Baixos salários provocam evasão de oficiais das Forças Armadas | Fábio Campana

Baixos salários provocam evasão de oficiais das Forças Armadas

Computados os números disponíveis no Diário Oficial da União até 31 de julho, neste ano 162 oficiais se demitiram das Forças Armadas. Para efeito de comparação este número, referente a 7 meses, é superior ao total dos anos de 2007 (152), 2011 (153) e aproxima-se do ano de 2009 (180). Os baixos salários, comparados aos do mercado, é uma das explicações.

No ano passado 249 oficiais se demitiram das Forças Armadas. A predominância recai sobre os postos de capitães e tenentes; e os oficiais engenheiros e dos quadros de saúde e intendência superam aqueles dos quadros operacionais, em todas as três Forças Armadas. A evasão ocorre, pois, nos postos mais baixos da carreira e incide nas qualificações mais demandadas no atual mercado de trabalho – engenharia, medicina e logística.


20 comentários

  1. Marcos
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 14:11 hs

    Perseguição petista em cima das forças armadas! Estão fazendo expurgo na tentativa de só sobrar esquerdistas corruptos nas três forças! Isso fora o gramscismo
    em todos níveis da sociedade brasileira para tornar o país na esquerda nefasta e para enterrar os militares de direita! Quer gostemos ou não, os militares ainda guardam a constituição através do artigo 142 da CF, aonde diz que as forças armadas podem apear do poder qualquer presidente que ofereça “risco” a constituição brasileira! Só não vivemos ainda um socialismo completo por causa do artigo 142, mas o PT está tratando disso agindo assim dessa forma, desistimulando carreiras, baixo orçamento tornando o país vulnerável , é um risco que o PT sabe que estamos correndo, mas a cede de poder é colossal, e quando o exército tiver nas mãos do PT, rasga-se a constituição visto que não haveria mais o risco das forças armadas tomarem o poder à força e o Brasil finalmente terá a verdadeira experiência comunista em todos os seus moldes e vícios! O fim da liberdade…

  2. OCIMAR
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 14:53 hs

    DA PENA,MAS ELES ESTÃO PAGANDO O PREÇO POR TER APOIADO ESSA QUADRILHA DE BANDIDOS,E APOIOADO PRINCIPALMENTE O CHEFE DA QUADRILHA,O LULADRÃO.

  3. Gardel
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 14:59 hs

    As forças armadas do Brasil vive seu pior momento, oficiais não aguentam mais o salario de fome pago pelo governo petista. Isso tem provocado o êxodo de oficiais preparados ao longo dos anos. Como se não bastasse, por causa do grande ódio da esquerda pelos militares, a cada dia as três forças vão ficando mais sucateadas.

  4. Helena
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 15:11 hs

    Pois é, os militares que estão desistindo das forças armadas deveriam também entrar para a classe política para combater essa situação e seria o antídoto para minar as intenções da sede da perpetuação do poder petista.
    As Forças Armadas e ainda parte do Poder Judiciário brasileiro são as mais confiáveis para maioria dos brasileiros…

  5. Jorge
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 18:08 hs

    É visivel a falta de consideração com as Forças Armadas. Todas as vezes que se exige contenção de gastos e enxugamento do orçamento da União uma das primeiras medidas é CORTAR no orçamento das Forças Armadas. Exército sucateado, marinha com navios do tempo do onça (de vez em quando pinta uma fragata e tal) e Aeronáutica aposentando caças por fadiga de equipamentos. Amigos militares comentam que de salário já nem contam mais. Dai pergunta-se: e não vão fazer nada? A resposta: com esses comandantes que estão lá desde o primeiro governo Lula não adianta muito pois são demais obedientes e, por isso, não se reclamar! É mole?

  6. antonio carlos
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 18:44 hs

    A politização das forças armadas só leva à desmoralização dela e a sua conseqüente perda de eficiência. Triste é vermos oficiais qualificados abandonando as nossas Forças Armadas, gente cuja formação nos custou muito caro. E os perdemos para gente que vai se aproveitar de conhecimentos para os quais muitas vezes não concorreu com nenhum centavo. Saco vazio não para em pé diz o ditado . É triste ver se repetir nas Forças Armadas o que acontece hoje no Serviço Público, o que fica é só o bagaço, gente que não tem mais o que oferecer, ou que nunca ofereceu nada. Hoje estamos plantando a incompetência que colheremos amanhã.

