Ney apoia movimento pela manutenção das APAES | Fábio Campana

Ney apoia movimento pela manutenção das APAES

O deputado Ney Leprevost, Líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, manifestou apoio ao movimento que pede a manutenção da Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação). Ney firma assim posição em defesa do texto original aprovado pela Câmara dos Deputados, que preserva os direitos das pessoas com necessidades especiais. Cópia de abaixo-assinado das Apaes no Paraná, foi encaminhada ao Deputado Ney Leprevost.

A mudança na Meta 4, pode acabar com as escolas especiais, como as Apaes, ao interromper os repasse de recursos pelo governo federal. A proposta congela, em 2016, as matrículas nas entidades e, a curto prazo, vai esvaziar a capacidade financeiras das escolas sem fins lucrativos, inviabilizando sua manutenção.A ideia do governo é transferir para a rede de ensino normal as pessoas com deficiência, decisão contra a qual sobram argumentos contrários.

NECESSIDADE

A proposta de alteração no texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. A alteração se refere à inclusão de todos os alunos que estudam em escolas especiais nas escolas regulares da rede pública, o que prevê a extinção das escolas das Apaes, por exemplo, e todas as escolas que atendem exclusivamente alunos especiais.

A idéia seria transformar as Apaes apenas em locais de atendimento, com o encaminhamento dos alunos para escolas normais. A possibilidade está sendo vista como ameaça pela Federação das Apaes do Brasil, especialmente porque prevê cortes nos repasses para estas escolas, o que, aliás, já vem sendo sentido pelas escolas que funcionam junto às Apaes no país.Citando a
Federação das Apaes do Brasil, Ney diz que “as escolas especiais são uma necessidade da comunidade. Isso vem de uma perspectiva de uma inclusão total, de todos os sujeitos com necessidades especiais estarem na rede pública. No entanto, as instituições, as Apaes especialmente, sabem, tanto quanto as pessoas que trabalham com alunos especiais, que nem todos são possíveis de inclusão”.

A defesa da Federação das Apaes do Brasil, em nome de todas as entidades, é preservar, para as famílias e para a comunidade que todos tenham acesso à escolarização, inclusive os alunos com mais comprometimento.


4 comentários

  1. Cesar
    sexta-feira, 16 de agosto de 2013 – 19:02 hs

    Este é o meu amigo Ney Leprevost. Sempre defendendo o povo !

  2. Lediane
    sexta-feira, 16 de agosto de 2013 – 19:07 hs

    Ney Leprevost honra os votos que recebe. Belo trabalho !

  3. Carlos Eduardo
    sábado, 17 de agosto de 2013 – 11:53 hs

    Como esse Ney é bom, né….Nossa….

  4. valquiria
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 19:59 hs

    Sou a favor da manutenção das APAES, concordo sobre a necessidade das APAES,a rede não consegue trabalhar com tantas diferenças e necessidades. Tomara que o deputado possa ajudar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*