'Fogo amigo' quer impedir leilão do pré-sal | Fábio Campana

‘Fogo amigo’ quer impedir leilão do pré-sal

Da Folha de S. Paulo:

Uma força-tarefa está sendo montada pelos opositores do primeiro leilão do pré-sal, em 21 de outubro, para tentar cancelar a venda do campo de Libra, na bacia de Santos. Ao contrário de outros leilões, em que o governo enfrentava apenas a resistência de sindicatos do setor, agora a Advocacia-Geral da União terá pela frente também o “fogo amigo” de ex-colaboradores do governo Lula, como Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, e Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras.

Aos dois se reuniu o advogado Fábio Konder Comparato, que prepara a ação popular contra a venda. “É mais uma das decisões em que se rasga a Constituição e as leis para favorecer empresas estrangeiras”, disse Konder.

Em outro front, a Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobras), a Federação Única dos Petroleiros e o Sindicato dos Petroleiros preparam uma série de ações na Justiça, no Congresso e nas ruas para barrar o leilão.

Segundo Sauer, o leilão é “contra o interesse nacional e cumpre um papel subalterno em termos geopolíticos e estratégicos”. Para ele, Libra deveria servir para fortalecer a Petrobras.

O presidente da Aepet, Fernando Siqueira, acredita que conseguirá evitar o leilão. “Assim como anulamos a oitava rodada [de licitações da ANP], vamos anular essa.”

Advogada da ANP (Agência Nacional do Petróleo) na época da oitava rodada, em 2006, Marilda Rosado afirmou que há sempre ações tentando impedir os leilões, mas não se esperava que uma delas conseguisse, como aconteceu à época.

Um projeto de decreto legislativo contra o leilão foi apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) na semana passada. As explicações que serão dadas no Congresso sobre as suspeitas de espionagem dos EUA na Petrobras pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, hoje, e pela presidente da Petrobras, Graça Foster, amanhã, podem aumentar a adesão de parlamentares às iniciativas.


3 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 12:35 hs

    Este sujeito é louco de pintar unha de galinha. Juntando ele, um certo senador do Paraná, Maria da Conceição Tavares e outros dá para lotar um hospício.

  2. GASTÃO
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 23:06 hs

    ESTAS PORCARIAS DE PLATAFORMAS, ESTÃO ACABANDO COM OS MEUS “ROBALOS”
    ””VAMOS BUSCAR A ENERGIA LIMPA””

  3. quinta-feira, 17 de outubro de 2013 – 22:46 hs

    Porque vender quanto vai custar qual custo beneficio para o brasil?
    São estas palavras que o povo Brasileiro mas o povo Brasileiro de verdade A duvida gera confusão mas as resposta mentirosa também, que possamos fazer, vendem tudo sem pedir opinião ao povo Brasileiro que vai sentir na pele ate o dia de sua morte e de seus filhos e netos não é como políticos que só vive quatro anos o resto termina em pizza, E povo Brasileiro podíamos no futuro aumentar os salario dos policiais professores médicos e ETC só com pré-sal mas nos ficamos na politica errada de greve sem muito sentido quanto na realidade deveríamos lutar para que isso seja explicado,Para os nossos General que vai mandar tropas para essa ditadura politica Reflitam Essa é a Hora

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*