De Ana Paula Leitão, Diário do Poder:
Assim como os três réus no processo do mensalão, 95 deputados também boicotaram a votação da cassação do mandato do deputado ladrão Natan Donadon (sem partido-RO), que foi absolvido pela Câmara na noite desta quarta-feira (28), mesmo estando preso no Complexo Penitenciário da Papuda após condenação transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Levantamento feito pelo Diário do Poder revela que o PT foi o partido que mais se absteve na votação. De 88 deputados, 20 simplesmente se recusaram a dar seu voto sobre o processo contra Natan Donadon. Em segundo lugar, está o PMDB, com 15 faltosos. Depois, seguem PP, PSD, PR, PSD, PSB, todos aliados da presidente Dilma Rousseff.
Os oposicionistas PSDB e DEM também colaboraram para o boicote que absolveu o presidiário, somando 12 faltosos.
Segundo governistas, a absolvição de Donadon abre precedente para salvar o mandato dos deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réus condenados no processo do mensalão, cujo julgamento deverá ser finalizado ainda este ano no STF.
Confira, a seguir, a lista por partido dos deputados que não votaram na cassação de Natan Donadon:
PT – 20
Weliton Prado PT /MG
Iriny Lopes PT/ES
Joao Paulo Cunha PT/SP
Vicentinho PT/SP
Bohn Gass PT/RS
Josias Comes PT/ BA
Luiz Alberto PT/BA
Miguel Correa PT/MG
Odair Cunha PT/MG
Rogerio Carvalho PT/SE
Marina Santana PT/GO
Biffi PT/MS
Angelo Vanhoni PT/ PR
Pedro Uczai PT/SC
Marcon PT/RS
Ronaldo Zulke PT/RS
Beto Faro PT/PA
Anselmo de Jesus PT/RO
Artur Bruno PT/CE
Pedro Eugenio PT/PE
PMDB – 15
Gabriel Chalita PMDB/ SP
Carlos Bezerra PMDB/MT
Andre zacharaw PMDB/PR
Darcisio Perondi PMDB/RS
Eliseu Padilha PMDB/RS
Alceu Moreira PMDB/RS
Asdrubal Bentes PMDB/PA
Jose Priante PMDB/PA
Junior Coimbra PMDB/ TO
Renan Filho PMDB/AL
Arthur O Maia PMDB/BA
Mario Feitoza PMDB/CE
Genecias Noronha PMDB/CE
Leonardo Quintao PMDB/MG
Newton Cardoso PMDB/MG
PP – 12
Toninho Pinheiro PP/MG
Beto Mansur PP/SP
Guilherme Mussi PP/ SP
Paulo Maluf PP/SP
Pedro Henry PP/MT
Afonso Hamm PP/ RS
J. Otavio Germano PP/RS
Renato Moling PP/RS
Vilson Covatti PP/RS
Renzo Braz PP/MG
Luiz Fernando PP/MG
Jose Linhares PP/CE
PSD – 10
Joao Lira PSD/AL
Manoel Salviano PSD/CE
Marcos Montes PSD/MG
Edson Pimenta PSD/BA
Fernando Torres PSD/BA
Jose C Araujo PSD/BA
Sergio Brito PSD/BA
Eliene Lima PSD/ MT
Heuler Cruvinel PSD/GO
Eduardo Sciarra PSD/PR
PR – 8
Laercio Oliveira PR/SE
Bernardo Santana PR/MG
Manuel Rosa Nega PR/RJ
Zoinho PR/RJ
Waldemar Costa Neto PR/SP
Ze Vieira PR/MA
Vicente Arruda PR/CE
Inocencio Oliveira PR/PE
PSB – 6
Paulo Foletto PSB/ES
Camarinha PSB/SP
Alexandre Roso PSB/RS
Beto Albuquerque PSB/RS
Antonio Balkmann PSB/CE
Sandra Rosado PSB/RN
PSDB – 6
Carlos Roberto PSDB/SP
Vanderlei Macris PSDB/SP
Marco Tebaldi PSDB/SC
Pinto Itamaraty PSDB/MA
Sergio Guerra PSDB/PE
Marcus Pestana PSDB/MG
DEM – 6
Eli Correa Filho DEM /SP
Jorge Tadeu Mudalem DEM/SP
Abelardo Lupion DEM/PR
Lira Maia DEM/PA
Betinho Rosado DEM/RN
Claudio Cajado DEM/BA
PDT – 3
Enio Bacci PDT/RS
