Evento vira palanque para Gleisi Hoffmann | Fábio Campana

Evento vira palanque para Gleisi Hoffmann

Da Folha de S.Paulo:

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) transformou em palanque político um evento organizado ontem pelo Palácio do Planalto no Paraná, onde ela pretende concorrer ao governo pelo PT em 2014.

Gleisi fez o último discurso na abertura do encontro, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), que contou com 3.000 pessoas, sendo 322 dos 399 prefeitos paranaenses — os demais enviaram representantes.

O evento foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. O apoio dos prefeitos a Gleisi é peça fundamental no xadrez político para impedir uma possível reeleição do governador Beto Richa (PSDB).

A ministra falou por 25 minutos. Enumerou investimentos federais, anunciou novos recursos e foi aplaudida de pé. “Como paranaenses, nos beneficiamos da presença expressiva de programas federais. São projetos realizados nas áreas de energia, habitação, transportes, cidades, saúde, educação”, disse.

O Paraná foi o nono Estado a receber o encontro com prefeitos promovido pelo governo federal. Gleisi só esteve no evento de ontem, em seu reduto político.

Antes da abertura, ela negou que sua presença tivesse caráter eleitoral: “Ficaria muito estranho se eu não participasse. Sou ministra de Estado, mas, sobretudo, senadora eleita pelo Paraná”.

Oficialmente, o encontro é liderado pela ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais. Ontem, Ideli discursou, mas deixou com Gleisi a prerrogativa de encerrar a cerimônia.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos (PDT), parceiro do governo no evento, afirmou que a ministra era a “embaixadora” dos prefeitos e fez referência a recente visita dela ao interior para entregar 102 retroescavadeiras: “Nunca vi tanto prefeito feliz. Estamos orgulhosos do seu trabalho, ministra”.

No discurso de ontem, Gleisi disse que o Planalto investiu R$ 28 bilhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná nos últimos três anos e anunciou mais R$ 7,5 bilhões para depois de 2014.

“Só para ter uma ideia, nosso Estado conta hoje com mais de 1.900 empreendimentos do PAC”, afirmou.

Ela citou investimentos em 300 creches, 15 aeroportos, recuperação de estradas, 43 mil bolsas do programa Prouni e 170 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida.

“Somos todos paranaenses e brasileiros dispostos a participar da grande mobilização para construir a cada dia um Paraná, um Brasil melhor”, disse a ministra.

O vice-governador Flávio Arns (PSDB) representou Beto Richa e fez um discurso rápido, a exemplo do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Após a cerimônia, a ministra passou 15 minutos tirando fotos com prefeitos. Alguns a chamavam de “governadora”. Ela sorria.


30 comentários

  1. sergio silvestre
    sábado, 18 de maio de 2013 – 12:42 hs

    Acabei de assistir outro palanque aqui em Londrina a pouco na paiquere,onde um comandante ou secretario dizia,helicoptero do governo,aquilo do governo etc.
    Cara palida,o governo não tem nada,tudo é patrimonio do povo paranaense,e o tál GRAEL,está sendo usado aqui para fazer politica e e enganar os Londrinenses e região com pirotecnias.

  2. OCIMAR
    sábado, 18 de maio de 2013 – 13:16 hs

    É NESSA ELEIÇÃO QUE VAI SE MEDIR A INTELIGÊNCIA DESSE POVO.

  3. Jorge
    sábado, 18 de maio de 2013 – 14:18 hs

    Não deveria ser assim com a “máquina” em campo! Mas essa é a forma de se fazer política e de se alcançar o poder. Terrível!!! Como a mediocridade está definitivamente instalada vamos fazer o que? A minoria que pensa, que é crítica, que almeja algo maior e melhor será sempre a perdedora nas circunstâncias e contexto que nos encontramos. Será que existe a mínima possibilidade desse estado de coisa mudar? Ugh!

