Gilberto Carvalho fez lobby por ONG suspeita | Fábio Campana

Gilberto Carvalho fez lobby por ONG suspeita

Do Josias de Souza, UOL:

Investigação da Polícia Federal revela que uma ONG que desviou R$ 18 milhões das arcas do Ministério do Trabalho contou com o lobby de um personagem bem posto na engrenagem do poder: o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). Chama-se Ceat, sigla de Centro de Atendimento ao Trabalhador.

Em diálogos telefônicos captados pela PF, membros da ONG de fancaria se referem ao ministro como “interlocutor”. Num dos grampos, ouve-se uma conversa sobre a perda de espaço da entidade na pasta do Trabalho. A presidente da ONG, Jorgette Maria Oliveira, soa assim: “Gilberto Carvalho irá resolver isso.”

Segundo a PF, Gilbertinho, como o ministro é conhecido, recebeu os membros da “quadrilha” no Planalto. Seu interlocutor mais frequente era o padre Lício de Araújo Vale, identificado no inquérito como “articulador dos constantes aditamentos irregulares junto ao Ministério do Trabalho”.

Ouvido, Gilbertinho reconheceu que “recomendou” a ONG a dois ex-ministros do Trabalho, Carlos Lupi e Brizola Neto. Fez isso, segundo disse, a pedido das arquidioceses de São Paulo e do Rio. Arquie cardeais da Igreja Católica de São Paulo e do Rio. “Mas eu nunca pedi que forçassem uma barra para o Ceat”, afirmou.

“Quando houve as prisões eu pensei que devia ser engano muito grave, alguma pirotecnia”, contou Gilbertinho. “Liguei para o Zé Eduardo [Cardozo, ministro da Justiça], ele disse que era coisa séria. Tentei falar com d. Cláudio Hummes, estava em retiro. Dom Odilo Scherer já sabia das prisões, muito surpreso.”

O ministro demonstra inconformismo. “Esse é o típico caso em que a gente deu apoio confiando muito na posição da Igreja. O Ceat sempre foi o orgulho da Igreja. Não estou dizendo que há algum culpado, mas agimos baseados nas recomendações de dom Cláudio Hummes e dom Odilo Scherer e de dom Orani (cardeal do Rio). Quem sempre reforçou a referência sobre padre Lício foram eles. Padre Lício sempre teve comportamento irrepreensível.”

O ministro escorou-se na Santa Madre Igreja: “Esse é o típico caso em que a gente deu apoio confiando muito na posição da Igreja. O Ceat sempre foi o orgulho da Igreja.” Se acompanhasse mais de perto o notíciario sobre o Banco do Vaticano, Gilbertinho teria se dado conta de que mesmo na Igreja já não há pecado original.


16 comentários

  1. Vingador
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 18:31 hs

    ESSE AI SE PUXAR A CAPIVARA DA CORRUPÇÃO DA VOLTA NO PALACIO DO GOVERNO.

  2. Nelson Edison de Moura Rosa
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 18:55 hs

    Uma sugestão para a Polícia Federal e o GAECO.
    A próxima investigação que tiverem e for endereçada a membros do PT, batizem-na de OPERAÇÃO DESMANCHE DA CORRUPÇÃO!

  3. jobalo
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 19:07 hs

    Esse é o maior trampa da cupinchada da dilma agora pergunta se ele sabe quem matou o celso daniel….

  4. Ditão
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 19:12 hs

    Será que tem pelo menos um cara petista que seja honesto?????

  5. TROLL
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 19:43 hs

    Estava demorando para esse “coroinha do capeta” mostrar as unhas!!!!
    E assim, os irmãos PTralhas vão aparecendo, um a um!
    Está no DNA. ( não só deles que lideram o campeonato nacional de tungagem, mas via de regra, de toda a classe política que francamente é uma MERDA neste País).
    Ah… quase esqueci dos BOSTÕES do Judiciário que na próxima quarta feira deverão dar mais um show de cagadas homéricas nas nossas cabeças.
    VIVA LA PÁTRIA AMADA e deflorada.

  6. Ney Camargo Machado Filho
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 19:50 hs

    Ministro e emenda está pior que o soneto. Logo o sr. que foi seminarista. Parece que não leu a obra do nosso escritor Bernardo Guimarães ” O Seminarista”- 1872.Inconformados estamos nós sr Ministro com tamanho amadorismo para cuidar das coisas públicas

  7. JC PITANGA
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 19:51 hs

    Esse é o típico jeito do PT governar. KKKKK

  8. Irineu
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 20:17 hs

    O fato é que devido aos vários escândalos envolvendo políticos do alto escalão do governo, até a igreja acaba cedendo as oportunidades dos desmandos.

  9. NARIZ DE FOLHA
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 20:18 hs

    ATÉ O PDT DO BRIZOLA FOI ENVOLVIDO PELAS TÉCNICAS DE CORRUPÇÃO DOS PETISTAS, HOJE CAMPEÕS NA GRANDE ÁREA BRASÍLIA, E MARCAM UM GOL A CADA MINUTO.

    O BRIZOLA, ALÉM DE TER QUE ENGOLIR O “SAPO BARBUDO” DO LULA, ESTÁ TAMBÉM ENGOLINDO E SORVENDO A CORRUPÇÃO PETISTA QUE CONTAMINOU SEUS PUPILOS,

  10. antonio carlos
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 20:26 hs

    Esta ONG é uma vergonha, porque a CNBB não acabou com ela ainda. Estão esperando o quê? Que joguem-lhe pedras no telhado? Se liguem Eminencias , porque a Igreja de Cristo não pode ser lugar para ladrões e corruptos.

  11. Mane
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 21:30 hs

    Esse coroinha eh do carvalho ! Mais perigoso do 38 na mao de macaco !

  12. Pedro Marquetti
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 22:04 hs

    Eu não acredito que Gilberto Carvalho tenha qualquer participação nisso. Logo ele! – Afinal de contas, estamos falando de um cara tão religioso; tão petista; tão correto; tão lulla; tão zédirceu; tão Dilma; tão delúbio etc etc etc.
    E mais: o pt é aquele mesmo partido que não rouba e não deixa roubar……….
    É MENTIRA TERTA??????

  13. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 22:56 hs

    Ué, cadê Silvestre, Salete Cesconeto…

  14. Do Interior....
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 8:21 hs

    Não se porque mas este cara tem uma cara de pilantra…. Alias, como todos do PT, onde tem dedo do Partido dos Tranqueiras, pode fuçar que ái tem…..

  15. PEDROCA DO TEXAS
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 11:13 hs

    É o que este cidadão mais faz no cargo dele,ser cicerone, falar asneiras e lobis,esquemas. Está mais na cara que pó de arroz.

  16. João Armindo
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 11:24 hs

    Este seminarista, q gosta d monitorar a vida alheia pro chefe, se for bem apertado, exprimido mesmo, acaba contando até quem foi q matou o Celso Daniel…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*