Deputada exige respostas de Gleisi sobre pedófilo na Casa Civil | Fábio Campana

Deputada exige respostas de Gleisi sobre pedófilo na Casa Civil

A deputada Cantora Mara Lima (PSDB), em duro pronunciamento nesta segunda-feira, 26, na tribuna da Assembleia, exigiu que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), venha a público esclarecer como contratou um assessor especial na Casa Civil que vem sendo investigado há três anos pelo Ministério Público por pedofilia.

O assessor, Eduardo Gaievski (PT), ex-prefeito de Realeza, teve a prisão decretada na última sexta-feira (23), por “estupro de vulnerável”, ou seja, meninas menores de 14 anos. Gaievski, que coordenava os programas sociais de assistência a menores na Casa Civil e a articulação política de Gleisi com prefeitos do interior do Paraná, se encontra foragido.

A deputada Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa da Mulher e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, disse que Gleisi tem “obrigação” de vir a público se explicar, porque o assessor que contratou está “enlameando” o nome do Paraná em todos os jornais e televisões do país.

“Nojo” – A deputada disse ter “nojo” desse tipo de criminoso, que ataca crianças e estranhou que Gleisi não tivesse informações sobre a ficha de seu funcionário, uma vez que as investigações já estendem por anos. Lembrou que a contratação de um assessor para atuar no Palácio do Planalto exige uma ampla averiguação da ficha pessoal, inclusive pela Abin – Agência Brasileira de Inteligência – e pelo Gabinete de Segurança Institucional.

“Será possível que a ministra soubesse do passado de seu assessor e mesmo assim o manteve no posto porque ele era útil politicamente?”, questionou Mara Lima. “A ministra Gleisi Hoffmann não pode deixar os paranaenses e brasileiros sem uma resposta”. A deputada leu um relato sobre os crimes atribuídos a Eduardo Gaievski, divulgados pela revista Veja e alguns dos principais jornais do país.

O assessor de Gleisi é investigado pelo estupro de 23 meninas com idade entre 13 e 16 anos. Ele abusava delas oferecendo dinheiro e fazendo ameaças, no caso da criança ser filha de funcionários da prefeitura. Chegou a premiar algumas de suas vítimas com emprego na prefeitura de Realeza, cidade de 17 mil habitantes no Sudoeste do Paraná. “Eram todas meninas pobres e indefesas, que o prefeito buscava, muitas vezes, na porta da escola para levar para o motel”, destacou Mara Lima.

Atrás das grades – Para a deputada, Eduardo Gaievski deve ser capturado e tão logo seja estabelecida sua culpa, preso. “Ele deve apodrecer atrás das grades”, destacou. Estamos aguardando uma explicação pública da ministra Gleisi Hoffmann. “Ela deve uma resposta ao Paraná e ao país porque a responsabilidade de ter colocado alguém com essa ficha suja na Casa Civil é exclusivamente dela”, destacou Mara Lima.

Gaievski foi prefeito de Realeza (PR) de 2005 até 2012 e ao deixar o cargo, foi convidado em janeiro deste ano pela ministra para ser seu braço direito na Casa Civil e coordenar programas sociais ligados a menores: combate ao crack e construção de creches.

Segundo um dos depoimentos da Revista Veja, o prefeito na época, Eduardo Gaievski aliciava as garotas usando mulheres mais velhas para convencê-las a manter relações com ele o então prefeito oferecia dinheiro a meninas pobres em troca de sexo. Umas das vítimas contou: “Eu tinha 13 anos de idade e o prefeito foi me buscar no colégio para levar para o motel”, diz J. S., uma das vítimas, que hoje está com 17 anos.

Escândalo – “A gente era ameaçada para não contar nada a ninguém”, diz A.F., que tinha 14 anos quando foi levada ao motel Jet’aime pelo prefeito três vezes, recebendo entre 150 e 200 reais cada uma delas. P.B., outra suposta vítima, contou que saiu com o prefeito três vezes em troca de um emprego na prefeitura. “Hoje tenho depressão e vivo a base de remédios”, conta a moça, que está com 22 anos. “Quando ele enjoou de mim, fui demitida.” Todos esses relatos foram mostrados pela revista Veja, que também revelou que as meninas disseram ter sido ameaças caso denunciassem o prefeito na época.

O escândalo veio à tona na mídia e a Casa Civil da Presidência da República se apressou em divulgar nota oficial no sábado comunicando o afastamento do acusado de estupro de menores. Em nota, a Casa Civil informou que o funcionário ficará longe de suas funções até que sejam apuradas as acusações.


25 comentários

  1. Fernando Francisco Fontana
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 18:44 hs

    Isso é uma Barbaridade. Parabéns os “blogueiros” por noticiarem esse caso de POLÍCIA. Sou leitor dos jornais impressos de Curitiba e NADA SAIU SOBRE ESSA BARBARIDADE.

