O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tentou cancelar a sessão da comissão geral da seca marcada para amanhã. A reunião da comissão faz parte de uma série de manifestações programadas para esta quarta-feira pelos produtores rurais. Na maior delas está prevista a exposição, na Praça dos Três Poderes, de carcaças de animais mortos nas regiões mais secas do Nordeste. As manifestações com as carcaças estão sendo feitas em capitais nordestinas e amanhã os agricultores pretendem repetir o protesto em frente ao Palácio do Planalto. Os agricultores querem renegociar as dívidas com o Banco do Nordeste e medidas mais eficientes do governo para combater a mais longa estiagem na região dos últimos 50 anos. A ideia de Henrique Alves terminou descartada.
2 comentários
O Nordeste brasileiro é o grande celeiro de votos do petê, justamente pelo paternalismo inconsequente que o governo pratica na parte alta do nosso mapa.
A Gazeta do Povo está publicando em série, uma baita reportagem sobre o drama secular vivido pelos nossos irmãos nordestinos. O trabalho da dupla de craques – Mauri König, repórter, e Alessandro Mazzo, fotógrafo, deveria ser lido, analisado e aproveitado pelo governo que, como os seus antecessores todos, trata o problema com esmolas e distribuindo baldes d’água. Para apagar incêndios como aquele provocado por Nero, em Roma.
E cadê a transposição do S. Francisco, que acabaria com a seca do Nordeste? – O gato comeu?