providẽncias já, e esperar ser demitido para fazê-lo? Também não me parece correto. Quem sabe e cala consente.

  8. Vingador
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 18:05 hs

    Ordinário, é isso que você é, se te mandarem embora você entrega, tem a obrigação de denunciar tudo, se te mandarem ou se não te mandarem, onde esta o Ministério Público que não convoca esse homem para falar (na marra);

  9. antonio carlos
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 20:13 hs

    Meu Deus do céu a que ponto chegamos? Que gentalha a companheira presidanta escolheu para ministro, o cara tem a petulância de dizer que vai sair atirando? Se chegamos ao fundo do poço ainda não tenho certeza, mas que estamos bem próximo dele, disto não tenho a menor dúvida.

  10. NARIZ DE FOLHA
    quarta-feira, 18 de setembro de 2013 – 22:15 hs

    MUITO BEM SR, MANECO DIAS. ENTREGUE TODO MUNDO, ATÉ AS GANGUES DAS ONGS E OCIPES DO PT.

    ABRA O BICO. NO MOMENTO VAI SER O SEU MELHOR ATO NO MINISTÉRIO.

    ELE DIZ QUE ACABOU COM A ROUBALHEIRA ? E NUNCA ENTREGOU NINGUÉM ? ENTÃO FOI CONIVENTE COM OS LADRÕES ?

  11. MENSALEIRO JUNIOR
    quinta-feira, 19 de setembro de 2013 – 9:16 hs

    ESSE É O NIVEL DOS MINISTROS DO GOVERNO DILMA, E AQUI VAI UM CONSELHO PARA O CRISTOVÃO,SAI DESSE PARTIDO POIS VC NÃO É DA LAIA DELES,SAIA ANTES QUE A LAMA TE ATINJA TAMBEM,POIS QUEM COM PORCO ANDA ACABA SE CHAFURDANDO NA LAMA TAMBEM. O MINISTRO NÃO SERÁ DEMITIDO POIS AMEAÇOU QUE VAI ENTREGAR TODO MUNDO. E QUEM TEM RABO PRESO TEM MEDO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*