Após protestos, Lula e Dilma vivem desgaste na relação | Fábio Campana

Após protestos, Lula e Dilma vivem desgaste
na relação

Divergências sobre reação aos protestos e fator Eduardo Campos fazem convívio atingir pior fase desde eleição

NATUZA NERY VALDO CRUZ CATIA SEABRA DE BRASÍLIA

As manifestações de junho não derrubaram apenas a popularidade da presidente Dilma Rousseff. Elas também ajudaram a desgastar sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Petistas dizem que “criador” e “criatura” estão muito longe de um rompimento, e que errará quem apostar nesse desfecho, mas concordam no diagnóstico: a ligação dos dois chegou ao ponto mais difícil desde que Dilma assumiu o cargo, há dois anos e meio.

Nos bastidores do governo e no próprio PT, a distância foi percebida e virou alvo de comentários. Interlocutores de Dilma atribuem a aliados de Lula o vazamento de críticas à atuação do Executivo durante a onda de protestos que sacudiu o país em junho.

Interlocutores de Lula dizem que ele considerou uma “barbeiragem” a decisão do Planalto de propor uma constituinte para a reforma política sem ouvir o vice-presidente Michel Temer (PMDB), mas consultando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), adversário do PT.

Também há queixas partindo do governo. Uma delas: Lula chegou a sugerir a redução do número de ministérios, embora tenha promovido o aumento do número de pastas quando era presidente.

Pessoas que falaram com o ex-presidente nas últimas semanas o descrevem como “preocupado” e dizem que volta e meia ele expressa incômodo com a “teimosia” e a centralização da sucessora.

Desde dezembro, ele tem sido assediado por empresários, banqueiros, sindicalistas e políticos, que em geral reclamam do estilo de Dilma.

CAMPOS

Auxiliares de Lula notaram que o ex-presidente buscou nas últimas semanas uma reaproximação com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que desde o início do ano ameaça romper com o governo para se candidatar à Presidência em 2014.

Os dois se encontraram pela primeira vez após meses de afastamento e falaram por telefone. Numa dessas conversas, em 18 de junho, Lula disse a Campos que descarta a possibilidade de concorrer a presidente no ano que vem.

A reunião ocorreu horas depois de Lula ter tido um encontro com Dilma que foi descrito por petistas como o mais tenso até então. Alguns falaram em “briga” e “discussão acalorada”, alimentando rumores depois negados de forma enfática pelos dois lados.

Nos dias seguintes, as queixas se multiplicaram, e manifestações a favor de uma nova candidatura de Lula voltaram a ser feitas em público.

No entorno de Dilma, há quem acuse o ex-presidente de ficar longe da crise para preservar sua imagem. No círculo de Lula, a acusação é considerada absurda e diz-se que ele procura evitar ofuscar a sucessora ou passar a impressão de que tenta interferir em sua administração.

Segundo auxiliares de Lula, ele indicou recentemente que só irá de novo ao encontro de Dilma se for chamado, o que foi interpretado como sinal de frustração diante da falta de acolhimento para sugestões feitas à presidente.

Lula sugeriu mudanças na área econômica do governo, para resgatar a credibilidade da política fiscal, e na articulação com o Congresso, para pacificar a relação do governo Dilma com seus aliados.

Petistas ligados a Lula defendem que a presidente troque pelo menos o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, apontado como responsável pelas manobras contábeis que fizeram o governo perder credibilidade na condução da política fiscal.

Mas Dilma resiste a substituí-lo. Ela também resiste a promover mudanças na comunicação institucional do governo, outro alvo de críticas de auxiliares de Lula.


18 comentários

  1. Ernesto salvador
    domingo, 14 de julho de 2013 – 17:19 hs

    Já deu inquestionável que dar Fora PT

  2. Ernesto salvador
    domingo, 14 de julho de 2013 – 17:20 hs

    FORa. PT

  3. Politico
    domingo, 14 de julho de 2013 – 18:21 hs

    É hora da “presindentA” voltar para seu lugar. O Lula é nosso presidente!!

  4. ASSISTAM
    domingo, 14 de julho de 2013 – 18:55 hs

    PADRE QUE FALA A VERDADE !

