Manifestantes pedem indicação técnica para TC do Paraná | Fábio Campana

Manifestantes pedem indicação técnica para
TC do Paraná

Via Gazeta do Povo

Uma manifestação contra políticos no cargo do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) reuniu cerca de 300 pessoas nesta noite de quinta-feira (4) no centro de Curitiba. Os participantes do protesto seguiram em passeata pelo Centro Cívico e organizaram um abraço coletivo em torno da sede do Tribunal de Contas.

O ato pretende pressionar a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a homologar todas as candidaturas realizadas para a vaga em aberto para o conselho do TC-PR e condenar a indicação política, já que dois deputados (Fabio Camargo e Plauto Miró) são os mais cotados para receberem o votos dos colegas no Legislativo. Entidades como a Frente de Luta pelo Transporte em Curitiba e o Movimento Passe Livre também estão apoiando o protesto.

Manifestantes gritaram palavras de ordem como “Fora Miró,fora Camargo! No Tribunal de Contas não queremos deputado”. Participantes do protesto também carregavam cartazes contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) número 28, que permite a extinção do vínculo matrimonial pelo divórcio, independentemente de prévia separação judicial.

O funcionário público Eduardo Reiner, 29 anos, é um dos organizadores do evento. Ele afirmou que as pessoas estão olhando mais para as questões públicas, em vez de ficar reclamando somente da corrupção. “Uma das causas da corrupção é a falta de fiscalização dos recursos públicos, no qual o Tribunal de Contas é um agente muito importante”, explicou.

Um dos candidatos inscritos ao cargo de conselheiro do TC, o advogado Tarso Cabral Violin, também participou do ato nesta quinta-feira. Ele afirmou que a manifestação é importante para informar as pessoas. “Infelizmente muita gente não sabe o que é o Tribunal de Contas e para que ele funciona”, ressaltou o advogado. Jozélia Nogueira, Sérgio Augusto Kalil e Amaury José Soares, que são candidatos ao cargo, também participaram do protesto desta quinta-feira.

Segundo o perfil do movimento no Facebook, os manifestantes também querem que sejam utilizados critérios técnicos para a escolha, e não políticos. A intenção do protesto, de acordo com o texto publicado na rede social, é “acabar com a nomeação de políticos corruptos para o Tribunal de Contas do Paraná”.

Os participantes do ato se reuniram em frente ao prédio histórico UFPR, na Praça Santos Andrade, a partir das 17 horas e seguiram em passeata às 19 horas. Cerca de 1,9 mil pessoas haviam confirmado presença no evento “Ladrão fiscalizando ladrão dá em corrupção! Político no Tribunal de Contas não”.

Novo conselheiro

O novo conselheiro ocupará a vaga de Hermas Brandão, aposentado recentemente ao chegar a idade limite de 70 anos. Os mais cotados ao cargo são os deputados Fabio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM). O presidente da Alep, Valdir Rossoni (PSDB), chegou a dizer em entrevista à RPC TV que é improvável que o próximo conselheiro seja alguém além dos dois deputados – que também são de famílias tradicionais na política paranaense. Mesmo assim, o número de “candidaturas de protesto” foi alto.

Os conselheiros do TC são responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar as contas do estado, prefeituras e câmaras de vereadores.


45 comentários

  1. ose
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:30 hs

    Perfeito! Se um dos dois for eleito não devemos desanimar porque nas próximas eleições vamos lutar para que técnicos assumam estas vagas e realmente as prefeituras sejam investigadas com critérios técnicos e não com conchavos políticos. A politicagem tira toda a segurança jurídica de um órgão público, município ou estado. Para que leis se o que vale é a vontade dos partidos políticos? Este movimento de deixar os órgãos técnicos e não políticos deve se estender para o Ministério Público do Paraná cujo presidente tem indicação política e também para a Prefeitura Municipal de Curitiba que em todo início de gestão de um prefeito ela é esquartejada entre vários partidos políticos. Fica um enorme Frankestein, saúde com um partido, educação com outro, obras com outro. Não entram em acordos e ficam se combatendo internamente. O resultado é o que vemos todo ano. Funcionários insatisfeitos e serviços de péssima qualidade.

  2. Professora Custodia
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:31 hs

    Esta vaga deve ser por concurso púbico e apresentação de todas as certidões civis, criminal e demais que prova sua probidade!

  3. Cardoso
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:38 hs

    300 pessoas? Multiplicação então.
    Exatos 73 manifestantes, fora o time do mau da RPC.

