Investimentos caem e estado das rodovias federais piora sob Dilma | Fábio Campana

Investimentos caem e estado das rodovias federais piora sob Dilma

Da Folha de S.Paulo:

A incapacidade financeira e gerencial de expandir os investimentos com dinheiro da arrecadação de impostos explica a decisão _tardia_ de conceder a exploração de mais rodovias federais ao setor privado.

Depois de crescerem ao longo do segundo governo Lula, os gastos do governo com obras em transporte rodoviário empacaram no governo Dilma Rousseff. Se considerado o período de 12 meses encerrado em agosto passado, os desembolsos são inferiores aos de 2010.

De R$ 10,3 bilhões, no último ano do ex-presidente, o montante caiu para R$ 8,5 bilhões _e a queda é ainda mais aguda se incluída na conta a inflação do período. Trata-se de uma exceção no gasto federal, que, no período, bateu recordes sucessivos.

A qualidade das rodovias federais também piorou, segundo a pesquisa anual realizada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Há três anos, a entidade classificava 19,1% da extensão inspecionada em estado ruim ou péssimo; no ano passado, foram 21,7%. Já o percentual de ótimo e bom caiu de 44,8% para 40,3%.

O transporte rodoviário, de longe, é o setor que mais recebe investimentos do Tesouro Nacional _a educação básica, segunda colocada, não chega aos R$ 5 bilhões anuais. Por isso, é um termômetro do desempenho federal em infraestrutura.

As explicações oficiosas para o mau desempenho estão desgastadas: primeiro, dizia-se ser natural uma queda dos gastos no início do governo, porque um novo ciclo de obras estaria sendo inaugurado; depois, que seria uma consequência da troca de comando no Ministério dos Transportes devido a acusações de irregularidades. Mais recentemente, houve a greve dos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Os dados mostram que o governo Dilma tem dificuldade em expandir os investimentos de maneira geral, a despeito da imagem pública de obsessão gerencial cultivada pela presidente. Sua administração demonstra maior vocação para elevar gastos sociais, em especial com educação e benefícios sociais.


8 comentários

  1. antonio carlos
    sexta-feira, 13 de setembro de 2013 – 19:22 hs

    A companheira presidanta quer que os concessionários enfiem a mão no bolso, mas não quer que elas reajustem as tarifas. E se a coisa está ruim, vai piorar, porque o grito das ruas não espantou só o governo, mas os investidores também. É pena que os os buracos não se intimidem com o grito nenhum.

  2. sexta-feira, 13 de setembro de 2013 – 19:59 hs

    Dinheiro,para a logistica de aeroportos,viária, ferroviária,esta indo para o bolso de políticos,pode cobrar os de sua região,porque e pura verdade

  3. dieter
    sexta-feira, 13 de setembro de 2013 – 22:49 hs

    Mas como sempre as mentiras enganam os eleitores otários e que acham que o paIs está maravilhosamente bem assim como o governo da dilmANTA, A BURRA INCOMPETENTE.

  4. NARIZ DE FOLHA
    sábado, 14 de setembro de 2013 – 0:33 hs

    E A PICARETAGEM COSTUMEIRA DO PT NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    PICARETAGEM IGUAL O DESCONTO MANDRAKE E MALANDRO QUE A DILMA DEU NAS CONTAS DE LUZ, DEU UM DESCONTO DEMAGÓGICO, MENTIROSO, E DEPOIS COBROU O DESCONTO DOS MESMOS TROUXAS CONSUMIDORES DE ENERGIA DO PAÍS.

    SÓ DÁ INCOMPETENTE E DEMAGOGO NO PLANALTO PETISTA.

  5. sábado, 14 de setembro de 2013 – 1:30 hs

    Em 1º lugar IPVA ou PEDAGIO!!! 2 jº governo Dilma do PT esta igual ao do Beto richa,ja viu que nao ira se ganha sua releição e esta vendendo tudo e todos e nós só olhando igual a um bando de caipiras chupando cana e tirando fiapo da boca…

  6. NARIZ DE FOLHA
    sábado, 14 de setembro de 2013 – 18:45 hs

    É A INCOMPETÊNCIA DOS PETISTAS AFLORANDO DOS BURACOS DOS ASFALTOS DAS RODOVIAS FEDERAIS EM TODO O PAÍS.

    É A incomPeTência tradicional do PT.

  7. Parreiras Rodrigues
    domingo, 15 de setembro de 2013 – 9:25 hs

    Falando nisso, tamos pensando em trocar o nome de Estrada Boiadeira para Estrada Jabuti, Tartaruga, Cágado…

  8. new
    domingo, 15 de setembro de 2013 – 21:07 hs

    Dilma, investe em ferrovia mesmo !

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