  7. LEAD
    domingo, 18 de agosto de 2013 – 21:18 hs

    Este ano completam 4 anos sem aumento de salário para os militares.

  8. Rosana
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 2:01 hs

    É uma pena que as forças armadas estejam nesta situação. Infelizmente a tão decantada democracia tem como efeito colateral, o efeito boiada.
    O povão que vota e elege demagogos, picaretas de plantão, conduzido pela propagando governamental, e midiática (com a colaboração de artistas globais inclusive) , é o que sustenta esta caterva petista que assola o país. Certamente um pelego qualquer, ocupando um dos milhares de cargos de confiança do PT ganha muito mais que um oficial, que à duras penas cursou a academia.
    Mas o povo brasileiro merece ser governado por incompetentes, pois se deixou enganar todo este tempo, e só às custas de muito sofrimento vai aprender a votar. Só então, após acordar, irá banir para sempre a esquerda imbecil que governa esta pais. NUNCA É TARDE.

  9. NA CORDA BAMBA
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 4:30 hs

    O eleitor consciente precisa mudar a realidade deste país e devolver
    o rumo certo para a nação. Votar por votar não adianta. É preciso ver
    que nós perdemos uma década nas mãos insanas de políticos do PT
    e hoje a recuperação deve demorar mais algumas décadas.
    Mas nunca é tarde e é pela nova geração que devemos fazê-lo !!

  10. dibel
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 9:05 hs

    Tornem-se políticos também. Se um só (Cap. Bolsonaro) já faz o estrago que todos vemos em termos de provocação a essa elite esquerdista que manda no Brasil, imagina um esquadrão, pelotão, companhia ou quem sabe um batalhão de militares das três forças ocupando mandato. Ai divulgariam a pindaíba das Forças Armadas e conseguiriam, talvez, melhorar o quadro (mas, sejamos realistas, não sem acordos e conchavos!!).

  11. Pedreira
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 9:44 hs

    O País precisa de mais Bolsonaros na Congresso Nacional. Não há contra ele qualquer processo ou leve insinuação de corrupção. Pensem nisso !

  12. Luis
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 10:32 hs

    Anos dedicados de estudo e no final das contas um Sgt/Sub-Oficial ganha em média o soldo da PM dos estados. Mas a culpa também cabe aos 03 comandantes que não fazem NADA a respeito disso. Se fazem é dar medalha de honra ao mérito pros políticos e fazer aquela média. Acredito que nem Força aérea teremos mais devido a falta de caças que por si só já caem sem fazer força.

  13. Dan
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 13:02 hs

    Não é correto intimar o militar a concorrer a qualquer cargo público eletivo e vou explicar, este não é o perfil de quem ingressa na carreira militar, uma vez que a subordinação e a hierarquia é o que rege a conduta militar. Assim fica clara a incompatibilidade com os preceitos da política de negociatas. Alguns militares seguem até o final das suas carreiras por pura falta de opção e nada podem fazer para mudar o quadro político do país a não ser que o povo os convoque para intervir, o que não considero uma boa ideia, vemos o exemplo do Egito. Um governo democrata é estabelecido pelo voto do povo e somente pela mobilização deste mesmo povo que um governo pode ser destituído. Os militares não possuem mais um papel tão importante na atual conjuntura de um país como o Brasil enfiado em negociatas e espoliações das riquezas nacionais entregues a especulação de países desenvolvidos. Se o maior interessado, que é o povo, não se mobilizar, seja judicialmente, seja por força de expressão das massas, nada mudará. O voto eletrônico é uma falácia explícita que deveria ser expurgada ainda mais levando em conta que países desenvolvidos não adotam esse tipo de recurso por ser comprovadamente passível de fraude, agora me vêm com o reconhecimento biométrico, outra enganação para tapar interesses obscuros. Os militares tem o direito de procurar outras fontes de recursos, principalmente aqueles que são altamente competentes naquilo que fazem, infelizmente os também capacitados não têm outra opção senão a de permanecer na ativa e serem relegados ao submundo do obsoletismo. O povo deve focar no poder que tem e parar de contar com uma classe que está presa por leis rígidas da subordinação aos poderes instituídos pela carta magna. As leis iníquas de um regime autoritário debilita a capacidade de percepção de um povo aos seus direitos mais básicos.

