Institutos apontam neve em Curitiba | Fábio Campana

Institutos apontam neve em Curitiba

Do Luiz Henrique de Oliveira, Banda B:

A contagem regressiva para a possível neve em Curitiba, que pode acontecer na madrugada de terça ou de quarta-feira, já está rolando a todo vapor na internet. Na manhã desta segunda-feira (22), até uma bolsa de apostas acontece na rede social facebook. Em meio a tudo isto, os institutos meteorológicos, em sua maioria, continuam prevendo uma pequena possibilidade de neve para a capital paranaense, o que aguça ainda mais a expectativa dos curitibanos.

Confira o que dizem os principais Institutos Meteorológicos:

Somar

Prevê neve para Curitiba na terça-feira (23), onde a temperatura irá varia entre -1°C e 4°C.

Mensagem no site oficial do instituto:

O fim de semana será marcado pelo frio e por chuvas em boa parte da região Sul do país. Nesta sexta-feira, uma frente fria está entre o Paraná e São Paulo e no domingo volta a chover no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a chuva e os termômetros em queda, a possibilidade de neve é muito grande. A partir da segunda-feira, a umidade que atuou sobre o Rio Grande do Sul durante todo o fim de semana finalmente encontrará temperaturas muito baixas. O ar frio ganha reforço de intensa massa de ar polar vinda da Argentina, e aumenta o potencial para neve na Serra, Alto Uruguai e Planalto do Estado gaúcho desde as primeiras horas do dia. “Toda a próxima semana será muito fria”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Em Santa Catarina a neve deve atingir a Serra, Planalto e algumas cidades do meio-oeste, como Chapecó-SC e Xanxerê-SC. As menores temperaturas são esperadas para os municípios serranos. Em São Joaquim-SC os termômetros na segunda-feira variam entre 1°C e 9°C e a neve pode acontecer a qualquer hora do dia. Na terça-feira o frio ganha força e a mínima será de -3°C. No Paraná também existe a possibilidade de nevar. O Estado deve registrar uma sequência de eventos meteorológicos. Na segunda-feira, chove de forma generalizada e com risco de grandes volumes e transtornos. Ao mesmo tempo, uma intensa massa de ar polar avança e derruba as temperaturas. Com essa condição existe o risco de queda de neve em alguns pontos isolados do sul e Planalto paranaense na segunda-feira. Este risco aumenta muito na terça-feira, onde a área preferencial para queda de neve será o sul, Planalto e até mesmo na Região Metropolitana de Curitiba-PR.

Clima Tempo

Prevê neve para Ponta Grossa e região metropolitana de Curitiba, sem descartar que ela caia na capital. Previsão de máxima de 8°C e mínima de 0°C na terça-feira

Mensagem no site oficial do instituto:

A persistência de uma frente fria no nordeste do Paraná e entrada de massa de ar polar devem contribuir para a formação de neve na madrugada de segunda para a terça na região metropolitana de Curitiba e Ponta Grossa, segundo as indicações das últimas simulações numéricas das condições do tempo. Na manhã desta segunda-feira as simulações já indicam áreas de precipitação de neve no sul de Santa Catarina, que avançam até o leste paranaense no decorrer do dia. O pico da precipitação deverá ocorrer entre 00h e 03h de terça-feira.

Tempo Agora:

O Tempo Agora prevê máxima de 6°C e mínima de -3°C.

Simepar

Por sua vez, o Simepar também já fala em neve, mas na região metropolitana de Curitiba apenas.

Mensagem no site oficial do instituto:

Nesta segunda-feira o ar mais frio começa a ingressar no Paraná, mas na maioria das regiões o céu segue com bastante nebulosidade e até mesmo com chuvas. As precipitações ocorrem principalmente do centro-sul até as praias e também no norte e no noroeste. Não deve mais chover no oeste e no sudoeste. Esta combinação (frio e umidade) gera condição favorável a precipitação de neve nas serras gaúchas e catarinenses e também na parte sul do Paraná. Chance de neve também no sudoeste, parte dos Campos Gerais e na RMC. A tendência é de que as temperaturas mínimas sejam registradas no final do dia.

No facebook

No facebook, no evento criado para aguarda a neve pelo perfil de humor Busão Curitiba, a previsão é de muita neve. A expectativa continua grande por parte dos internautas que planejam madrugar para verem os flocos de neve cair do céu. Mais informações sobre o evento clique aqui.


4 comentários

  1. Sani
    segunda-feira, 22 de julho de 2013 – 15:12 hs

    E que se cumpra a previsão! Esperando ansiosamente!

  2. terça-feira, 23 de julho de 2013 – 8:47 hs

    E não é que nevou na terça-feira dia 23/07/2013 às 08:23 da manhã…muito legal, se é para fazer frio, que neve!!!

  3. Carlos Alberto Teixeira
    terça-feira, 23 de julho de 2013 – 9:57 hs

    Confirmo, nevou hoje cedo em Curitiba entre 7:30 e 8:00, com duração de +/- 30 min aqui na CIC. Apesar do espetáculo belíssimo, temo pelos moradores de rua e os idosos e crianças país afora, pois nevava apenas em 3 lugares, RS, PR e SC, hoje em dia temos 20 cidades com neve em SC e uma proporção igual no RS, olhando por esse ângulo, o que você espera que venha pela frente em relação ao preço dos alimentos e a situação da saúde do país?
    Sem dúvida é um belíssimo espetáculo, mas, PENSEMOS NISSO!

  4. Pedro
    terça-feira, 23 de julho de 2013 – 10:42 hs

    E cumpriu se a previsão. Foi por pouco tempo, mas o suficiente pra ser registrada. É nóis na neve!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*