Câmara devolve mandatos de 14 deputados comunistas cassados em 1948 | Fábio Campana

Câmara devolve mandatos de 14 deputados comunistas cassados em 1948

A Câmara Federal realiza sessão solene na tarde desta terça-feira (13), para promover a devolução simbólica dos mandatos dos 14 deputados federais do Partido Comunista do Brasil eleitos em 1945 para a Assembleia Constituinte de 1946 e cassados em 1948. A solenidade será realizada às 14h30, no Plenário Ulysses Guimarães.

Entre os parlamentares cassados estavam o escritor Jorge Amado; Carlos Marighella; Maurício Grabois, um dos fundadores do PCdoB; e João Amazonas, todos personagens históricos da luta contra a ditadura do Estado Novo (1937-45) e a ditadura militar de 1964-1985.

João Amazonas foi o grande líder do partido no Brasil. Seu envolvimento com o movimento comunista começou em 1935. Um ano depois, preso pela segunda vez, Amazonas e o colega Pedro Pomar realizaram uma greve de fome contra as péssimas condições da prisão e ministraram aulas de marxismo-leninismo aos outros detentos. Em junho de 1937, João Amazonas foi absolvido por falta de provas após um ano e meio de prisão.

Além destes deputados, também foram cassados e receberão seus mandatos de volta: Francisco Gomes, Agostinho Dias de Oliveira, Alcêdo de Moraes Coutinho, Gregório Lourenço Bezerra, Abílio Fernandes, Claudino José da Silva, Henrique Cordeiro Oest, Gervásio Gomes de Azevedo, José Maria Crispim, Oswaldo Pacheco da Silva.


Um comentário

  1. Pedreira
    terça-feira, 13 de agosto de 2013 – 13:46 hs

    Os descendentes das vítimas do Marighella serão convidados para a solenidade ? Não ? Que injustiça !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Preparem os bolsos, pobres contribuintes brasileiros, porque a partir de então os pedidos de pagamento dos subsídios de toda a duração dos mandatos, atualizados e com juros, serão protocolados. E mais ainda, pagamento de indenizações por danos morais e pensões para as viúvas.
    Pobre povo brasileiro !!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*