  2. Gardel
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 18:52 hs

    Essa deputada é um exemplo a ser seguido, temos que ser mais críticos com relação aos ptralhas, que gostam de acoberta criminosos.

  3. Irineu
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 19:40 hs

    Esses tipos de barbáries são emcobertos pela alta cúpula do governo, uma vez que eles se acham intocáveis, menosprezando a inteligência do cidadão comum e devido as suas posições políticas continuam se fartando de cargos e altos salários como se nada houvesse acontecido, com certeza a Dna. Gleisi vai dizer que nada sabia,como é de praxe dos petistas.

  4. Jofran
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 19:40 hs

    incrível, se não fosse a corajosa denúncia dessa deputada ninguém saberia quem é a responsável por esse tarado andar solto por brasilia.

  5. Rosana
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 19:48 hs

    PARABÉNS DEPUTADA. É COM PESSOAS COMO A SRA. QUE CONTAMOS PARA VARRER DE VEZ DA POLÍTICA POLÍTICOS COMO ESTE, QUE DENUNCIADO POR CRIME HEDIONDO, PERMANECE SORRATEIRAMANTE À SOMBRA DO PODER, ACOBERTADO PELA SENADORA.

  6. verde oliva
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 20:16 hs

    Abrigando criminoso na legenda (só 23 casos de estupro), agora perde o cargo e enterra de vez sua candidatura ao governo. Esse é o PT de Gleisi e Dilma.

  7. A A CASAGRANDE
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 20:26 hs

    O PT VIOLENTOU TODO O POVO BRASILEIRO , O QUE É MAIS UM PEDOFILO, NO BANDO

  8. João
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 21:09 hs

    Esta é a cara do PT, corrupção, pedofilia, baderna e tudo o que acaba com a organização. Você acha que a Ministra não sabia? piada, parece brincadeira. Acorda povo, vamos mudar a Administração do nosso País. Chegar de tapar os olhos. O país está se afundando, o grande Ministro Guido Mantêga fala “é uma pequena crise, não se preocupem, nós estamos vigiando a inflação”, para ministro, vai enganar quem é burro, eu estou vendo o buraco que País está entrando. Mostra a realidade do país, mostra o nordeste, ou melhor mostra somente o saneamento nas cidades aí bem pertinho da Capital (Brasília). Vocês são um bando de imcompetentes, enganadores, falsos, mas infelizmente o povo brasileiro não tem acesso a estas informações. Eu acredito na mudança!

  9. olivio
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 23:01 hs

    thau!!!

  10. anti pt da silva
    segunda-feira, 26 de agosto de 2013 – 23:31 hs

    Houve uma interpretação errada pelos petralhas, talvez pela falta de instrução, ou pelo excesso de perversão (tarados) no partido, confundiram o fato dos camaradas russos e, mais próximos cubanos,
    comerem criancinhas. Levaram ao extremo, na sua concepção. Resta
    agora à nós simples financiadores forçados desta corja, torcer para que os promotores, acusados por este ser abominável e, além de tudo ladrão do dinheiro público, que virá à tona mais tarde, e policiais e juízes encarregados do caso, QUE NÃO ALIVIEM. CADEIA NELE. E POR MUITOS ANOS.

  11. Servidor Municipal
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 8:15 hs

    Essa mara Lima só quer aparecer…..é deputada pelo Pr da qual nunca se ouviu falar na mídia que fez ou está por fazer algo pelo seu Estado. Tá aí só pra ganhar o sagrado $$$ do fim de mês….

  12. Aninha
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 9:01 hs

    Que opção teremos para votar?? No menos piror? coisa ta feia, essa notícia é um absurdo!!! Imagine Pedófilo remunerado. Vergonha do meu País.

  13. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 9:11 hs

    Cadê Salete Cesconetto de Arruda,?

  14. CIDADÃ CONSCIENTE
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 9:11 hs

    DEPUTADA MARA LIMA, tome muito cuidado na saída da Assembléia, essa turma que emprega criminosos em suas salas não gosta de críticas. Nos orgulha muito sua conduta cristã e seu pedido público de resposta por parte da Ministra da casa civil. Ela deve explicações sim, com certeza.Agora, que tipo de carreira política pode almejar aqueles que nem mesmo velam por si e suas responsabilidades públicas? E não adianta vir falando que fulano ou cicrano indicou o nome do tal porque é correligionário. Será que já informaram a Ministra Gleisi que quem responde a processo criminal fica “de molho” até final de averiguações e depois, até sentença judicial com transito em julgado? Parece que somos vítimas fatais primeiro da sigla partidária depois da inépcia do sistema político de Dilma. E onde anda a Polícia Federal prá avaliar a Segurança nos Ministérios??? É seguro ser funcionário do Palácio do Planalto??? Daqui a pouco pode-se ter registro de crime contra a vida em banheiro palaciano e que tem tarado na banda presidencial… Vivemos num país de miséria: moral!

