Pedro Guerra pede a prefeitos a criação de Conselhos Municipais da Juventude | Fábio Campana

Pedro Guerra pede a prefeitos a criação de Conselhos Municipais da Juventude

O deputado federal Pedro Guerra (PSD) requisitou aos prefeitos do Paraná a criação do Conselho Municipal de Juventude em seus municípios. Pedro Guerra, que é presidente do PSD Jovem, encaminhou nesta segunda-feira (8) ofício aos prefeitos dos 399 municípios do Estado.

O Conselho é o canal oficial para formular e propor políticas públicas de juventude e para promover o intercâmbio entre as organizações municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

“Neste momento histórico, quando os jovens reivindicam e se interessam pelos diversos assuntos que envolvem a política, os conselhos serão importantes canais para que haja interlocução entre a sociedade civil e os governos, tendo em foco a condução das políticas públicas e principalmente para a formação de jovens líderes”, afirma Pedro Guerra. “O Brasil precisa perder o medo de inserir a juventude no debate” acrescenta Pedro.

Dados da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal apontam que apenas 105 dos mais de 5 mil municípios brasileiros possuem conselhos municipais constituídos. “Contamos com o apoio dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças para estruturarmos espaços locais para debater questões específicas das regiões”, acrescenta Pedro Guerra.

RECURSOS – A criação do Conselho Municipal também habilita a administração do município a participar dos programas do Governo Federal voltados à juventude, inclusive aumentando a pontuação no momento da seleção dos projetos cadastrados.

Pedro Guerra explica que a criação depende de decreto assinado pelo prefeito e encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. ” Vamos assegurar as orientações técnicas e jurídicas para assessorar os prefeitos na criação dos Conselhos”.

ESTADO – Pedro Guerra adianta que também vai encaminhar ofício ao governador Beto Richa solicitando a implantação do Conselho Estadual da Juventude. A criação do órgão faz parte do plano de governo de Richa,

OAB, AMP E ACP – Para acelerar a criação e estruturação dos conselhos, Pedro Guerra já articulou parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Municípios do Paraná e a Associação Comercial do Paraná Jovem (ACP).

Junto ao presidente da OAB, Juliano Breda, foi acertado o apoio logístico e jurídico das 47 subseções da entidade espalhadas no interior do Estado. O presidente da AMP, Luis Sorvos, e o presidente da ACP Jovem,Henrique Domakoski, também já declararam apoio a criação dos conselhos municipais.

“São parcerias fundamentais para fomentar o debate em todo o Paraná. Várias instituições tem manifestado interesse em colaborar na construção deste espaço de debate político construtivo para os jovens paranaenses. Todas são bem vindas”, afirma.

CONJUVE – Mais informações sobre os Conselhos de Juventude, acesse

http://www.juventude.gov.br/conjuve/


15 comentários

  1. Gauchão
    segunda-feira, 8 de julho de 2013 – 19:22 hs

    O deputado poderia começar pela ALEP , fazer uma Lei e deixar os jovens participar de todas reuniões.

  2. Carlos C - Guarapuava
    segunda-feira, 8 de julho de 2013 – 19:50 hs

    Boa Pedrão… Tá faltando alguém c raça lá em Brasília

  3. Abel do Posto
    segunda-feira, 8 de julho de 2013 – 19:56 hs

    Parabéns Pedro. Estive com voce em PB algumas semanas atrás. Acredito em vc. abs.

  4. Ingo
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 8:28 hs

    No meu tempo “jovem” era quem tinha 17, 18 anos.
    Hoje esses barbados com 30 anos na cara anos querem se chamar “jovens”.
    Antigamente com essa idade, já estava todo mundo casado, com filhos e trabalhando e se considerava adulto.
    Síndrome de Peter Pan.

  5. FAMOSO QUEM?
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 9:44 hs

    Quem é esse famoso deputado? É filho do famoso Alceni Guerra das bicicletas da Loja do Pedro? Só se ele trabalha muito lá para Pato Branco para seus amigos, por que não sabemos de nenhum projeto de interesse do estado do Paraná que ele tenha apresentado lá em Brasilia. Deve ser um daqueles que só ficam na base das “emendas parlamentares” negociando o voto para projetos de interesse do governo em troca destas migalhas. Pojeto, cadê os Pojetos? Conforme diz o filósofo Wanderley Luxemburgo.

  6. claudio
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 9:50 hs

    Pois é, já temos o conselho dos idosos, da criança a e do adolescentes e agora da juventude. Muito bem, agora precisamos pensar em algo( um estatuto por exemplo) que de suporte aos que tem dos 20 ao 50anos, que não se encaixam em nehum desses programas e ficarão à margem dos projetos sociais.
    Existe uma lei na constituição brasileira, e se não me engano é o artigo 5º que diz,”todos são IGUAIS perante a lei(…) garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança” entre outros. Bastaria cumprir a lei. Mas enfim, é uma ação em benefício do cidadão o que já louvável, espero que nao seja apenas um momento de oportunismo por conta das manifestações e sim uma reação firme em busca de melhorias para todos, independente de partido político, de posição social, conta bancária e apoio político nas próximas eleições.

  7. Genivaldo Santos
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 11:26 hs

    vai firme Pedro , estamos com voce amigo

  8. RICARDO
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 13:37 hs

    Isso ai, nem bem chegou e ja mostra um potencial defensor da boa politica!!! Parabens ao Jovem Pedro Guerra, o pessoal do norte paranaense esta com voce Pedro!!!!

    É PRECISO FORÇA JOVEM PARA MUDAR O PAIS…

  9. JOCA
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 13:38 hs

    boa pedro… a juventude do estado do parana finalmente se sente representada… vamos juntos com voce!!!

  10. paulo
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 14:30 hs

    que falta de informação. ja existem e funcionam em muitos municipios do pr.

  11. Laercio medeiros
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 14:50 hs

    Grande Pedro Guerra! Continue mostrando a forca da juventude, parabensss!

  12. Analista
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 15:15 hs

    Os jovens e estudantes são os pioneiros dos novos tempos. Sem a participação ativa e consciência da juventude uma sociedade envelhece e perde o contexto

  13. elio ventura
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 16:42 hs

    É isso aí Deputado. Começou ontem e já mostrou porquê veio!

    A hora é da juventude e precisa ser inserida no contesto das decisões.

    PARABÉNS DEPUTADO FEDERAL PEDRO GUERRA!!!

  14. carlos a.r.
    terça-feira, 9 de julho de 2013 – 23:28 hs

    Se for igual ao pai estamos perdidos.

  15. Luiz Fernando
    quarta-feira, 10 de julho de 2013 – 16:41 hs

    Boa Pedrão!!!
    Você sabe o que faz cara! Parabéns!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*