MP negocia delação premiada para comprovar propina no cartel dos trens | Fábio Campana

MP negocia delação premiada para comprovar propina no cartel dos trens

De Bruno Ribeiro e Marcelo Godoy, O Estado de S. Paulo:

O Ministério Público Estadual (MPE) está negociando um acordo de delação premiada com os executivos da Siemens para obter provas de supostos pagamentos de propinas a agentes públicos no processo de compra e manutenção de trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e para os metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. As suspeitas recaem sobre contratos assinados entre 1998 e 2007.

A proposta foi feita para um grupo de advogados que defende os seis executivos da Siemens durante uma reunião que contou com a participação de quatro promotores que apuram o caso. Eles devem começar a ouvir o depoimento dos quatro brasileiros e dois alemães que relataram ao Conselho Administrativa de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, as tratativas para a formação do cartel dos trens que atuou em pelo menos cinco licitações. A Siemens e seus executivos estão colaborando.

A negociação para que a Siemens concordasse em denunciar o cartel começou em 6 de março de 2012 e estendeu-se até o fechamento do chamado acordo de leniência, em 22 de maio passado, em São Paulo. A investigação do Cade ainda resultou na abertura de dois inquéritos pela Polícia Federal.

Por meio do acordo, a empresa e os executivos se livram de sanções por causa da formação do cartel – em troca da plena colaboração com a Justiça. As empresas acusadas no caso podem ser obrigadas a ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos. Além disso, podem receber multa de até 20% do faturamento da companhia.

Prejuízo. O Estado mostrou que o prejuízo aos cofres públicos causado pela atentado à livre concorrência pode ter chegado a R$ 557 milhões ou 30% do valor dos contratos assinados – R$ 1,925 bilhão em valores atualizados. Em nota, a Siemens informou que “desde 2007, tem feito grandes esforços para aprimorar seus programas de compliance em todo o mundo, tendo implementado um novo e eficaz mecanismo de controle e investigação”. A nota prossegue afirmando que “como resultado de seus esforços, a Siemens alcançou pontuação de 99% no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI)”.

Por fim, ela diz que “no Brasil, após extensa avaliação, a Siemens foi uma das quatro primeiras empresas a receber o Selo Ético (Cadastro Empresa Pró-Ética) em 2010, concedido pela Controladoria-Geral da União”.


6 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 11:34 hs

    Será que estas empresas atuaram em licitações só no DF e SP? Isso tem cheiro de lulopetismo em ação para vingar a queda da popularidade do governo e tentar arrastar todo mundo. Corrompeu tem que responder. Mas, estes vazamentos têm a as marcas de freada de bicicleta, na cueca dos aloprados.

  2. HAROLDO DANTON
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 12:49 hs

    kkkkk Esse Ministério Público do Parana só investiga indefesos e aquilo que da holofotes ou ……. alias será que já embolsaram os milhões devidos a merecida alimentacão. pobre paraná…

  3. Da Rua
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 13:18 hs

    Pra variar o Caso Siemens está ligado ao PT que na tramoia via Trem Bala e tenta jogar no colo da oposição, tudo na ansia para tomar São Paulo de assalto

  4. ernesto
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 15:08 hs

    O PSDB não aguenta dez minutos de reportagem investigativa. Só tem ladrão e não são presos porque a imprensa protege a quadrilha. Vide o ‘Fantástico’ de ontem, nem uma frase sobre a corrupção do ‘Metrô Paulista’, mas se fosse com o PT levaria todo o programa atacando e pedindo providências. Já passou faz é tempo de simples corrupção trata-se de uma conspiração.

  5. silvajr
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 20:07 hs

    Cadê os tucanos que estavam aqui para comentar a corrupção no ninho, mais sofisticada e bem maior do que o mensalão

  6. sergio silvestre
    segunda-feira, 5 de agosto de 2013 – 23:48 hs

    Isso ai é uma pontinha do que os tucanos roubaram,só para clarear;
    Os pedagios do ZUZINHA,filho do Covas
    O enriquecimento meteorico do Daniel Dantas.
    As negociatas com as telefonicas.
    A pasta cor de rosa,e vai por ai.
    Nos oito anos bicudos,foram surrupiados 1.5 trilhão de reais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*