  15. terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 9:28 hs

    O pior foi ouvir o presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, dizer que não via motivo para tanto alarde porque o assessor pedófilo já tinha sido afastado do partido…como se isso fosse a punição máxima para alguém que vai ser preso por estupro de menores de 14 anos

  16. carlos rocha
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 10:10 hs

    OLHA SE O ATO FOR VERDADE É ABOMINÁVEL, MAS ALGO TEM QUE FICAR CLARO SE O PROCESSO CORRE EM SEGREDO DE JUSTIÇA QUEM DEU PUBLICIDADE, SE NÃO FOR COMPROVADO NADA COMO FICA A SITUAÇÃO DE CARA. QUEM VAI RESPONDER PELO VAZAMENTO DA NOTÍCIA? LEMBRO QUE FATO SEMELHANTE A ESSE OCORREU ANOS ATRÁS QUANDO DONOS DA ESCOLA DE BASE EM SÃO PAULO SOFRERÃO ESTE TIPO DE ACUSAÇÃO A APÓS 16 ANOS FORAM INOCENTADOS, MAS MORALMENTE ESTÃO LIQUIDADOS. LOGO A IMPRENSA, MINISTÉRIO PUBLICO E PARLAMENTARES DEVEM TER MAIS RESPONSABILIDADE QUANDO DÃO PUBLICIDADE A ESSE TIPO DE NOTÍCIA.

  17. Sandra Oliveira
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 10:23 hs

    A Gleisi sabia e assumiu o ônus, agora só resta ela explicar isso ao povo do Paraná e do Brasil. Gente como pode nomear na Casa Civil do nosso Brasil , uma pessoa com curriculo vasto em pedofilia?

  18. J PILOTTO
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 10:44 hs

    Quero ver qual a explicação que a Gleisi vai dar sobre o ‘lobo mal” !!!!!!

  19. KAREKA
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 11:03 hs

    Analisando as CAGA………do PT e CIA, considero que Fernando Collor, Mirlei(a baronesa do sexo), Sérgio Naia e tantos outros, deveriam responder seus processos no TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS. E pensar que nas próximas eleições todos serão candidatos, será realmente que o povo tem memória curta? Ou devemos começar a duvidar das URNAS ELETRÔNICAS?

  20. Joel
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 14:38 hs

    Absurdo, esse vagabundo tem que ser preso o mais breve possível , e Sra. Ministra tem que nos dar satisfações a Sra. Deve isso ao povo, parabéns pela coragem Dep. Mara Lima precisamos de pessoas assim para tornarmos esse país descente!

  21. MARCOS CESCONETTO DE ARRUDA
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 17:03 hs

    Cantora de que? só nas profundezas.

  22. segio silvestre
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 17:32 hs

    Temos centenas de milhares de politicos,e uma boa parcela destas são individuos de raras patologias,desde amigos do alheio,necrófilos,pedofilos etc.
    Até no nosso meio,alguns até postadores no blog tem certo tipo de comportamento que pode ser uma patologia grave.
    Se for politizar todas as vezes que um politico acessor,consul ou coisa parecida vier mostrar sua delinquencia,acaba a republica.
    Meus amigos,tem muito mais delinquente no meio politico e da justiça que na dos cidadãos comuns.
    Tudo que é entulho autoritario,de benesses,de crimes,de abusos sexuais ocorre nestascamadas nas suas grandes maiorias.
    Já a dos cidadãos comuns são escraxadas no dia a dia, pelos programas policiais,etc.
    Debater e tentar jogar isso politicamente é um despreparo do governo,como no caso da ‘BOLINHA DE PAPEL” que se tornou depois um vexame e gozação.

  23. waldemar ramalho
    terça-feira, 27 de agosto de 2013 – 20:54 hs

    Meu caro Fernando Francisco Fontana, como sempre a imprensa mostra o seu lado sempre alienável: Está permanentemente com o
    poder. Chamávamos isto no passado ded o poder marron. Essa é a cultura que herdamos de quem deveria ser o exemplo.
    Um grande abraço, amigo.

  24. João Borges
    terça-feira, 3 de setembro de 2013 – 20:44 hs

    Ministra Gleisi você tem que ser demitida pra quer serve esse mala? O povo esta cansado de malandros e pedofilo

  25. Eduardo
    domingo, 6 de outubro de 2013 – 17:47 hs

    Parabéns, Deputada, por trazer a público essa barbaridade. Esse canalha precisa permanecer preso, de preferência em uma ala bem barra pesada para aprender a estuprar jovens pobres e indefesas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*