  4. Escritor
    sábado, 18 de maio de 2013 – 14:22 hs

    Gleise, quando você deita para dormir a noite, você que adora ir a Índia meditar com os gurus, realmente não se sente constrangida de ter que fazer parte de um projeto político que comparado, é mais corrupto que a máfia Siciliana? Uma máfia cujo líder Lula comandava o PT como uma estrutura de poder repleta de bandidos condenados pelo Supremo? Em suas meditações na Índia, nunca nenhum guru lhe disse ” Cuidado com o caminho trevoso, cuidado com o demônio maia, da ilusão?” – leia-se Lula? Você, sinceramente, nem em um único momento, refletiu sobre quão tenebroso para o futuro de nossa nação é fazer parte de um grupo que é a favor de tudo que é barbaridade – controle da mídia, controle do MP, controle do Supremo, compra do congresso, liberação das drogas, proselitismo em favor dos movimentos gays, etc e dezenas de etc. Gleise, sabe porque você nai vai ser a nova governadora do paraná? Porque nós, paranaenses, em sua maioria, somos diferentes, somos pessoas de bem e não toleramos que alguém que represente o mais podre partido da história comande o nosso destino e sirva de palanque no futuro para trazer de volta o chefe dessa quadrilha. Do resto, pode ser o Beto, o Requião e até mesmo o Panssuti. Você ate pode ser uma pessoa de bem, acredito que até seja, mas como alguém de bem consegue ficar trabalhando para o diabo? resolva suas opções a quem servir primeiro, depois agente senta para ver se você tem condições de ser governadora.

  5. sábado, 18 de maio de 2013 – 14:41 hs

    Ta certo a Gleise,nao podemos mais correr o risco de ficar mais quatro anos com esse governo que so sabe comprar viaturas para a policia,sendo que falta material humano nas corporacoes,os deputados deveriam fazer uma CPI,sobre essas compras exageradas de veiculos.

  6. salete cesconeto de arruda
    sábado, 18 de maio de 2013 – 16:34 hs

    322!
    Repito: será a PRIMEIRA MULHER PARANAENSE!
    Enquanto isso Beto viaja.
    Croácia!
    Sei.

  7. salete cesconeto de arruda
    sábado, 18 de maio de 2013 – 16:35 hs

    …. será a PRIMEIRA MULHER – GOVERNADORA DO PARANÁ.
    Anotem!

  8. NARIZ DE FOLHA
    sábado, 18 de maio de 2013 – 16:48 hs

    Essa moça está em campanha eleitoral, usando a máquina e a grana dos brasileiros que pagam seu alto salário e as contas destas despesas de campanha da Gleisi do PT.

    Chega de demagogia com o uso do dinheiro do povo.

  9. Arnaldo
    sábado, 18 de maio de 2013 – 18:08 hs

    Sinceramente ainda não sei quem é menos pior para o governo do nosso Paraná! Ano que vem temos a opção Beto Richa, que de tando endividar o Estado agora tem que parcelar a reposição salarial dos funcionários públicos e o PT com a Gleise que vai praticar o mesmo que ja está fazendo no Planalto, quase obrigando o Congresso a aprovar a MP que ao ver de todos tem interesse de alguns patrocinadores da campanha da Dilma e PT para o ano que vem!
    Sinceramente estamos diante de um período em que não aparece uma opção para o governo do Paraná!?

  10. marlene reis
    sábado, 18 de maio de 2013 – 18:10 hs

    teremos novo chefe de quadrilha mandando no parana – zeca do pt!!!!!!!!!!!!!!

  11. Vigilante do Portão
    sábado, 18 de maio de 2013 – 18:36 hs

    Acaba de fazer mais uma PROMESSA MENTIROSA.

    A Gleisinha prometeu compensar as Prefeituras que perderam recursos do FPM

    É MENTIRA!

    Ela Não disse:

    Quando,
    Quanto
    e
    COMO!

    Aliás, era uma boa oportunidade para a GAZETONA perguntar:

    Cadê o Trem subterrâneo, em mão dupla, livrando o Cajuru e o Cristo Rei dos trilhos?

