Por Dora Kramer
Um político que não milita no Executivo nem faz parte da roda de conselheiros, mas é muito próximo de Dilma Rousseff, teve dois sugestivos diálogos na semana passada. Um com ela, no Palácio do Planalto, outro com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
A intenção dele era ajudá-la a encontrar uma saída, mas tudo o que conseguiu foi concluir que a presidente tem consciência de que está numa encruzilhada da qual não sabe como sair e que se sente abandonada pelo PT e pelos partidos da base aliada.
“Ninguém me defende, fugiram todos”, disse ela ao interlocutor. A maior parte do tempo, no entanto, ouviu calada. O amigo lhe disse: “Você nunca quis 39 ministérios, não pediu para o Brasil sediar a Copa, de verdade não queria a parceria com o PMDB. Isso tudo é herança do Lula”.
Silêncio. “Essa não é você”, ponderou o amigo, aconselhando-a a reagir segundo as próprias convicções. Da Copa não é possível voltar atrás, “mas você pode reduzir o número de ministérios e deixar de lado a aliança com o PMDB”, insistiu.
Silêncio. Rompido apenas para externar o desagrado por pagar a conta sozinha: “Estou apanhando de todos os lados e nem tudo é responsabilidade minha”. Não falou mal de Lula, não criticou esse ou aquele aliado, não deu sinal de que tenha a mais pálida ideia do que fazer.
O interlocutor da presidente saiu dali e foi procurar o presidente do Senado para lembrar-lhe alguns fatos e cobrar lealdade. “O governo foi forçado a apoiar sua volta à presidência, não faltou ao Sarney quando ele quase foi afastado na crise dos atos secretos (em 2009), por que agora essa atitude agressiva sua e do PMDB?”
Frio como um peixe, Calheiros respondeu: “Porque ela tentou jogar a crise no colo do Congresso”. Segundo consta, nada mais disse nem lhe foi perguntado.
A conversa aconteceu dias depois de o presidente do Senado ter requisitado avião da FAB para ir ao casamento da filha do líder do governo Eduardo Braga, em Trancoso (BA), enquanto o País gritava de Norte a Sul que está farto dos espertos.
Chá e antipatia. O tempo fechou na reunião ministerial de segunda-feira quando o ministro Moreira Franco (PMDB) falou em inflação em termos, digamos mais realistas que o cenário cor-de-rosa pintado pelo colega Guido Mantega.
A certa altura, a presidente Dilma Rousseff o chamou de “burro”.
No dia seguinte, na reunião da executiva do partido, nenhum dos ministros do partido – só Edison Lobão não foi, alegando doença – disse uma palavra em defesa da presidente que no encontro só não foi chamada de bonitinha.
Pode até ter sido arroubo momentâneo, mas na versão original da nota oficial sobre o resultado da reunião constava a disposição de entregarem os cargos. O texto dizia algo como “que a presidente faça o que quiser com os ministérios”. A turma do deixa disso ponderou que os termos poderiam soar pessoalmente ofensivos e que não era hora de radicalizar em público.
Sobre eleição e reedição da aliança com o PT, o clima, que já não era bom antes da queda de Dilma nas pesquisas, ficou muito pior, mas o momento é de indefinição.
O PMDB não vê como a presidente possa voltar ao patamar anterior, não crê na candidatura de Lula, acha que quem vai se beneficiar eleitoralmente é quem, no campo da oposição, souber capitalizar a insatisfação, mas não vê um nome no horizonte.
Telhado de vidro. O PMDB e o Congresso estão sem autoridade para revides depois que se descobriu que os presidentes da Câmara e do Senado – ambos do partido e eleitos pela maioria dos pares – fizeram uso particular de bem público em desfaçatez ímpar, dado o momento.
25 comentários
É,ELA TEM UMA HERANÇA MALDITA,ALIÁS,TUDO QUE VEM DESSE PORCO IMUNDO,É MALDITO.
Um bando de espertalhões que estão vendo o navio afundar e, como ratos, tentam sobreviver esmagando quem está na frente. É o fim do império PT. Um bando que nunca trabalhou. Só viveram de greves, festas e sacanagem. Tiveram a sua oportunidade e olha no que deu. Ainda bem que o povo acordou para dar um basta em tudo isso. Muda Brasil.
Obrigado ao Jornalista Fábio Campana. Como sempre, pertinentes observações da Jornalista Dora Kramer.
