74% dos brasileiros querem prisão imediata de condenados no mensalão, diz Datafolha | Fábio Campana

74% dos brasileiros querem prisão imediata de condenados no mensalão, diz Datafolha

Da Folha de S.Paulo:

Pesquisa do Datafolha apontou que 74% dos brasileiros querem que os réus condenados no processo do mensalão sejam presos imediatamente.

Até mesmo entre os entrevistados que disseram ter o PT como partido de preferência o percentual de respostas favoráveis à imediata execução das penas aplicadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) foi alto –coincidiu com o índice geral da pesquisa de 74%.

O julgamento do mensalão foi concluído em dezembro passado e os réus apresentaram recursos contra as condenações. Cabe agora ao relator do caso, o ministro Joaquim Barbosa, marcar a data para o início da análise das apelações pelo plenário do STF.

Segundo o entendimento dos ministros da corte, as prisões dos condenados só poderão ocorrer depois que se esgotarem as possibilidades de apresentação de recursos, o que na linguagem jurídica recebe o nome de “trânsito em julgado”.

O levantamento feito pelo Datafolha nos dias 27 e 28 de junho apontou que para 14% dos entrevistados pode ter havido injustiça no caso e os réus merecem um novo julgamento. O índice de pessoas que não souberam responder à questão do instituto de pesquisa sobre a situação dos réus foi de 12%.

As maiores taxas de manifestações favoráveis à prisão imediata dos condenados foram apuradas entre os entrevistados que declararam preferir o PV (83%), o PSDB (77%), o PT (74%) e o PMDB (74%).

Entre aqueles que disseram considerar que os réus merecem um novo julgamento, destacaram-se os entrevistados que afirmaram ter como partidos de preferência o PTB (29%), o PSB (24%), o PMDB (19%) e o PT (18%).

O Datafolha realizou 4.717 entrevistas em 196 municípios. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


6 comentários

  1. Sherlock Holms
    segunda-feira, 1 de julho de 2013 – 20:07 hs

    Nessa relação falta o grande Chefe;
    O pai do Genio dos “negocios”;
    O amante da mulher que sabia de tudo;
    Aquele que não sabia de nada;
    Lula la atraz das grades;
    Chega de mensalão;
    Chega de corruPTos;
    Acorda meu Brasil.

  2. emilson frreira pupo
    terça-feira, 2 de julho de 2013 – 1:34 hs

    Lugar de ladrão do dinheiro público é na cadeia demorou.

  3. NA CORDA BAMBA
    terça-feira, 2 de julho de 2013 – 5:57 hs

    A maior crise que está ocorrendo na política brasileira hoje é o desfecho do mensalão. Se o STF não colocar os mensaleiros condenados na cadeia
    imediatamente vai ocorrer com certeza uma convulsão social no Brasil..

  4. tadeurocha
    terça-feira, 2 de julho de 2013 – 8:57 hs

    tem que ser ja essas prisoes, nao podemos esperar mais, vamos colocar ordem no brasil, sr lula deu uma entrevista, que nao tem inflaçao, esta tudo bem, sr lula eu acho que o senhor nao vai no mercado, nao paga luz, nao paga agua, enfim cai do ceu para o sr lula, entao nao fale besteira, essas palmas que o senhor recebeu é desses brasileiros que querem ver o brasil na merda…..

  5. Mané do sudoeste
    terça-feira, 2 de julho de 2013 – 10:57 hs

    Será que os mensaleiros viram essa pesquisa ? Eles só ouvem a povo na hora de pedir o voto esses caras.

  6. AMARAHAL
    terça-feira, 2 de julho de 2013 – 13:27 hs

    O José Genuíno não faz parte deste grupo ????

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*