    Cadê o Ramal do Trem Bala?

  12. Indio do Brasil Araujo
    sábado, 18 de maio de 2013 – 18:38 hs

    É muita cara de pau da Gleise falar que não tinha cunho eleitoral este encontro,alias pago com o dinheiro do povo.Veio passar mel na boca da prefeitada.Ela esqueceu de fala a classificação do estado do paraná quanto ao recebimento de recursos federais.Somos o vigésimo e alguma coisa.O Mato Grosso do Sul tem muita saudade deste casal(Paulo e Gleise).Fraças a Deus não tenho partido politico e poderei falar com dignidade a meus netos que não participei de forma alguma com o buraco eem que o pais estará afundado num futuro muito´próximo.´E uma vergonha o qoe está se fazendo no momento neste país.Que o diga a votação dos portos comprada vergonhosamente com dinheiro do povo.Que o diga a Petrobrás que se afunda a cada dia e já foi a segunda petrolífera maior do mundo,que o diga a falta de estrutura quanto a reodovias e aeroportos.Esse povo já manda no país a doze anos e a unica coisa que faz é encabrestar os pobres deste país dando-lhes miséria de dinheiro.A minha casa minha vida vai derreter em pouco tempo tamanha é a corrupção no setor,usando-se materias de terceira,alis os problemas já estão aparecendo aos montes.Quantos ministros a dona Dilma teve que mandar embora por corrupção?Até p delator Jefferson(PTB) está querendo voltar.Até o Afif foi para o beija mão.Não sei onde tudo isto vai parar.Desculpe é apenas um desabafo de um brasileiro totalmente desiludido com a politica brasileira.

  13. ALVARO FELIPE VALERIO
    sábado, 18 de maio de 2013 – 19:00 hs

    Prezado Fábio !!

    Esta matéria esta mentindo. Tua conta de presença esta errada.
    Não fui, nem mandamos representante!

    Quem não sabia que seria tratado apenas de politicagem?

    Alvaro Felipe
    Prefeito de Clevelândia – PR.

  14. Mané do Sudoeste
    sábado, 18 de maio de 2013 – 19:33 hs

    Alguém tinha dúvida que era um comício pré-eleitoral.Aliás o seu Betinho ali do Palácio Iguaçú está fazendo a mesma coisa.Chega dar dó dos prefeitos pelos aliciamentos que estão sofrendo, logo no início de mandato.

  15. Max
    sábado, 18 de maio de 2013 – 20:40 hs

    Com o meu e o seu dinheiro a dona Gleisi ri da cara do povo e faz campanha tal como manda a cartilha PETRALHA sem vergonha

  16. Joao Carlos
    sábado, 18 de maio de 2013 – 21:30 hs

    Se aplausos regularem alguma coisa em politica Gleisi ja é Governadora do Parana….Nunca vi uma politica receber tantos aplausos….Seu discurso foi o ultimo e muito realista….Parabens futura Governadora do nosso Estado…

  17. loop
    sábado, 18 de maio de 2013 – 21:53 hs

    Não com meu voto. Chega de PT …

  18. brasileirinho
    sábado, 18 de maio de 2013 – 21:57 hs

    é uma pouca vergonha . guerrilheiros vermelhos. vão detonar nosso país.ACORDEM BRASILEIROS ! essa bonequinha é mercadoria falsa.

  19. astrogildo
    sábado, 18 de maio de 2013 – 22:39 hs

    Gostaria de saber o que ela ta fazendo pelo Paraná no ministério, até agora não vi nada

  20. Antonio Edson
    sábado, 18 de maio de 2013 – 22:45 hs

    Coitado do prefeito de Clevelândia Alvaro Felipe Valério. Ta roendo um osso de medo do ano que vem. Como prefeito deveria saber o que o seu governador faz e vem fazendo e não jogar o hálibe que é só dele e de vcs tucanos aos outros…Vc ainda não sabe quem faz politicagem no Paraná? Será que é preciso informar quem é? O importante é que povo do Paraná sabe quem faz politicagem…Lamentável.

