Câmara de Curitiba aprova limite mensal para concessão de honrarias | Fábio Campana

Câmara de Curitiba aprova limite mensal para concessão de honrarias

Do G1 PR:

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (16) um limite mensal para requerimentos de votos e moções de apoio e desagravo pelos parlamentares da Casa. A emenda tramita junto a uma série de modificações ao Regimento Interno, que a Câmara vota desde quarta-feira (11), incluindo o fim do voto secreto nas deliberações – aprovado em primeira votação.

A proposta de limitar em cinco o número de homenagens que cada vereador pode apresentar por mês é de Serginho do Posto (PSDB), e deve ainda passar por mais uma votação no plenário. Segundo o autor, o objetivo é criar um método de votações de votos de louvor e moções que não interfiram no andamento dos trabalhos legislativos. “A Câmara de Curitiba sofre com o elevado e excessivo número de proposições do gênero”, justifica Serginho do Posto.

O tema gerou debate entre os vereadores, que alternaram falas em defesa e contra a proposta. “Meu voto será contrário para atender a comunidade. Quero atender quando solicitada”, afirmou Noêmia Rocha (PMDB). A opinião da vereadora foi endossada por Jorge Bernardi (PDT), também crítico da mudança. “Aprová-la é atestar que nós não temos bom senso”, sustentou.

No entanto, prevaleceu entre a maioria a intenção de limitar as honrarias. “Limitar é manter a qualidade dos certificados”, defendeu Aílton Araújo (PSC). Entre os argumentos, Tico Kuzma (PSB) disse que em algumas situações chega a ficar constrangido em votar determinados requerimentos de louvor. Jony Stica (PT), por sua vez, defendeu o número apresentado. “Mais do que cinco por mês não é necessário”.


5 comentários

  1. Tisa Kastrup
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 15:17 hs

    É muito: 38 (vereadores) X 5 (moções para cada um) = 190 homenagens por mês. Certamente nossos ilustres vereadores têm coisas mais importantes a fazer e a votar num mês! Ou não?

  2. Nelson Edison de Moura Rosa
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 18:52 hs

    É isto aí vereadorzada…. São diárias… São homenagens… Que acabam por registrar recursos para próximas campanhas…Me digam uma coisa: Quando vão realmente trabalhar e cumprir o juramento feito no dia da posse?

  3. Irineu
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 20:29 hs

    O elevado número deve-se ao fato de os distintos cavalheiros não terem muito o que fazer em prol da comunidade.

  4. TROLL
    segunda-feira, 16 de setembro de 2013 – 21:07 hs

    Olha só o que esta cambada está discutindo!!!!
    Vão solenemente a PQP!

  5. Dino
    terça-feira, 17 de setembro de 2013 – 21:05 hs

    Essa cambada envergonha a sociedade.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*