Fruet muda o PDT e desagrada "históricos" | Fábio Campana

Fruet muda o PDT e desagrada “históricos”

Da Gazeta do povo

Manobra partidária de Gustavo Fruet (PDT) azedou a relação entre neo-pedetistas e militantes históricos do partido. O prefeito de Curitiba pediu mudanças no comando da legenda ao diretório estadual, que incluíam a saída de filiados antigos da legenda. O pedido foi aceito pela diretoria estadual do partido. A decisão culminou na renúncia do presidente em exercício da legenda, Léo de Almeida Neves, que se disse surpreso com a decisão.

Ex-deputado federal, Neves era o segundo vi­­ce-presidente do partido em Curitiba, mas exercia a presidência, já que Fruet está licenciado para exercer o cargo de prefeito e Wilson Picler, vice-presidente, está licenciado das atividades partidárias. De acordo com Neves, a direção não chegou a consultá-lo ou comunicá-lo das mudanças. “Não quero ser vice em uma comissão provisória que não ajudei a construir”, resumiu.

A principal discordância é a retirada de alguns militantes do comando do partido, que atua em comissão provisória – ou seja, está sujeito a intervenções da direção estadual. Entre os nomes destacados estão Picler, o vereador Jorge Bernardi, a secretária executiva do partido Nardi Casanova e Sylvio Sebastiani. “Essas pessoas não poderiam ser eliminadas sem uma consulta. Não é democrático”, disse Neves.

Apesar disso, o ex-deputado não considera que há um racha no partido. Ele afirmou que pretende continuar apoiando a gestão de Fruet e que não há um rompimento pessoal com o prefeito. “O Gustavo me fez um e-mail pedindo desculpas, respondi que essa atitude não significa um rompimento pessoal”, diz. “Não há um racha. Só não quero mais ser vice-presidente da comissão provisória”, resumiu.

A decisão também desagradou Bernardi. “Abrimos mão [do comando do partido] quando o Gustavo chegou, mas ele não pode ignorar os companheiros históricos. Da minha parte, já absorvi a violência. Mas não concordo com o que aconteceu com os outros”. Apesar disso, ele isenta o prefeito de qualquer responsabilidade. “Acredito que ele tenha sido induzido ao erro por algum assessor mais afoito e não tenha feito uma leitura adequada do processo político”, disse.

A reportagem tentou entrar em contato com Fruet, mas não teve sucesso até o fechamento desta edição.
App


11 comentários

  1. Mesael Morais
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 11:41 hs

    PARABENS FRUET PELA INTERVENÇÃO.

    NINGUEM AGUENTAVA MAIS ESTES MALUCOS DE LENÇO VERMELHO E BOMBACHA FALANDO 2 HORAS SEM PARAR DO GETULIO E DO BRIZOLA.
    SÃO OS CHATOS.
    PRECISAM FAZER UMA TERAPIA PARA TRATAR O COMPLEXO DO ETERNO RETORNO.
    OU CHAME UM PADRE E BENZA O PDT.

  2. Miguel
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 12:45 hs

    Concordo com o Mesael. Já encheu o saco esse turma de cuia na mão e bombacha com o mesmo discurso. Afinal o Gustavo entrou pra modernizar e já não era sem tempo essa limpa nos nostálgicos.

  3. Brizolista de 4 costados
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 13:13 hs

    Essa mudança, acredito, veio para o bem. É inadmissível o PDT da Capital, tendo o prefeito, continuar como um partidinho nanico.

    Tem dois ótimos vereadores, mas poderia ter 4 ou 5, se fosse melhor organizado.

    Defendo que os ícones históricos do PDT não sejam esquecidos, mas tudo no seu devido lugar. A política atual é dinâmica, diferente da política praticada por Getúlio, Brizola e outros.

    O partido que não se modernizar, nas próximas eleições levará um pontapé no traseiro . Esse foi o recado das ruas.

