O efeito Bumerangue | Fábio Campana

O efeito Bumerangue

Demitido, ex-comandante da rede virtual de difamação do PT agora ameaça atacar o PT e os antigos companheiros

Robson Bonin

No mundo real. são poucos os que conhecem ou já ouviram falar do consultor André Guimarães. No mundo virtual, o rapaz é uma estrela. Responsável pela criação da Rede PT13. um conjunto de sites e perfis de redes sociais dedicados a perseguir inimigos do partido, Guimarães é celebrado como um modelo de guerrilheiro da internet, um especialista na arte de atacar, ridicularizar e. sempre que possível, destruir a reputação de adversários do PT. Há dois meses, uma reportagem de VEJA revelou que o jovem petista também se rendeu aos encantos do capitalismo.

Apresentando-se como “consultor de mídias sociais”, ele procurava prefeituras do partido e oferecia um pacote de serviços que incluía a montagem de uma estrutura virtual, assistência técnica e o bem mais valioso: disponibilizava a tecnologia para difamar adversários. O preço do pacote dependia do orçamento do município e podia chegar a 30000 reais — um excelente negócio. Mas Guimarães quis mais. Ele tentou uma segunda incursão, que, de tão ousada, acabou lhe custando o estratégico posto de assessor do vice-presidente da Câmara dos Deputados, o petista André Vargas.

No início do ano, o ciberguerrilheiro tentou forjar um patrocínio para a festa de Carnaval de Londrina, sua cidade natal e berço político do deputado André Vargas. A ideia era usar os contatos do PT para conseguir o contrato, simular o patrocínio e embolsar o dinheiro. As vítimas eram dois órgãos estatais comandados por petistas: a Petrobras e a Caixa Econômica Federal. O plano, porém, fracassou. Um dos sócios de Guimarães descobriu e denunciou o golpe, que renderia 180000 reais aos envolvidos. Revelada, a ousadia foi considerada excessiva até para os padrões morais do PT, e Guimarães foi demitido. O problema é que ele não era um soldado qualquer. Funcionário do gabinete de Vargas desde dezembro de 2009. Guimarães tornou-se ao longo dos anos um dos mais próximos assessores do petista. Ele participava de reuniões reservadas, viajava o país representando o deputado e tinha acesso aos bastidores das principais decisões do partido. Expulso sem nenhuma honraria, ele agora ameaça mudar de lado e esquecer a lealdade aos antigos companheiros.
Magoado, o ex-guerrilheiro virtual passou as últimas semanas em contato com parlamentares de oposição no Congresso e adversários políticos do ex-chefe. Em uma das conversas. André Guimarães foi explícito e ofereceu ao interlocutor informações que podem comprometer tanto o ex-patrão como o partido em troca de uma “negociação”. Uma negociação, ficou subentendido, de bases financeiras. Um dos interlocutores ouviu de Guimarães a garantia de i que ele teria munição suficiente para implodir as pretensões eleitorais do antigo chefe. O deputado André Vargas experimenta no momento um protagonismo inédito na carreira parlamentar. Integrante da cúpula nacional do partido, ele pretende usar a visibilidade conquistada na vice-presidência da Câmara para disputar uma vaga no Senado no ano que vem. Procurado, o petista André Vargas afirmou desconhecer as ameaças e elogiou o ex-assessor, segundo ele “competente”. O rapaz, aliás, nem demitido teria sido. “Ele é que pediu para sair”, garantiu o deputado. A história, porém, não bate com o que Guimarães tem dito aos inimigos do deputado. Nas conversas, o ex-assessor se diz traído, reclama de ter dívidas com ações judiciais e justifica sua mudança de lado dizendo que tem despesas familiares para pagar. Financiado pelo petismo para se tomar um guerrilheiro da internet, Guimarães, ao que parece, resolveu marchar com os antigos inimigos.


10 comentários

  1. jo.hansen
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 15:08 hs

    Caro Fabio, desse tipo de personalidades não há o que esperar. São farinha do mesmo saco, ou melhor dizendo “saem
    do mesmo local que denigre a imagem da sociedade”. É bom não ter nenhuma esperança, haja visto o processo do mensalão. Eles se encontram sempre na 66 e andam juntos. A opinião do povo é o que menos importa para essa elite. Atenciosamente.

  2. Saul de Lima Brenzink
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 15:16 hs

    André Vargas é um espertalhão que usa as pessoas enquanto interessar-lhe, no momento em que estiver incomodando é descartado. É um peregrino das prefeituras ao entorno de Londrina, onde oferece dinheiro público para investimentos de fachada e, depois, todos sabem o destino da verba pública. Projetos milionários para obras de brinquedo. O cidadão Guimarães não tem nada de inocente nesta história. Fez parte do conluio com o Deputado. Agora, deve abrir a boca, sim senhor, e falar a verdade das falcatruas do Sr. André Vargas. Aqui em Londrina tem uma meia dúzia de defensores do Deputado, alguns jornalistas. Então, nada mais justo que seja apresentado o André Vargas para que os eleitores da região saibam como trabalha este cidadão em causa própria. Basta de canalhas no governo.

  3. toscani
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 15:49 hs

    Esse Andre pode ser bom, mas a turma que faz o contrário é melhor ainda

  4. NA CORDA BAMBA
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 16:29 hs

    Bem, um dia o feitiço vira contra o feiticeiro… Aguenta PTzada !!!

  5. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 17:26 hs

    -Como lemos, a política ainda deixa muito à desejar…principalmente para os cidadãos honestas que não compactuam com certas práticas….

  6. Mr.Scrooge
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 19:46 hs

    Papo furado, o cara já era, burro é quem acredita no cara, não passa de um chantagista , desesperado para recuperar a boquinha perdida. Destes o mundo está cheio. Agora vai ver como é que o mundo trata difamador e traidor, é na porrada mano. Se ferrou.

  7. sergio
    terça-feira, 23 de julho de 2013 – 7:18 hs

    Bom, como tudo na politica
    um dia aqui, outro dia lá.

    Fidelidade de politico é com
    o poder, seja lá de que lado
    for.

    Grandes exemplos no Paraná.

  8. OCIMAR
    terça-feira, 23 de julho de 2013 – 8:30 hs

    ESSA ESCÓRIA AÍ, É TUDO LIXO DEVEM SER EXTERMINADOS.

  9. quarta-feira, 24 de julho de 2013 – 22:58 hs

    Queria que a veja apresentasse uma prova, uma unica prova de todas estas matérias que me citam, e ainda tem gente que acredita, Até hoje nenhuma das mentiras que a Veja inventou foram alvo de investigação. Lamentável a destruição de reputações aplicadas pela Veja e disseminadas por alguns, estou a disposição de qualquer um pelo e-mail andrelsguimaraes@gmail.com ou pelo telefone 043 9630 7720

  10. quarta-feira, 24 de julho de 2013 – 23:05 hs

    Um Interlocutor me disse que disse que disse , fala serio né !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*