Indústria brasileira tem o pior desempenho entre países emergentes | Fábio Campana

Indústria brasileira tem o pior desempenho entre países emergentes

Da Folha de S.Paulo:

O desempenho da indústria brasileira em 2012 foi o pior entre 25 nações emergentes e importantes economias da América Latina.

A queda de 2,6% na produção industrial do país foi, de longe, a mais acentuada do grupo. O Egito, segundo pior colocado, registrou contração de 1,9%.

A indústria brasileira como componente do PIB (Produto Interno Bruto) –que, além da produção de manufaturados, inclui setores como construção civil e energia elétrica– também amargou a maior contração no mundo emergente. A queda desse indicador foi de 0,8%.

Os dados são da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) e mostram que o retrato de crise no setor é renitente. Em 2011, o resultado da produção industrial brasileira já figurava entre os três piores do grupo analisado.

Segundo especialistas, os números confirmam que problemas domésticos têm exercido maior influência sobre a trajetória da indústria do que a crise externa.

“Esses dados causam muita preocupação. A crise externa existe e afetou todos, mas fomos piores do que os demais”, afirma Flávio Castelo Branco, gerente de política econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

DESACELERAÇÃO GLOBAL

Robert Wood, analista da EIU, diz que a expansão do comércio global de produtos manufaturados desacelerou de 6,3%, em 2011, para 2,5% no ano passado.

Esse movimento, afirma Wood, levou a uma perda de fôlego da indústria mundial. “Em um cenário de oferta excedente de produtos manufaturados, países com competitividade baixa, como o Brasil, sofreram mais.”

O encolhimento da indústria brasileira em 2012 contrasta com a expansão robusta do setor em alguns países asiáticos. O desempenho também foi inferior ao dos principais mercados latino-americanos e até ao de países emergentes da Europa, região que está no epicentro da crise internacional.

Em 2013, a indústria deve ter melhor desempenho, de acordo com economistas. Mas os dados já divulgados apontam uma recuperação ainda frágil.

Segundo Castelo Branco, da CNI, a confiança dos empresários brasileiros, que ensaiou uma retomada no início deste ano, já mostra sinais de arrefecimento.

“Este ano será melhor, mas é uma recuperação fraca, considerando o resultado muito ruim de 2012.”


6 comentários

  1. Palpiteiro
    domingo, 12 de maio de 2013 – 12:45 hs

    É natural. A indústria nacional carrega o peso da mais acabrunhante carga fiscal, com impostos em profusão e as famosas obrigações acessórias, que troca um empregado do chão de fábrica por outro de escritório. Além dos impostos federais pornográficos, há os impostos estaduais estúpidos, cumulados com a substituição tributária, onde a indústria paga o imposto do cara que ainda vai tomar a cerveja na praia, daqui um mês. Os estados falidos, como o Paraná, colocaram ST em quase tudo. Melhor ir para o Paraguai.

  2. Aline
    domingo, 12 de maio de 2013 – 14:54 hs

    A Sra DILMA, a governANTA , está desindustrializando o país.
    Este é o país FANTASIA da Sra. Salete, Silvajr e outros bobalhões que por PAIXÃO CEGA pelo PT (Partido Trambiqueiros) não os deixam enxergar os malefícios que esta QUADRILHA que está no poder está fazendo ao país.

  3. Zangado
    domingo, 12 de maio de 2013 – 17:48 hs

    Gente boa do Paraná:

    Percebam que diante de uma notícia desse tipo NÃO APARECE NENHUM POLÍTICO OU GOVERNANTE para dar uma satisfação.

    Agora – se fosse o contrário, ou seja “industria tem o maior desempenho” logo estariam aí FOTOS E DISCURSOS da politicagem e da governâncias de ocasião se intitulando pai, tio, avo ou os mais inusitados parentescos com a estatística.

    Assim o fariam com a maior descaramento sem nunca terem movido um dedinho num botão de uma indústria sequer.

    O pior de tudo isso é que os empresários compartilham com esse procedimento vergonhoso.

    Agora, com a estatística do pior desemvolvimento, choram sozinhos.

    Triste não é?

  4. É só o começo...
    domingo, 12 de maio de 2013 – 19:51 hs

    Pior desempenho industrial.
    Pior inflação…
    Isso é só o começo da decadência do país, após o PT.
    A Dillma e o PT pensam só na eleição. O povinho, não tem tutano para perceber isso pois só vêem o emprego e o aumento de renda.
    Pena que esqueceram-se de como funciona a inflação.

    Hoje eu voto no PT. Isso pq. se o PSDB ganhar, a bomba vai estourar na mão da oposição e ainda vão sair falando que eles que eram bons.

    O Brasil não tem mais jeito. Com esse governinho, vai afundar. É uma pena, pois o PT perdeu a maior chance de alavancar o Brasil a segundo mundo.

    Chupa ptzada!!! Comeu a carne, vai ter que roer o osso!!!

  5. salete cesconeto de arruda
    domingo, 12 de maio de 2013 – 20:10 hs

    Normal!
    Tem que ir devagar pois a mídia já tem novo candidato na praça:
    INFLAÇÃO!
    Rsrsrsrsrsrsrs
    Então tem que CRESCER diferente da China, da ìndia e tantos outros que ainda não fizeram o RESGATE dos mais pobres que o Brasil está fazendo.
    Isso no fundo é tentativa da GRANDE MÍDIA de emplacar um PRESIDENTE no grito como fazia antigamente com seus CAÇADORES DE MARAJÁS.
    Quem não lembra?
    Como acreditar nessa tal IMPRENSA?
    IMPRENSA COMANDADA POR 3 grandes famílias me disse hoje um jornalista.
    IMPRENSA onde JORNALISTA ainda chama PATRÃO de coleguinha – como bem o diz o Paulo do CONVERSA AFIADA.
    Aliás: tenho citado o Fábio para se entender o Paraná – lá no conversa. Nas ENTRELINHAS a gente sabe o que se passa no estado. Fábio é garoto experto. Para o bem da comunicação.

  6. Pedro Rocha
    segunda-feira, 13 de maio de 2013 – 11:04 hs

    Na corte de PTópolis, tudo isso é criação da imprensa, do PIG e do diabo a quatro!
    Menos da incapacidade administrativa de dilma e seu bando; seus impostos escorchantes; os desvios assombrosos de recursos; ajudas a fundo perdido aos paisécos da África e da América Latrina, desde que vermelhos; o inchaço da máquina pública, onde não tem mais onde acoitar a cumpanherada, mesmo com 39 “ministérios”, e outros tantos a caminho!
    Mas acalmen-se – Em mãos inescrupulosas, desonestas e ineptas da quadrilha petista, isso não é nem o começo. O pior tá pra vir!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*