  4. mauri
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:42 hs

    O Tribunal de Contas existe dentro de uma constituição que vem desde os tempos do Império, quando não havia internet e outros sistemas de controle contábil; hoje são órgão obsoletos, de interesse politico e que podem com baixo custo serem substituidos por empresa de auditoria/consultoria contábil com uma grande economia para o governo. Será que isso já foi pensado? ou os interesses políticos são mais importantes? o momento requer reflexão com o cidadão empenhado em moralidade e tenho a impressão que no atual contexto vai ser dificil esta escolha da forma tradicional pois o povo está unido para acabar com esta situação imprópria.

  5. Ana
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:43 hs

    RPC e, o traque.
    Falou, incitou, instigou…
    E, levou um fora.

  6. Cesar
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:48 hs

    Carlina Wolf, a repórter que forjou uma situação, deveria ter honra e dizer a verdade sobre a GRANDE “manifestação” que vocês orquestrarão.

  7. Neto
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:50 hs

    RPC persegue uma pessoa. E, pra prejudicar fazem de tudo. Abaixo do pescoço pode bater.
    Baixaria, se liga na RPC.

  8. Viviane
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:51 hs

    A RPC não sabe mais o que fazer. Estão desesperados, pois sabem que o Fabio Camargo tem provas das irregularidades deste grupo.

  9. Brenda
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:53 hs

    Há muitos anos e com muito trabalho e feitos em sua caminhada pública, o Fabio Camargo provou que é o mais capacitado para o Tribunal de Contas.

  10. Nadia
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:53 hs

    São dois grandes deputados, mas o Plauto deve continuar na Assembleia, pois a região dos Campos Gerais precisa de um representante como ele.

  11. Juarez
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:54 hs

    Antes de criticar, conheçam a história de vida do Fabio Camargo. Ele já foi vereador, deputado, advogado, presidente de CPIs importantes e até prefeito temporário de Curitiba foi também.

  12. Maria Auxiliadora
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:54 hs

    Perseguições pela família Simão e pelo grupo RPC, mas mesmo assim o Fabio Camargo continua firme e forte em sua luta.

  13. Pedro
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:55 hs

    O Fabio Camargo já fez muito em sua vida, mas o fato dele desafiar a gazeta do Povo que se julgam os maiorais e que acham que são os donos da verdade, só por isto o Fabio já merecia ser o novo conselheiro.

  14. Fernando
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:55 hs

    O que mais chama atenção no Fabio Camargo é que ele não tem medo da luta.

  15. Conrado
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 22:56 hs

    A Gazeta do Povo é tendenciosa e que persegue quem for contra seus interesses e isso se aplica ao Fabio Camargo.

  16. Macedo
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:05 hs

    Que vergonha da RPC. Um tiro no pé!!!

  17. Cintia
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:07 hs

    A RPC levou uma invertida ao tentar pegar carona na eleição ao TC e organizar o tal protesto pífio.

  18. Antonia
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:08 hs

    A RPC quer se aparecer a todo custo promovendo campanhas demagógicas.

  19. Chico
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:08 hs

    Fizeram tanta onda, tanto movimento nas redes sociais e campanha ferrenha da RPC e o resultado foi o número “expressivo” de 300 pessoas ( é que cada uma das trinta que compareceram valiam por 10).

  20. Daniel
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:09 hs

    Esse grupo RPC se julgam mais importantes do que a notícia.

  21. João
    quinta-feira, 4 de julho de 2013 – 23:09 hs

    O processo da eleição é claro e democrático; qualquer pessoa pode se candidatar ao TC desde que atenda aos pré-requisitos necessários. E todos os 45 candidatos são capazes, mas eu acredito que o mais preparado de todos é o Fabio Camargo.

  22. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 8:02 hs

    A muita gente, mas muita gente mesmo, não interessa o embate entre um candidato à vaga do TC e a RPC.
    E a muita gente, mas muita gente mesmo, se apareceu um único manifestante para protestar contra esse sinecurismo*, que esse indignado se sinta responsável pela representação de milhões de paranaenses.
    * Afinal, estamos num país onde um analfabeto aprova reforma ortográfica e uma senhora exige ser chamada de presidentA.
    Eu, hein?
    Ou melhor: É o cú da anta!

  23. Jonas
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 8:36 hs

    Esse teve trabalho pra pensar em tantos nomes diferentes nos comentários. Hora extra clara, das 22:30 às 23:09 na labuta.