  14. renato glotter
    segunda-feira, 19 de agosto de 2013 – 23:02 hs

    Marcos, calma, tome o remédio e leia a matéria. Não é o governo que está “expurgando” ninguém, o texto fala de militares saindo para fazerem da vida o que acham melhor. Aliás, Marcos, o Brasil não tem um governo de esquerda, mas uma grande união de partidos centristas, com algumas exceções mais à esquerda e à direita, ambos bem light.

  15. julio
    sábado, 24 de agosto de 2013 – 20:04 hs

    eu vo servir nessa porra e vo bota lenha

  16. DIVA
    quinta-feira, 12 de setembro de 2013 – 12:45 hs

    Tá la no site do MPOG (Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão) – Boletim Estatístico de Pessoal, p qq um constatar: Os militares tem a mais baixa média salarial de todo o funcionalismo público federal. Nada mais a dizer é só acessar e ver.

    http://www.planejamento.gov.br/mwg-internal/de5fs23hu73ds/progress?id=JJJNH9Jknu

  17. Igor
    quinta-feira, 17 de outubro de 2013 – 21:52 hs

    Creio eu que, nosso futuro o futuro do nosso país depende do progresso, da ordem . Mas para que tudo isso esteja em completa armonia precisamos de uma segurança, o Brasil é um país vasto e admirado por todo o mundo, sabemos que nossas riquezas são de um nivel maravilhoso, ”somos rodeados pela terra do ouro e da vida” porém por nosso governo ser do jeito que é, de nossos ”grandes” politicos corruptos serem aqueles que manipulam tudo isso tudo que é nosso, estamos em geral confinados a viver nessa grande e vasta sociedade podril.
    Em relação aos militares são poucas as palavras que venho a criticar.
    Se para um deputado pagamos salários altissimos para que maioria deles nos robem, por que nao pagamos um salário digno para os homens que iram da à vida para proteger o que é no nosso para um Brasil melhor, independente, os olhares so vão mudar quando virem que nosso exécito foi completamente deflagrado. Sem Exécito, sem segurança nacional, sem seguraça nacional, um país cada passo mais proximo da completa desordem.

  18. sexta-feira, 25 de outubro de 2013 – 14:32 hs

    esse é o reflexo do governo revanchista que a presidente vem fazendo durante seu mandato, causando um dano enorme nas forças armadas, desmoralizando tropas, desmotivando-os e fazendo com que perdemos contingente. Em caso de guerra, o brasil estaria muito encrencado com certeza.

  19. Luiz Gois
    sexta-feira, 25 de outubro de 2013 – 14:34 hs

    Ficam nesse bla, bla, bla de sempre. O negócio é o seguinte: Eu simplesmente não reconheço o governo atual, pois quem está nele é uma bandida, ex-guerrilheira assassina e assaltante de bancos, portanto eu assim como todas as pessoas honestas e decentes do Brasil, deveriam fazer a mesma coisa, repudiá-la.

  20. Jairo Temporini
    domingo, 27 de outubro de 2013 – 23:41 hs

    Blá, blá, blá….
    Essa pôrra desse Exército sempre esteve na berlinda, tropa despreparada, sem equipamentos atualizados, soldo lixo e o cacête!!!
    Em outras palavras, essa instituição é o retrato da sociedade da qual fazemos parte.
    Nós, civis, somos os maiores responsáveis pela merda que ai está, e vai piorar!!! Sim, pois nós queremos jogos da Copa, ao invés de um sistema judiciário eficaz na aplicação das leis. Leis elaboradas pelo Poder Legislativo, casa de gatunos, corruptos e foragidos da justiça, como por exemplo o meliante FHC do PSDB(o partido só de vagabundos!!!) Doeu????
    Aposente-se!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*