    É por aí. O Gustavo tardiamente coloca o PDT nos trilhos da modernidade.

  4. Guardião da sua História
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 14:31 hs

    O Próprio Fruet usa uma frase cada um é guardião da sua história.

    Neste caso, quando o Fruet não respeita a história e seus historiadores, fatalmente não reconhece ninguém.

    Lamentável Fruet saber que você é um mentiroso que usa as pessoas e nada mais.

    Não vai terminar bem esta sua tragetória política, tenha certeza disso.

    Está queimando o filme com muita gente boa e que tem crédito na praça.

    Você simplesmente é um safado Fruet, enganador e sem caráter.

  5. CAPÃO DA IMBUÍA
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 15:24 hs

    Excelente medida do Gustavo, o PDT precisa de oxigenação, novas idéias e novos rumos, tem muita gente boa chegando no partido e os bons permanecerão.

  6. antonio carlos
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 17:08 hs

    Bem feito velharada, puseram o lobo para cuidar do galinheiro, e agora estão pagando o preço.

  7. Marco
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 18:08 hs

    O Prefeito Gustavo Fruet solicitou ao Diretório Estadual o preenchimento dos cargos que estavam vagos no Diretório Municipal, não existe nenhuma surpresa nesta solicitação e que sejam bem vindos os novos companheiros.
    O que não ficou bem esclarecido, talvez por falta de conhecimento do Sr. Ex Vice-Presidente, é o motivo da discordância que o mesmo alega ser o motivo de sua renúncia.
    O Vereador Jorge Bernardi e o Sr. Sylvio Sebastiani, continuam fazendo parte do Diretório Municipal e o Sr. Wilson Picler está afastado de suas atividades partidárias.
    O que não pode continuar acontecendo durante as reuniões mensais do PDT, as pessoas fazerem uso da palavra livre para tecer pesadas críticas aos nossos dirigentes e companheiros de Partido sem a presença dos mesmos no local e na maioria das vezes sem razão alguma. Os filiados que participam destas reuniões exigem providências no sentido de se mudar a estrutura das mesmas.

  8. josé carlos de andrade
    sábado, 28 de setembro de 2013 – 20:57 hs

    acho que o Gustavo tem que se preocupar com a prefeitura que está parada, com os funcionários estão descontentes com o plano de cargos que está sendo apresentado e que não melhora nada a distorção dos salário em relação aos outros poderes e ao resto do mercado… e a soberba de alguns secretários e diretores que se acham no direito de cobrar horário mas não cumprir… e dizer que tudo que vinha sendo feito está errado… porém em 9 meses não fizeram nada além de travar tudo…

  9. Vera
    domingo, 29 de setembro de 2013 – 11:25 hs

    O que nosso prefeito precisava fazer é acabar com esta festa do PT em Curitiba. A maioria deste povo do PT que hoje comanda, é despreparada e sem respeito. Trabalho na educação é só lamento o que está ocorrendo hoje em Curitiba. Em 16 anos de prefeitura nunca vi nada parecido.

  10. carlos maia
    domingo, 29 de setembro de 2013 – 21:22 hs

    O Gustavo não tem nenhuma história com o PDT. Mas enfim, se os caras resolveram entregar o partido para ele de porteira fechada, agora aguentem o “gargamel comer os smurfs !” kkkk

  11. Rogério Kormann
    segunda-feira, 30 de setembro de 2013 – 1:29 hs

    Sempre defendi está sigla, defendi e lutei arduamente na campanha do Fruet, por entender que era o melhor pra nossa cidade, mas confesso que é muito triste ver intervenção num partido DEMOCRÁTICO, fico triste pelo Léo, pessoa fantástica, batalhador e defensor desta sigla como poucos, e principalmente pela Nardi, quem aprendi a admirar e respeitar dentro do partido. Deixo aqui minha indignação com a postura e a condução do partido.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*