Giovani cherini PDT/RS
Geovanni Queiroz PDT/PA
PCdoB – 2
Jandira Feghali PCdoB/RJ
Alice Portugal PCdoB/BA
PPS – 2
Arnaldo Jardim PPS /SP
Almeida Lima PPS/SE
PSC – 2
Marco Feliciano PSC/SP
Nelson Padovani PSC/PR
PTB – 2
Sabino C Branco PTB/AM
Jovair Arantes PTB/GO
PV – 1
Eurico Junior PV/RJ
PMN – 1
Jaqueline Roriz PMN/DF
PRB – 1
Vilalba PRB/PE
PTdoB – 1
Rosinha da Adefal PTdoB/AL
18 comentários
É bom divulgar mesmo os nomes, será que eles não votaram por algum motivo pessoal?
Angelo Vanhoni, André Zacharow, Eduardo Sciarra, Abelardo Lupion, e Nelson Padovani são os paranaenses que se abstiveram de votar no condenado/presidiário, segundo se vê da relação acima divulgada. Sinto alívio por nunca ter votado em qualquer um deles, mas lamento pelo Paraná estar tão mal representado na Casa do Espanto. Efetiva e lamentavelmente não são bons exemplos de representação popular.
A PARTIR DE HOJE FICA CRIADO O PPDOB(PARTIDO DA PAPUDA DO BRASIL)
E os que compareceram votaram pela manutenção do mandato do condenato!
Votaram assim para livrar os condenados do mensalão e para boicotar o STF. Como se a condenção na justiça fosse culpa do judiciário!. A culpa pela condenação foi deles mesmos que enveredaram para o lado imoral e para a ladroagem.
O Brasil ainda está longe de melhorar. Para chegar onde alguns países chegaram há 100 anos ainda vai muito tempo….
Que horror, até o presidente do PSDB participou desta maracutaia, porque ele também foi dos que não votaram pela cassação de deputado ladrão. Estou com grande vergonha du cumpádi, Vanhoni e Lupion também estão nesta de apoiar ladrão. Já não tinham o meu voto, e agora não terão nunca mais.
Toda casa dividida não subsistirá, portanto, parabéns aos senhores deputados por se unirem para salvaguardar um companheiro que se encontra em dificuldades. Isso mostra somente uma coisa, que a união faz a força, devemos seguir este exemplo sublime de união a qualquer custo, mesmo que as circunstâncias caminhem contra, precisamos ser enérgicos e agir de acordo como que acreditamos ser o certo a fazer, mesmo que muitos sejam contra. novamente reitero minhas congratulações aos EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DEPUTADOS! Como Brasileiro que sou, me orgulho e poder dizer que tenho em vocês um exemplo a seguir!
S E M C O M E N T A R I O S………………….CHAVE DE OURO DA ERA PT
Esses caras dão mais uma prova de que não são dignos de estarem
no congresso nacional. VOTO ABERTO JÁ!
Os mensaleiros também não serão cassados. Coisas do PT.
Por quê será que a PTzada ajudou aliviar o safado do DONADON ?Creio que não é muito díficil de entender,daqui uns dias tem os amiguinhos do mensalão.Aí sabe, uma mão lava a outra.
Mais palhaçada foi os 131 que votaram a favor da não cassação. Realmente a votação em secreto deve acabar de imediato, isto é uma vergonha nacional, o povão tem que sair nas ruas de novo e principalmente nas Camaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional nas casa de Leis que criam Leis para proteger bandidos.
