A Prefeitura de Londrina assinou na última segunda-feira (1º) a ordem de serviço para recape asfáltico de ruas nos jardins Itália e Santa Mônica, na zona norte da cidade. Entre as vias beneficiadas está a rua Agostinho Feijó Sanches, onde o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT) possui uma residência. O serviço será executado com recursos provenientes de emenda parlamentar apresentada pelo próprio deputado em 2010, quando Vargas ainda morava na residência localizada na via contemplada.
O deputado federal participou da solenidade na última segunda-feira no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). “Essa emenda parlamentar é do final de 2010, mas será utilizada para as obras agora”, afirmou o petista durante o discurso.
Ao Portal Bonde, a assessoria de Vargas negou qualquer ilegalidade e justificou que a Prefeitura é responsável pela escolha das ruas beneficiadas ao apresentar o projeto em busca de recursos por meio da emenda parlamentar. Segundo a assessoria, o recape na região era uma antiga reivindicação dos moradores na zona norte da cidade.
Além disso, a assessoria informou que o parlamentar não mora na casa desde o início de 2013. A reportagem entrou em contato com a residência pelo número divulgado na lista telefônica em nome do parlamentar e o atendente confirmou que a casa é do deputado federal. A pessoa também pediu para reportagem entrar em contato com o escritório do petista em Londrina e informou o telefone do local.
De acordo com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, o pedido foi assinado no final de 2010 pelo ex-secretário de Obras, Aguinaldo Rosa, com base na necessidade da região. O Núcleo também esclareceu que não foi constatada nenhum irregularidade durante a tramitação do projeto e afirmou que o recurso é importante para melhorias na pavimentação do município. Neste ano, foi aberta licitação para execução do serviço.
A Diretoria de Pavimentação da Secretaria de Obras informou que todas as ruas do Jardim Itália serão contempladas. No Santa Mônica, além da rua Agostinho Feijó Sanches, o recape deve beneficiar as ruas Claudir Martinez Rossi, Ângelo Vicentini, Aristeu dos Santos Ribas, Doutora Anita Carvalho e avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana, da BR-369 até a rotatória da avenida Henrique Mansano. A previsão da prefeitura é recapear 34.200 metros quadrados durante a obra, que já teve início e deve durar 120 dias. A emenda parlamentar garantiu de R$ 707.900,00 para as obras.
A empreiteira responsável pelos recapes é a Deborah Monique Fernandez Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).
“Nem tudo que é legal é correto”
O professor e cientista político, Elve Cenci, disse que a situação pode provocar um “mal estar” ao deputado, apesar da legalidade da emenda parlamentar. Ele analisa que este tipo de suspeita “potencializa” a desconfiança da população neste momento de manifestações motivadas pela falta de credibilidade nos homens públicos e nos partidos políticos.
“Nem tudo que é legal é correto. Não basta o deputado afirmar que conseguiu o recurso para benefício da população. Esse tipo de coincidência pode macular o próprio trabalho. A prefeitura também deve ter cuidado e prudência para evitar um mal estar. Em alguns casos, é preciso apresentar ao público explicações com critérios técnicos para deixar clara a situação”, avaliou.
Ele comentou que a legalidade não é um princípio isolado que norteia a administração pública. “O princípio da legalidade não é suficiente. A impessoalidade, publicidade e transparência também devem ser respeitados no trato do dinheiro público”, ressaltou.
Cenci ainda citou o exemplo da relação entre Executivo e Legislativo para comentar a legalidade das medidas públicas. “Quando um prefeito tem a maioria na Câmara, a questão da legalidade está resolvida, mas não significa que todos os projetos aprovados são de interesse da população”, acrescentou.
11 comentários
Todos atos dos PTralhas vem sempre acompanhados de segundas intensões.Suas conquistas não são conseguidas através de seus esforços.O PT esta sempre em busca de terreno é fértil para a corrupção. Espero que a insatisfação do povo seja expressa nas urnas.
Simples coincidência, não houve nenhuma vantagem pessoal. Aqui em Londrina todas as demais ruas estão em perfeito estado (de abandono). Acidentes acontecem todos os dias, infelizmente alguns fatais. Mas a recuperação da rua onde o Sr. Deputado Vargas reside foi por mera questão de sorte. Entre tantas ruas em pior estado a dele foi beneficiada pelo acaso. Senhores, lembrem-se bem desse cidadão para as próximas eleições. Com certeza ele irá visitá-los em suas ruas esburacadas, quem sabe até suje um pouquinho o sapato (se não for de galocha) para demonstrar interesse pelo cidadão (seu voto). E quem sabe ainda os senhores depositarão nas urnas eletrônicas o seu mais alto bem de protesto, o seu voto. Depois de tantas manifestações por todo o país chegou a hora de dar a resposta a esses vilipendiadores do erário público. Basta Brasil, basta Londrina.
É O CORRÚ=PT=O AGINDO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.
Gordão esperto.
Patrimonialismo (puxa, como está na moda).
O caráter e o Partido o qual este CIDADÃO pertence já diz tudo: ANARQUISTAS
Deputadosinho vagabundo e mensaleiro. A hora dele vai chegar!!!
Aproveite Gorducho. Tua hora vai chegar, o povão de olho no Senhor.
Prezado André, o Sr. não deseja comprar um casa aqui na minha rua é uma ótima oportunidade de ter um residência aqui em Curitiba, só precisa de uns reparos no pavimento
Um abraço aguardo retorno
só a casa dele, tem muito mais, sr dep. abre seu olho para voce nao ser enterrado na politica,
Este recapeamento já era solicitação do pessoal do bairro a muito tempo , definido em reunião de bairros , não beneficiou uma casa mas sim toda a região ,