Está programada para esta sexta-feira, 23, no Centro de Curitiba, uma manifestação dos Black Blocs – grupo que usa máscaras e roupas pretas durante atos em que atacam símbolos do sistema capitalista, como bancos e lojas de redes internacionais. O grupo promete protestar também pela desmilitarização da Polícia Militar.
Até a manhã desta quinta-feira, mais de 100 pessoas confirmaram presença através do Facebook. Tábuas de madeira como escudo, estilingues, garrafas de água, óculos de natação; anti-acido (leite de magnésia que ameniza o efeito do gás) são recomendados pelo grupo para quem vai participar da manifestação
Os Black Blocks já protestaram em diversas cidades do país e ganharam notoriedade após os protestos de junho.
No Rio de Janeiro, cidade onde a ação foi mais visível, mais de 23 mil pessoas seguem a página do grupo que já promoveu protestos em frente à casa do governador Sérgio Cabral. Em São Paulo, agências bancárias foram quebradas.
Nas redes sociais, o grupo se autodenomina anarquista, anticapitalista e prega a desobediência civil.
21 comentários
Enquanto os poderosos se refestelam no poder retardando as medidas imediatas que já deveriam ter sido tomadas, grupos de protestos se articulam e se armam para enfrentar o pior: Tropa de Choque… gás pimenta… bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. Um cenário de guerra já está montado. Que rufem os tambores! Um grito de dor e revolta ecoará pelos céus do Brasil.
Quando esse povo injustiçado sair às ruas a exigir toda justiça que lhe é devida, haverá choro e ranger de dentes. Todos se lamentarão. Canalhas, covardes, corruptos e ladrões…preparai-vos!
O tempo está chegando. O povo brasileiro não suporta mais nada.
O enfrentamento será inevitável. E a conta será salgada. Aguardem!
A imbecilidade coletiva, açulada também por grande parte de uma certa mídia, vem tomando conta das ruas. Niilismo e idiotice são as palavras de ordem. Pelo fim da lei da gravidade e da lei da oferta e da procura!!!
…santa ignorância…o grupo é contra o capitalismo e tem como identificação uma expressão em inglês !!! …não passam de arruaceiros de segunda categoria !!! …nada mais do que isso !!!
QUEM USA MASCARA É BANDIDO OU TEM VERGONHA DO FAZ.
Deveriam se mobilizar a torcida do Atlético, do Paraná e do Coritiba, para barrar a pancadas esses baderneiros que estão a fim de avachalhar com nossa Curitiba.
se querem viver sem regras, sem lei, sem ordem, sem progresso, sem respeito e sem trabalho, que vão morar na floresta amazonica.. na selva, a polícia tem que descer a borduna se começarem a quebrar tudo
Trabalhar que é bom…nada ! Porque não vão viver como índios longe da civilização, lá não tem problema de capital. Termo mais hipócrita esse “anticapitalista”.
Acho que chega de vandalismo e desordem tá na hora da policia agir.Protestar reclamar tudo bem, agora quebrar tudo ai não.
Então as Policias já ficam avisadas, quebra-quebra e vandalismo anunciados para a Boca Maldita. Depois não adiantam os telejornais noticiarem noticiando a selvageria que tomou conta do Centro. E de que adianta deter terrorista e levar para a delegacia e depois soltar? Nada, só mais terrorismo.
Um bando de tolos que acham que a vida é só baderna e anarquia, esquecem que o povo mesmo precisa trabalhar para sobreviver, enquanto eles pregam a desordem e o quebra quebra. Tomara que a polícia paranaense não aja como a do Rio de Janeiro que permitiu que este bando de imbecis agissem daquela forma.
Muita bala de borracha nessa cambada de desocupados, e claro, muito pau no lombo para aprenderem que a vida não é só zona e festa.
Vai ser interessante ver os Idiots Blocks se dando mal com a polícia. Chega de vandalismo.
se a policia não estivesse amordaçada pela OAB (ordem que só
defende bandidos), esta turma toda já estava na cadeia e não atormentando a grande maioria que quer viver em civilidade (esta maioria a OAB finge que não existe).,
Advinhem quem está por detrás destas manifestações baderneiras??? Em São Paulo muitos já sabem, os governos dos estados S. Paulo e Paraná têm o mesmo partidos. Por que não acontece no rio Gde do Sul,e na Bahia ???
Depois das manifestações pela redução das passagens de ônibus, começou a aparecer grupelhos, que sem ideologia, aliás com idéias bestas, sob o amparo da cara escondida, do vandalismo, da violência, da irresponsabilidade, da quebradeira, tentando se sobrepor à ordem pública e a tranquilidade do cidadão de bem. Se esta situação vier acontecer em Curitiba, tomara que a PM já tenha planejado a atuação para manifestações tranquilas e ordenadas e também para manifestações agressivas e danosas ao patrimônio público e privado.
Estas pessoas são verdadeiros bandidos travestidos de manifestantes. Para eles o negócio é meter o cacete, baixar o porrete, bala de borracha na bunda e spray de pimenta nos olhos, que não deverá fazer mal algum, pois são olhos cegos.
O respeito às instituições deve ser mantido, nem que seja pela força ou pelo medo. Como ousam falar em desmilitarização da Polícia Militar? O Cmt Geral Bondaruk deve saber que há policiais militares desprovidos de caráter duvidoso metido neste meio. Era só o que faltava né, policiais militares arraigados com baderneiros e vândalos.
Helena está quadradamente enganada. Essa horda é capitaneada por uma ong que recebe subvenção federal. Recentemente, pintou foto na mídia, dona Dilma rindo ao lado do presidente, ou seria, do chefe os baderneiros.
Quem tem a necessidade de cobrir o rosto para tomar uma atitude é porque sabe que o que esta fazenda é ilegal. Esses arruaceiros não devem saber o significado do termo “anarquista”. Esperamos que as Policias não deixem acontecer o que houve no Rio de Janeiro. Esperamos tambem que a mídia mostre as atitudes covardes desses baderneiros e ajude a polícia a identificá-los e não se voltem só para os policiais criticando sempre suas atitudes tentando desmoralizá-los e invertendo os papéis entre mocinho e bandidos.
Esses aí são abobados, que só fazem melar os manifestos da população.
Que apanhem.
Estes Black Blocs não passam de uns COVARDES, se fossem VALENTES mesmo MOSTRAVAM a CARA. Na verdade são BANDIDOS. Que a polícia desça a BORDUNA neste DELINQUENTES.
Acho que os governadores e prefeitos dos estados e municípios, respectivamente, deveriam proibir manifestantes que fazem badernas e escondem seus rostos, tal como fizeram fizeram em Pernambuco, manifestantes baderneiros com rostos cobertos vão presos. É evidente, quem se esconde é porque não quer ser identificado, é baderneiro e ainda a mando de alguém assim como ´foi descoberto em S. Paulo, um petista funcionário da A. Legislativa que segundo o bloguista Reinaldo Azevedo é o que está aprontando para protestar contra o governador Alckmin.sou favorável às manifestações desde que sejam ordeiras e pacífica.
Não é nescessário desmilitalizar a Polícia Militar, basta o Governo criar por Decreto uma Comissão de Direitos Humanos composta por especialistas civis, visando garantir direitos principalmente aos praças da ativa e da RR. que já foram agraciados com os direitos abaixo na década de 60, porém nada foi cumprido.
Para se garantir direitos essenciais para a dignidade humana, previstas no Art. XXV nº1 da DUDH e confirmadas na CF nos Artigos 5º – XXII e XXIII e no Art 6º, entre tantos direitos constantes na CF.