Copiei a relação dos nomes que votam contra a população, para não correr o risco de um dia conceder meu voto.Tenho certeza de que valores éticos não existem no seu imaginário dessas pessoas. A onda de descontentamento da população volta a crescer pois agora tem certeza que os parlamentares brasileiros não os representa. A indiferença com o povo fica gritante, quando deixam de agir conforme o clamor popular. Na verdade, quem trata o povo como simples subalterno não devia estranhar a contrapartida. O ato é que raros políticos se preocupam com a aquisição de valores morais. Preferem o ilicito a nortear pelo caminho do bem.
NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE O FERNANDINHO BEIRA MAR ESTA PRESO , É TOTAL INCOERENCIA ELE NÃO DESVIA DINHEIRO PUBLICO, VENDE ARMAS E DROGAS PARA MANTER MUITOS NARIZES DE POLITICOS E FILHOS DE POLITICOS QUE SUSTENTAM O NARCO TRAFICO ASSIM COMO MUITOS RICOS FICAM ALEGRES COM O PRODUTO VENDIDO POR ELE. ACHO QUE PRENDERAM POR MEDO DA CONCORRENCIA. O QUE É PIOR UM TRAFICANTE OU UM POLITICO CORRUPTO QUE ROUBA O POVO DEVIA DINHEIRO DA SAUDE M DA EDUCAÇÃO DA SEGURANÇA PUBLICA QUE HOJE NOS FAZ PRESIDIARIOS EM REGIME ABERTO, VIVEMOS REFENS DO MEDOPORQUE OS POLITICOS CORRUPTOS DESVIARAM OS RECURSOS PARA INVESTIMENTOS NAS AREAS BASICAS(SAUDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA)
O que esperar de um Brasil recheados de políticos ladrões que vo-
tam às escondidas (voto secreto) para justificar a manutenção do
mandato de um cara que está preso !? Pura bandidagem. Um Con-
gresso assim tem que ser fechado mesmo. Eu sou otimista sim. Sou
otimista a tal ponto que infelizmente começo a achar que a ditadura
estava melhor do que democracia…
Lamentável!!!!
Esses Safados jamais terão o meu voto.
Poderiam divulgar todos os votos: a favor da cassação; contra e os que se abstiveram… aí sim teríamos um panorama de quem fez o que?…
NOTA DE ESCLARECIMENTO – PORQUE NÃO VOTEI NA SESSÃO DONADON:
Sou advogado, com escritório estabelecido no centro da cidade de Porto Alegre e com grande número de clientes.
Figuro como o primeiro suplente de Deputado Federal pelo PMDB / RS.
No dia 12 de agosto de 2013 reassumi o mandato de Deputado Federal, em razão do titular, Deputado Mendes Ribeiro, haver requerido licença para tratamento de saúde.
Como Advogado, representando o interesse de muitos clientes, quando reassumi o mandato, já havia, antes, firmado compromissos profissionais personalíssimos. Uma vez que ser advogado de alguém é uma eleição de caráter exclusivo.
No dia 29 de agosto – quinta feira – aconteceria, como aconteceu, julgamento para o qual me comprometi em fazer sustentação oral e a fiz, pois meu cliente não aceitava minha substituição. Trata-se de Processo tramitando junto a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Para atender meu compromisso profissional, assumido quando não sabia que poderia vir a ser chamado a reassumir o cargo de Deputado Federal em tal data, pois na suplência voltei às minhas atividades privadas, viajei às 20:02 horas, do dia 28 de agosto – quarta feira – pelo voo 3071 da TAM, de Brasília para Porto Alegre.
No dia 28 marquei presença e atuei durante toda sessão ordinária, até o seu final, orientando a posição da bancada do meu partido na Câmara dos Deputados. Como viajei às 20:02 horas do mesmo dia não me foi possível votar na sessão extraordinária que apreciou o processo que envolvia o Deputado Natan Donadon.
Isto foi o que aconteceu.
ELISEU PADILHA