Aécio defende redução do número de ministérios | Fábio Campana

Aécio defende redução do número de ministérios

Durante palestra a empresários, nesta segunda-feira (30), em São Paulo, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), falou em um “eventual governo do PSDB” e defendeu a redução do número de ministérios para a metade — hoje são 39.

“Num eventual governo do PSDB, e falo em tese, obviamente, trocaria metade dos ministérios –deixaria com 20, 21– por uma secretaria de desburocratização, que simplifique o setor de negócios e estimule os que querem empreender mais.”

O provável candidato tucano à Presidência da República em 2014 disse que o Estado eficiente, com estímulo à meritocracia e aos investimentos privados é a chave para o desenvolvimentos econômico do Brasil.

Com discurso de pré-candidato, o senador enumerou quatro pontos para a retomada do crescimento no Brasil: simplificação do sistema tributário que atinja médias e grandes empresas, investimento em educação, abertura da economia e inserção da produção brasileira em cadeias globais e incentivo em inovação.

“Acho que é possível, sim, termos um processo de simplificação tributária, inspirado no que aconteceu para pequenas e micro empresas. Nossa disposição é apresentar em 12 meses um conjunto de medidas para facilitação e simplificação do ambiente de negócios”.

Aécio também defendeu a participação do setor privado nos investimentos, principalmente no setor de inovação. “Só vamos retomar o rumo quando o setor público compreender que o setor privado não é um inimigo a ser combatido, é um parceiro essencial para alavancar investimentos”, explicou o tucano.

Para ele, a recente estagnação da economia brasileira começou a partir de 2008, durante o governo petista, quando foi criado”um ambiente hostil à vinda de investimentos” para o país.

CAIXA 2 DO PT

Aécio classificou como “extremamente grave” o caso revelado pela Folha que mostrou cabos eleitorais que aparecem como “voluntários” na prestação de contas da campanha da presidente Dilma, em 2010, mas que afirmam ter recebido pelo trabalho.

“É o PT confirmando o que o presidente Lula falou que eles faziam”, disse o senador em referência ao caixa dois. Segundo o tucano, ainda nesta segunda os advogados do PSDB vão anunciar os instrumentos legais que o partido usará para pedir a revisão de contas da campanha petista.

BOLSA FAMÍLIA

Aécio comentou ainda sobre o Bolsa Família, principal vitrine do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o tucano, também num eventual governo do PSDB, dez ações serão apresentadas pelo partido em relação ao programa.

“A base será a fiscalização. O beneficiário precisa receber, uma vez por ano, a visita de um assistente social que possa avaliar como anda a evolução da família do ponto de vista de serviços”, disse o senador.

Para ele, o pai de família beneficiário pelo programa precisa ter a garantia “pelo menos por um período” de que não irá perder o dinheiro mensal caso volte para o mercado de trabalho. “Vamos dar segurança para que as pessoas façam essa transição”.


8 comentários

  1. verde oliva
    segunda-feira, 30 de setembro de 2013 – 20:45 hs

    Como senador, o que já fez para a redução do fabuloso número de ministérios ?

  2. verdade
    segunda-feira, 30 de setembro de 2013 – 21:29 hs

    Palhaço, demagogo! Pq não fez isso qdo era Governador?

  3. silvajr
    segunda-feira, 30 de setembro de 2013 – 23:31 hs

    Fogos de artifício para receber Aécio em Curitiba causam matança de pássaros
    inShare

    Os moradores do entorno do bosque do antigo cassino Ahu se propõem fazer nesta segunda a contagem dos pássaros mortos pelo foguetório tucano, sábado, para recepcionar Aécio Neves, na Sociedade Urca.

    Considerado um ninhal e habitat das mais variadas espécies, o bosque estaria a salvo de qualquer manifestação barulhenta pelo consenso dos moradores, religiosos e alunos do colégio estadual Aline Pichet. Os fogos foram proibidos nas festas de casamentos na igreja de Santo Agostinho e no salão de festas do Provincialato das Irmãs da Divina Providência, depois de confirmado que os foguetórios provocam mortes de pássaros assustados.

    Duas baterias de fogos de alguns minutos foram feitas na chegada e na saída do presidenciável, enquanto Aécio e Beto Richa eram carregados, deixando várias aves mortas no local.

  4. silvajr
    terça-feira, 1 de outubro de 2013 – 0:12 hs

    Vamos conversar?

    Pautas para a conversa.

    – As privatizações no governo Fernando Henrique e o custo delas para o Brasil

    – O mensalão mineiro

    – Supostos desvios de recursos da saúde no governo de Minas Gerais

    – A investigação do cartel do metrô no governo de SP

    – Os motivos que levaram o PSDB a ser contra o Bolsa Família no início do governo Lula

    – Por que o PSDB é contra o Mais Médicos

    – O silêncio da mídia mineira em relação ao governo de Minas, denunciado como censura econômica por vários jornalistas e movimentos sociais.

    – Os motivos que lhe levaram a rejeitar a usar o bafômetro numa blitz no Rio de Janeiro.

    – O que o senhor achou daquele texto em espaço editorial, assinado por Mauro Chaves, no jornal O Estado de S. Paulo, cujo título era “Pó parar, governador”.

    – Qual a sua real opinião sobre o ex-governador José Serra. É verdade que o senhor e ele têm dossiês impressionantes um contra o outro?

    Listei apenas 10 pontos iniciais. Mas como na internet não há limite de tempo, podemos ficar horas conversando. Papo reto, senador. Sem papas na língua. Que tal?

    Então, só pra finalizar, vou imitá-lo.

    E aí, senador Aécio Neves, vamos conversar?

  5. Vigilante do Portão
    terça-feira, 1 de outubro de 2013 – 3:50 hs

    Quando foi governador de Minas, reduziu o número de Secretarias?

  6. VISIONÁRIO
    terça-feira, 1 de outubro de 2013 – 4:52 hs

    Se conseguir… O número de ministério do governo PT é desco-
    munal. É um verdadeiro cabide de emprego para incompetentes,
    ladrões e desocupados.

  7. Aline
    quarta-feira, 2 de outubro de 2013 – 21:43 hs

    Para Verdade,
    Aécio como governador de MINAS GERAIS fez.

  8. Aline
    quarta-feira, 2 de outubro de 2013 – 21:44 hs

    Para os demais também…
    Procurem se informar e deixem de ser PELEGOS do PT.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*