Dilma dobra viagens após onda de protestos | Fábio Campana

Dilma dobra viagens
após onda de protestos

Da Folha de S.Paulo:

A onda de protestos pelo país mudou a rotina de viagens da presidente Dilma Rousseff, que dobrou a presença em eventos fora de Brasília após os atos de junho.

Dilma, que hoje deverá inaugurar empresa de medicamentos em Itapira (SP), passou, em média, um dia viajando para cada 3,6 dias de governo desde julho.

Antes disso, a marca era de um dia em viagem para cada 7,3 dias de mandato, número quase idêntico ao das gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,4).

Os protestos derrubaram a popularidade da presidente ao pior índice da gestão –ao final daquele mês, só 30% avaliavam o governo como ótimo ou bom. Pesquisa Datafolha, divulgada sábado, mostrou recuperação, de 30% para 36%.

A estratégia inclui ainda mudança no contato com o público. A presidente retomou prática da campanha ao conceder entrevistas a rádios locais em meio às viagens, em que faz brincadeiras e cita questões pessoais.

“Ela está viajando, e a gente quer muito que ela faça isso. Onde a gente vai, mesmo que o enfoque não seja só positivo, sempre se consegue espaço nos jornais regionais”, disse o secretário de Comunicação do PT, Paulo Frateschi.

A ideia no governo é que a presidente também visite os cinco Estados em que ainda não esteve desde a posse: Roraima, Amapá, Mato Grosso, Acre e Espírito Santo.

A oposição vê motivação eleitoral na agenda. “Isso reafirma que [a presidente] quer reverter seu desgaste”, disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Para o cientista político Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília, a nova rotina se inspira em estratégia conhecida no marketing como “foto do dia”. “Os eventos são escolhidos para passar a percepção de ação, de que o governo não está paralisado.”


7 comentários

  1. HENRY
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 10:08 hs

    ESTES corruPTos DO pt “Partido do Trambique”, NUNCA FORAM DE TRABALHAR. GOSTAM MESMO É DA VAGABUNDAGEM, ROUBALHEIRA E DE VIAJAR. TODOS COPIAM SEU MESTRE “maior” (?)

  2. tadeu rocha
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 10:17 hs

    para os brasileiros nao estao nem ai…..que foto bonita em presidenta,,, agora senhora fas milagres, ela ja viu que esses protesto ja parou, é assim os brasileiros dam um passo, outro ja é dificil, voltar atras nunca mais…

  3. Gilmar
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 11:37 hs

    Se o Richa dobrar as viagens ele termina o mandato e fica ainda um bom tempo fora de Curitiba… hehehe

  4. Gardel
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 11:38 hs

    Essa é a vida da companheira, fazer turismo com dinheiro publico. Pois, para governar é necessário competência e inteligencia.

  5. zangado
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 12:39 hs

    Vai embarcar, parceiro?
    Tô fora.

  6. TROLL
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 12:47 hs

    Se pilotar este avião como está pilotando o País, nos livraremos dela no primeiro voo.

  7. PALHAÇO
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 19:43 hs

    A DILMA QUE SE CUIDE O COLLOR DEPOIS QUE PILOTOU AVIAO , GANHOU UM PE NA B……

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*