  21. sergio silvestre
    domingo, 19 de maio de 2013 – 1:32 hs

    Se o Alvaro Felipe não foi,paciencia.Ninguem disse que os 399 prefeitos foram.

  22. wal
    domingo, 19 de maio de 2013 – 1:47 hs

    esse prefeito de grevelandia deve ser pau mandado dos rincheletes

  23. Parreiras Rodrigues
    domingo, 19 de maio de 2013 – 9:15 hs

    Ué, tudo é do povo paranaense, Sérgio. E ainda falta. Pelo tanto que contribuimos para encher as burras desses seu governo que gasta mal quando não rouba…

    Fica mandando ambulâncias, ao contrário de melhorar a siatuação dos hospitais. Fica arreganhando cotas, ao contrário de pagar melhor os professores e melhorar as condições das escolas. Fica gastando com drogados, ao contrário de evitar a entrada das drogas e das armas no Brasil. Fica dando dinheiro pros bolivarianos ao contrário de melhorar as nossas rodovias, os nossos portos, fazer mais mais hidrovias, mais ferrovias.
    Um pouco de sensatez, meu bródi, não faz mal prá ninguém…

  24. marcelo
    domingo, 19 de maio de 2013 – 10:27 hs

    Gleisi,
    pode contar com o meu voto e a minha dedicação!

  25. Do Interiorrrrr......
    domingo, 19 de maio de 2013 – 11:38 hs

    Caranba, 28 Bilhões!!!.. Se fosse verdade, o Paraná estava feito!..Alguém viu estes investimentos? Só se for nos estados do PT, pq aqui…..

    A Gleise deveris fazer como o Arns.. Saia do PT Gleisi, e terá muitos votos…Não fique num partido de bandidos. Afinal, o bom e velho ditado diz ” diga-me com quem andas que te direi quem és…”

  26. HENRY
    domingo, 19 de maio de 2013 – 15:02 hs

    CONCORDO TOTALMENTE COM O TEXTO ESCRITO PELO “escritor”. SÓ CORREGINDO:… “Gleise, sabe porque você NÃO vai ser…”

  27. Antonio Edson
    domingo, 19 de maio de 2013 – 20:44 hs

    Com certeza “wal” o prefeito de Clevelândia não é só pau mandado do rincheletes é na verdade um burro mandado.

  28. Maria Vitoria
    domingo, 19 de maio de 2013 – 22:33 hs

    O ex-presidente Lula, dizia q nunca antes na história deste país…. Parece até q o Brasil foi descoberto e construído por ele; agora vem essa daí e diz que graças ao PT o Paraná tem estradas, saúde, segurança, educação… Gente, ela descobriu o Paraná quando? O que ela fez até hoje pelo seu estado, estado que a elegeu senadora? Nunca ouvi nada q justificasse esse mandato; agora vem para palanque e quer se fazer acreditar que o Paraná está na situação que está, graças ao governo federal? Me poupe dona ministra, como senadora deixou a desejar, como ministra precisa mostrar a que veio. É com todo esse (des)preparo político que quer ser candidata? Pode cruzar e descruzar as perninhas, essa carrinha de virgem do cerrado não convence!

  29. flavio luiz
    segunda-feira, 20 de maio de 2013 – 10:51 hs

    A Gleisi esta fazendo SIM, está tirando os recursos do Paraná, e aí vem com um montão de mentiras, bem a feitio de PT.

  30. Alexandre Montanha
    segunda-feira, 20 de maio de 2013 – 11:38 hs

    Dezenas de prefeitos do sudoeste não foram tambem e tampouco mandaram representantes. Pelo que me disseram tinha uns 100 prefeitos e vice prefeitos do parana o resto era só gente filiada ao PT da ministra que não faz nada.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*