Para 80% dos brasileiros, o Brasil é burocrático, o que estimula a corrupção | Fábio Campana

Para 80% dos brasileiros, o Brasil é burocrático, o que estimula a corrupção

Do Diário do Poder:

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2002 pessoas em 141 municípios mostra que oito em cada dez brasileiros consideram o Brasil um país burocrático ou muito burocrático. Quase um terço da população (32%) acredita que o Brasil é mais burocrático que o resto do mundo. Questionados sobre os prejuízos do excesso de burocracia, a maioria diz que ela aumenta os preços dos produtos e serviços (77%), dificulta o crescimento do país (73%) e desestimula os negócios (73%).

Mesmo assim, a CNI avalia que aa burocracia não deve ser eliminada, mas, sim, reduzida. “O excesso de burocracia prejudica o país de uma forma geral. Ele aumenta os custos das empresas e, consequentemente, dos preços dos produtos e serviços, além de elevar o dispêndio de recursos públicos e de incentivar a informalidade. Mas não defendemos o fim da burocracia, é preciso ter regras no país”, afirma o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

A pesquisa aponta que mais de dois terços da população (68%) dizem que o governo deveria eleger o combate à burocracia como uma de suas prioridades. Para 73%, o excesso de procedimentos estimula a corrupção, 72% acreditam que incentiva a informalidade e 72% dizem que faz o governo gastar mais do que o necessário. Apesar das reclamações, 63% das pessoas afirmam que a burocracia é importante para evitar o uso indevido dos recursos públicos e 57% acreditam que a burocracia é um mal necessário.

Quanto maior a renda familiar, maior a percepção da pessoa de que o país é muito burocrático. Entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos (R$ 6.780,00 por mês) 98% afirmam considerar o Brasil um país burocrático ou muito burocrático. O percentual cai para 72%, quando se analisa apenas os entrevistados que têm renda familiar de até um salário mínimo (R$ 678,00).


5 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 21:49 hs

    Quem manda mesmo no Brasil, não é o/a presidente. É um tal de Carimbo. O chefe da Casa Civil é o Reconhecimento de Firma. Tem também os Ministros da Cópia Autenticada, da Guia de Recolhimento, e por aí vai…

  2. Willian
    terça-feira, 6 de agosto de 2013 – 9:07 hs

    Redução da burocracia no setor público

    http://www.seae.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=236&tit=Reducao-da-burocracia-no-setor-publico

  3. PIMENTA PURA
    terça-feira, 6 de agosto de 2013 – 9:15 hs

    Nosso país voltará a crescer como gente grande quando o governo insaciá-
    vel deixar de cobrar tantos impostos dos brasileiros. Um país que cobra esta imensa carga tributária e não devolve absolutamente nada ao povão é sim-
    plesmente LADRÃO…

  4. Sergio R.
    terça-feira, 6 de agosto de 2013 – 9:57 hs

    A manchete devia ser: Para 80% dos brasileiros o Brasil é corrupto, o que estimula a burocracia.

  5. Gardel
    terça-feira, 6 de agosto de 2013 – 12:21 hs

    Os políticos nada fazem para mudar esse quadro. Na verdade, isso interessa aos safados do poder..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*