  24. Tá chegando
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 8:48 hs

    REVOLUÇÃO JÁ!
    PELO FIM DO “EXECUTIVO” E DO “LEGISLATIVO”!
    AUTOGOVERNO JÁ!

  25. Geraldo Pereira
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 9:05 hs

    Com técnicos nos TRIBUNAIS DE CONTA teremos mais verbas para a saúde, para a educação, para a segurança e para a infra-estrutura. Político fiscalizando político é como rato cuidando de rato. Aproveito para divulgar a petição eletrônica pelaINDEPENDÊNCIA DOS TCs:

    http://www.avaaz.org/po/petition/INDEPENDENCIA_NOS_TRIBUNAIS_DE_CONTAS/?thtTUdb

  26. Pato-branquense
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 9:21 hs

    PQP…..também quero ser amigo desse Fábio! Pelo que vejo, além de bom político é o mais preparado para o TC….Puxa vida! Estou sinceramente surpreso, Fábio! É o único político que aqui vejo sendo elogiado……certamente será canonizado quando morrer!

  27. GIGIO
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 9:45 hs

    HAHAHA. 300?? Tanto fez a RPC e só conseguiu reunir 70 pessoas (familia do Tarso e a corja da Gazeta). É notória a perseguição contra um dos candidatos ao TC e ta feio, feio mesmo para a RPC…

  28. pedroca@uol.com
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 9:54 hs

    300 pessoas incluindo 4 candidatos a vaga. Estes 4 candidatos presentes e que nao sao deputados sao uns cara de pau. Tbem querrm a mamata. Deveriam peidar na agua pra fazer bola…

  29. PÉ VERMEIO
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 10:49 hs

    QUANTO BLÁ, BLÁ
    Este movimento diz que quer critério técnicos, que seja eleito um não político
    Quanta demagogia ou idiotice:
    1) Todos somos seres políticos, inclusive e principalmente estes que se candidatam. Se fosse inscrição para um concurso público, aí sim, seriam técnicos. Mas qualquer procdesso eletivo, o “ser” que se candidata está tendo uma postura e interesse político.
    2) Um dos líderes do movimento, oum tal blogueiro, ex-assessor do Ex-Secretário do Trabalho (que ainda não explicou o desvio de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador) é militante político de um partico e ativista de todos e qualquer movimento que possa lhe dar mídia e visibilidae, inclusive militante da marcha das vadias, gltb, movimento passe livre e tudo o mais. Então, ele não é político? Qual o nivel cultural de um ser que tenta incultar na população que político é só quem tem mandato eletivo? Picareta de marca maior este “ser”.

    Não estou aqui defendendo os mandos e desmandos dos dois Deputados, nem defendendo a forma como é feita a eleição ou a forma com que os Conselheiros deliberam no TCE. O que estou debochando é da ousadia destes 300 ingênuos (uns nem tão ingenuos e tão mal intencionados) que participam destes protestos como laranjas

  30. AAS
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 10:54 hs

    Botou a tropa de choque para trabalhar.

  31. Flávius
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 11:05 hs

    Pô, a campanha pró Fábio Camargo está muito bem orquestrada! Os comentários estão sendo “favoráveis” pra caramba e pau na RPC, eleita a malvada! Aonde mesmo é o comitê e a central internet pró Fábio Camargo? A verdade é que os deputados estão se lixando para o que o povo pensa e quer. Eles vão eleger o conselheiro deles só pra mostrar quem manda mesmo. Ou não? É a arrogância e a soberba parlamentar ou melhor, para lamentar.

  32. HAROLDO DANTON
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:04 hs

    Esse regime vergonhoso, feudal e hereditário tem que acabar. Como advento da CF de 88, o acesso a qualquer cargo público somente se dará por meio de concurso público. Não podemos distorcer a Lei maior do país, como esta fazendo os promotores do paraná, se auto intitulando XERIFE e usurpando a funcão de policia judiciária.

  33. Mr.Scrooge
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:04 hs

    Só vão pedir mesmo, porque não vão ser atendidos mesmo. O pessoal lá da Casa de Ali Babá vai indicar um dos seus, mesmo contra os protestos da sociedade.

