André de Souza, O Globo
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (foto abaixo), voltou a defender nesta segunda-feira que outros órgãos do governo além da Fundação Nacional do Índio (Funai) participem do processo de demarcação de terras indígenas.
Atualmente, o decreto que trata do tema já diz que a Funai pode solicitar a ajuda de outros órgãos públicos, mas o governo quer deixar isso mais claro. O objetivo é regulamentar as mudanças até o fim desse semestre. Gleisi participou de reunião com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, que atua na defesa dos povos indígenas por meio do Conselho Indigenista Missionário.
9 comentários
É bem a cara da INCOMPETENTE.
Não sabe resolver?
Forma uma “COMISSÃO”.
Qualquer coisa,
Foi decidido pela Comissão…
Os órgãos seriam dos indígenas ou dos grileiros???
A ministra tirou as palavras da minha boca. Ela chegou a conclusão obvia mais do que ululante. E para chegar a tal conclusão não precisa nem ser ministra.
“Territórios Sagrados dos Índios”. É inalienável que o governo federal possa executar as políticas fundiárias e, soberanamente, garantindo aos povos indígenas o direito de posse de suas reservas territoriais. E nesse sentido, além das entidades já integrantes, faz-se salutar que sejam invocadas a comporem esse leque de sustentação humanitária, a Contag e a OAB.
Cordialmente,
Roque Alves.
É,ELA TA MESMO PRECISANDO DE UM.
O que está lavrado e escriturado é lei e tem que ser cumprida.
Acho que os índios já possuem terras demais. Deixem os ruraristas
em paz. Se a digníssima chefe da Casa Civil não consegue resolver
é bom não se intrometer…
Está corretissima a posição tomada pela Ministra, onde só uma pessoa toma decisão bem como esta situação delicada se comete muitos erros, e em conjunto com outraas organizações a possibilidade de acertar é grande.
A questão indigina bem como as questões agrárias sempre foi um problema crônico, em menos dias terá que ser resolvida, agora, a dividas com índios temos, para tanto, resolvida essas questões todos sabemos que os ínidos no seu todo e regionalmente não são mais silvículas, devem eles terem os seus direitos e deveres assegurados, inserirem-se no contexto social, como todos os povos que aqui habitam o Brasil, que preservam seus costumes e cultura, mas vivem a vida de hoje… não podem mas ser primitivos e sustentados por todos, não dá…
Resolver é com o Betinho… Kkkk… Certíssima a minha Ministra e próxima Governadora do Paraná! Vem tirar o Paraná da M que esse engomadinho deixou em único mandato!