Uma pena que a maioria dos eleitores não compreende a real situação do Pais, exposta brilhantemente na matéria, mostrando que essa turma que está aí não está se entendo e fará de tudo para se manter no poder. Esperemos que o grito das ruas faça efeito em 2014.
Não jeito não é? Ou tem….?
Rompa com os PTralhas , aliados e o “escambau” de madureira ,e faça o que o povo pede!
Apoio não faltará!
Ah.. já ia esquecendo. Precisa coragem e competência, viu?
Mas até uns 60 dias atrás não estava tudo maravilhoso,tudo o que estava acontecendo,as críticas,a inflação, eram falácias da oposição. E agora ? Vem das ruas os gritos. Chama teu pupilo LULArápio para te ajudar.Ah, ele está na Europa,correu do fogo do inferno,se fazendo que não sabe de nada e não viu nada.
Apesar de não gostar do PT, só tenho uma coisa a dizer: Os ratos são os primeiros a abando o navio naufrago
E também achar que estamos a 10 anos sem Governo!!!!
Se desde o inicio tivesse preferido a companhia da população, não estaria no mato sem cachorros. Pelo andar da carruagem, os Cumpanheros abandonaram o barco.
Olha eu vou votar na Dilma só por causa do PMDB um partido covarde.Quando a gente ollha para os integrantes desse partido a nivel nacional dá medo.Calheiros, Sarney, e por ai a fora.Tá na hora de apoiar a presidente pois demorou muito para termos o direito de votar.Os que não gostam da mesma devem votar em quem acham melhor mais sempre com eleição nunca tentando dar golpe como o fora Dilma.Gostaria de saber do Ratinho o seu partido continua na base ou não?Esses fatos tem de acabar quando o eleitor mais esclarecido vai entender e não votar em candidatos que mudam de partido.Atacam tanto o PT mais esquecem que existem mais partidos governando através de seus apoios trocados por ministérios.Como pode um partido a nivel federal apoiar o governo e no estadual estar na oposição d do federal ocupando cargos secretarias etc. Isso que é vergonhoso.Será que vai sair meu comentário?Eu não sou petista esse negocio de por a culpa toda em cima de um partido não engana mais.Todos sabemos que os politicos não tem bandeira.Não votei no seu Beto Richa, porém jamais pediria para o mesmo sair.Porque o mesmo foi eleito por uma maioria, portanto de tem de cumprir seu mandato até o fim.Na proxima eleição o mesmo será julgado.Assim com todos aqueles que foram eleitos.Quando agem de má fé utilizando dinheiro publico devem ser julgados e condenados conforme a lei manda.
Diz o ditado popular que o sujeito ficou no mato sem cachorro.
A Dilma está “com o cachorro mas sem mato”. É bom sentir o peso
da infidelidade dos políticos. Rei morto… Rei posto !!!
Considerando as recentes manifestações que aconteceram em todo pais, ao ler esta matéria a conclusão que se chega é que a situação é mais séria do que se pensa. A falta de entendimento na esfera executiva e política é total.Não precisa ser muito inteligente para entender que o reflexo na base da piramide é de dimensão incauculaveu.Quando se fala em empitimam no momento do levante do povo eu acha que se estava falando bobagem, depois de ler esta matéria já penso diferente. É óbivio que não queremos isso, mais o pais não pode ficar acefolo.
Considerando as recentes manifestações que aconteceram em todo pais, ao ler esta matéria a conclusão que se chega é que a situação é mais séria do que se pensa. A falta de entendimento na esfera executiva e política é total.Não precisa ser muito inteligente para entender que o reflexo na base da piramide é de dimensão incauculaveu.Quando se falava em empitimam no momento do levante do povo eu acha que se estava falando bobagem, depois de ler esta matéria já penso diferente. É óbivio que não queremos isso, mais o pais não pode ficar acefolo.
Os partidos da base aliada foi sempre assim, quando veem o barco naufragando vão pulando um a um…
Para quem já foi torturada e enfrentou a ditadura a bala, Você acha realmente que ela vai deixar se abater por isso, conta outra.
que dó ta na merda.
É no que dá fazer aliança com o partido mais fisiológico e canalha do planeta. Enfim a eminência parda mostras as garras do poder. PMDB jogando a descrente classe média contra um PT que se perdeu no caminho do poder, e sem oposição consistente logo se apresentará como terceira via a sucessão presidencial.