  34. Anônimo
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:15 hs

    FORA OS DEPUTADOS , VAMOS COLOCAR PESSOAS QUE NÃO TEM NADA HAVER COM POLITICA. CHEGA DE POLITICOS, O POVO ESTA NA RUA PEDINDO QUE NÃO VOTEM NOS POLITICOS. VAMOS RENOVAR, E VAMOS COMEÇAR COM TC, OS DEPUTADOS A CANDIDATOS QUE ME DESCULPE, VOCES FORAM ELEITOS PARA SEREM DEPUTADOS, QUAL É A DE VOCES, QUEREM GANHAR MAIS DO QUE GANHAM, CHEGA DE DEPUTADOS PENSAREM SO NELES, PARANAENSE ACORDEM, VAMOS PARA FRENTE DA ASSEMBLEIA E VAMOS FAZER O BARULHO QUE SABEMOS FAZER E AGORA OU NUNCA, A MUDANÇA JÁ . DEPUTADOS FORAAAAA !!!

  35. Anônimo
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:19 hs

    DEP. FABIO E MIRÓ, CHEGA , VAMOS DAR CHANCES PARA OS TECNICOS, TODOS PARA AS RUAS , SENHORES DEPUTADOS PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA VOTEM COM O CEREBRO E NÃO COM O CORAÇÃO, ESTA NAS MÃOS DE VOCES E LOGO TEREMOS AS ELEIÇÕES E CUIDADOS PARA NÃO SE QUEIMAREM, O POVO VAI COBRAR, E ESTAMOS DE OLHO EM VOCES, FORA FABIO E MIRÓ, MUDANÇA JÁAAAAAAAAAAAAAAA.

  36. sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:26 hs

    Concordo com a Professora Custodia “Esta vaga deve ser por concurso púbico e apresentação de todas as certidões civis, criminal e demais que prova sua probidade!”

  37. sergio silvestre
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:30 hs

    Porque será que quando o post tem a ver com odistinto candidato a ganhar essa ação entre amigod de 24 mil reais vem comentarios a favor de todo lado.
    Será que abrem as portas da zona?

  38. Jorge
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 12:56 hs

    Se é perseguição ou não, dane-se! A questão é de TECNICIDADE. Um tribunal que examina e julga questões que envolvem gastos PÚBLICOS tem que ter em seus quadros quem conhece do riscado entre outros pré-requisitos. Chega! Basta! Vamos avançar em qualidade!

  39. gilsinho
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 13:51 hs

    é importante a participação da mídia escrita e falada bem como das redes sociais para acabar com o casuismo “tá na constituição” e nós não estamos errados e indicamos deputados para o Tribunal de Contas. Gente será que não tem um politico macho para mudar paradigmas? ou interessa como diz o Mauri continuar com as regras do tempo do Império. Aquele que se manifestar por mudança neste momento ficará consagrado pois o povo está sedento por alguém que transmita um pouquinho de decência e honestidade.

  40. Franco
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 14:26 hs

    “Ana, Cesar, Neto, Viviane, Brenda, Nadia, Juarez, Maria Auxiliadora, Pedro, Fernando, Conrado, Macedo, Cintia, Antonia, Chico, Daniel e João…
    17 comentários produzidos pela Central Fabinho de trolls de Internet, todos postados no intervalo de 10 minutos…
    Teve comissionado que trabalhou hoje hein…
    Só uma amostra do naipe desse playboy esuas fabetes amestradas…

  41. arne saknussen neto
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 15:42 hs

    Os assessores do Fábio Camargo estão trabalhando, hein? Quantos comentários…

  42. Carlos de Oliveira
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 18:18 hs

    O comissionado do Fabio Camargo está tendo trabalho ultimamente por aqui! kkkkkkkkkkkkkk

  43. crisitina
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 18:31 hs

    Que Vergonha!!! pra nenhum deles deve entrar;;; pois pois eles estao sendo investigados de acumular cargos fantasmas enquanto Deputados… chega de Corrupto neste País.. o povo cansou….chega chamem pessoas serias e normais…

  44. carlos a.r.
    sexta-feira, 5 de julho de 2013 – 19:21 hs

    Como esse F Camargo tem cupincha.No TC tem que ter tecnicos e não apaDRINHADOS..SE OS VOTO FOREM SOMENTE PARA OS DEPUTADOS DEVEMOS IR AS RUAS.sERÁ POSSIVEL QUE O RESTANTE DOS CANDIDATOS NÃO VÃO GANHAR NENHUM VOTO. .

  45. SOLANGE LOPES
    domingo, 7 de julho de 2013 – 0:39 hs

    Só um cego não enxerga que os comentários a favor do Deputado Louro foram feitos pela marketagem de campanha. Coisa feia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*