    Assista este vídeo e veja que não foi só o povo revoltado que falam nas redes sociais quem está fazendo essa movimentação toda nas ruas do Brasil.
    Padre Paulo Ricardo mostra claramente que o governo e grupos internacionais estão financiando o golpe de estado comunista no Brasil.
    Fique atento e lute! Entenda o que esse padre está dizendo que é um dos únicos que fala a verdade!
    Saiba distinguir o que é a história verdadeira do comunismo e a propaganda que eles fazem para mostrar que são uns santos benfeitores.
    Comunistas já mataram mais de 200 milhões de pessoas no mundo e mentem descaradamente !
    Comunismo, socialismo não tem nada de “lindo” e sim de fim de linha!

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U6IuyKBkDJg

  5. domingo, 14 de julho de 2013 – 19:14 hs

    agora , a vaca já foi pro brejo, e vai ser difícil desatola lá!

  6. VISIONÁRIO
    domingo, 14 de julho de 2013 – 19:22 hs

    Uma boa filha (Dilma) jamais vai brigar com o pai (Lula) mas com
    certeza os dois estão vivendo um momento dramático para quem
    sempre imaginou que o eleitor era burro e jamais rebelaria contra
    esta farsa de governo.

  7. Mr.Scrooge
    domingo, 14 de julho de 2013 – 21:23 hs

    Que coisa mais feia hein Vendedor de Ilusões, largou a cria às feras? Também não era sem tempo. Mas ela também tem culpa, a criatura quis superar o criador, aí deu no que deu.

  8. OCIMAR
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 8:39 hs

    PENA DE MORTE PRA ESSE LIXO.

  9. Gardel
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 10:25 hs

    O medo do barbicha é que a Dilma transfira seu azar para ele. Não se preocupe pinguinha, você também iniciou corrida ladeira abaixo sem precisar de ajuda.

  10. wal
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 10:47 hs

    o “assistam”, esse padreco é um louco.

  11. EDILSON HUGO RANCIARO
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 10:52 hs

    Acredito que a presidenta Dilma, de se impor. Se for fazer o que o LULA e correligionários querem´, quebram o Brasil. Todos sabem que LULA fecha os olhos para a corrupção de baixo de seu nariz. A Dilma não.

    Assim, ela deve fazer seu Governo sem a sombra do LULA. Todos os acontecimentos de hoje, se devem a CANETA do LULA, antes de sair do Governo.

    E O MENSALÃO…..BARBOSA TÁ QUIETO…TELHADO DE VIDRO!

  12. alexandre
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 11:29 hs

    Erra feio quem aposta no rompimento entre Lula e Dilma. Os que torcem para que isso aconteça fazem análises na base do “ouvi falar”, “estão dizendo por aí”, sem citar uma única fonte. São urubus à caça de carniça.

  13. tadeurocha
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 14:47 hs

    COMO DIS ROBERTO REQUIAO, VOLTAR ATRAS NUNCA MAIS…… PT NUNCA MAIS… ESSES PT QUE DIZEM LULA NOSSO PRESIDENTE, VOLTAR ATRAS NUNCA MAIS…….

  14. augusto seabra
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 15:18 hs

    SAQUEADORES, PESSOAS ISENTAS DE EDUCAÇÃO E VALORES,
    USARAM A DEMOCRACIA PARA GOLPEAR O BRASIL.FORA!!!!!!!!!!!!!

  15. LENZA TOLEDO
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 16:45 hs

    Fora Dilma, fora Lula e de uma vez por todas FORA PT

  16. CARUNCHO
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 20:23 hs

    VAMOS TORCER COM MUITA FÉ PARA O CÂNCER LEVAR ESSA DUPLA PARA O INFERNO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL,QUANDO SE DESEJA UMA COISA COM MUITA FÉ O SEU DESEJO É REALIZADO,POR ISSO VAMOS FAZER UMA CORRENTE BEM FORTE PARA O CÂNCER LEVAR ESSA DUPLA E SALVAR NOSSO BRASIL.

  17. Pedro Rocha
    segunda-feira, 15 de julho de 2013 – 23:58 hs

    Santo Deus! Olhem só a cara de quem manda nesse país! Essa brincadeira, esse estúpido e irresponsável “voto de protesto” elegendo primeiro o rinoceronte Cacareco e depois o Macaco Tião, só podia terminar nessa catástrofe.
    Agora estamos aí; à beira do abismo negro, metidos que fomos por essa horrenda e desclassificada dupla.

  18. alessandro
    domingo, 21 de julho de 2013 – 22:34 hs

    O lula nao esta com cancer .Ele e o verdadeiro cancer do brasil ele e o pt .O povo brasileiro e ignorante nao sabe votar elegeram essa corja de pt anti cristo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*