Bem feito para o PT, é o preço por ter tirado das cinzas o Renan Calheiros, José Sarnei, Michel Temer, Fernando Collor e tantos outros parasitas que só contaminaram ainda mais a política do Brasil. O preço pago em troca troca do apoio desta mumias, (que aliás já estavam repousando nos seus respectivos sarcófagos), foi muito caro.
Coitada da Dilma ..se elegeu devendo um puta favor ao Molusco..ela nao tem a liberdade que precisa pra governar !!!
A base aliada e muito traira !!! PMDB e PT !!!! Qualquer trinta moedas de prata ..vendem ate a mae !!!!
Descobriram a cura do cancer no Brasil !!!!!!!!!!
So que precisam de 1 gota de suor de trabalho de um sindicalista brasileiro !!!!
Acho que sera impossivel !!!!!!
Apenas o óbvio…a criatura à imagem e semelhança do seu mentor. O duro é preço que o país inteiro vai pagar nas próximas gerações pelas falácias sonhadas pelo “amador” lula…lá..
Compartilho da opinião lúcida do amigo Carlos A. R.. Porém, não voto na Dilma, nem sob tortura… É muito incompetente. Um presidente da república não tem que ser gerentão, nem sargentão. Tem é que se cercar de gente que conheça a fundo as respectivas áreas a eles entregues, e ter muita diplomacia e tino político, mas também e sobretudo, ser honesto e transparente… Por isso me iludi em 2002, votando no Lula.
Hoje, não votaria em nenhum dos que aí estão presidenciáveis.
Que pena! Tanto “diz que me diz”, mas quem está pagando a conta somos nós! Se a Dilma está sem apoio trata-se da colheita do que semeou! E ninguém venha dizer que ela não sabia como funcionava esta bagunça/roubalheira, porque não entrou no governo quando foi eleita presidente, já era o braço direito do “vagabundo” do Lula e já estava ciente de todas as falcatruas que estavam sucedendo e que apenas tiveram desdobramentos no seu mandato. Percebi que, nós a população, estávamos de olhos fechados comodamente aguardando qual seria o resultado. A maioria da população carente e sem o mínimo de esclarecimento, que colocou este povo no poder, está se fartando com as bolsas isso e bolsas aquilo, mantendo estes caras do PT e aliados políticos de todos os partidos, que também querem mamar na teta do governo, enquanto
aproveitam-se da situação em conchavos e deitam e rolam com nosso dinheiro. Enfim chegou e está aí o resultado! Juros altos, inflação e dólar subindo, impostos gigantescos e praticamente nenhum retorno na saúde, educação, segurança, saneamento, defesa dos consumidores meio ambiente, etc. O mais engraçado é que quando o Lula “vagabundo” estava no poder ninguém fez nada! Ninguém se levantou quando veio a público que adquiriu milhões em patrimônio, apenas por ser presidente da república, quando se omitiu ao ver dólares passando para cá e pra lá em maletas ou em cuecas de seus assessores, ministros e correligionários, quando deixou que toda essa corja voltasse aos meios políticos e nos olhassem como se estúpidos fossemos, tão pouco quando transformou seu filho em milionário da noite para o dia com a negociação com a empresa de telefonia! Quantas bolsas família, foram necessárias para calar o povo, para comprar o povo. Como podemos admitir que a Dilma tenha comprado uma casa gigantesca no RS, na beira do lago ao custo de milhões! Durante estes 10 anos, onde estava a classe média que não recebia estas bolsas e simplesmente cruzou os braços e continuou pagando a conta! E agora quem continua a pagar o “pato” somos nós a classe média. A Dilma apenas é mais uma decepção, mas esta era a derrota anunciada. Povo X Dilma = Povo mais esperto! E isso tudo não está acontecendo por que é a Dilma, mas sim porque as coisas chegaram a um ponto que só faltava nos colocar no picadeiro, como palhaços! O povo não aguenta mais. Agora que, finalmente, estamos demonstrando que estamos vendo o que está acontecendo, está na hora de pararmos de discutir se o bolsa isso ou aquilo é legal e fazer com que os direitos da população sejam respeitados. Ver o povo unido nas ruas em paz, demonstrando seu descontentamento, trouxe-me novamente a esperança de que juntos chegaremos lá! Mas precisamos deixar claro o que é esse lá, para não nos perdermos no meio do caminho! Obrigada Campana! Hoje desabafei!
Uma mula, cabisbaixa..