'Promessômetro' do DEM garante que Dilma não cumpriu 74% dos compromissos | Fábio Campana

‘Promessômetro’ do DEM garante que Dilma não cumpriu 74% dos compromissos

Tucano Aécio Neves participou de evento do partido aliado e criticou ‘obsessão’ de Dilma com a reeleição.

De O Globo:

Para tentar derrubar a imagem de grande gestora da presidente Dilma Rousseff, o Democratas promoveu um ato nesta quarta-feira, batizado de “promessômetro”, para apresentar um levantamento feito pelo economista Carlos Eduardo Freitas, ex-economista do Banco Central, mostrando que o governo não entregou 74% das promessas previstas para 2011 e 2012.

Provável candidato a presidente pelo PSDB, o senador Aécio Neves (MG) participou do evento ao lado do presidente e do líder do DEM na Câmara, senador José Agripino Maia (RN) e deputado Ronaldo Caiado (GO), respectivamente.
— O governo é ótimo em inaugurar promessas e não entregar obras — disse Agripino.

Todos bateram duro no que chamaram de “obsessão” de Dilma com a reeleição. Aécio disse que essa obsessão e o medo do crescimento de outras candidaturas está levando-a a se dedicar a uma agenda que apequena o cargo de presidente: correr o Nordeste , reduto do presidente do PSB e governador de Pernambuco Eduardo Campos; e Minas Gerais, entregando retroescavadeiras e tratores a prefeitos, uma atividade antes delegada a secretários.

Ele disse que o rolo compressor usado pelo governo para aprovar o projeto que impede novos partidos de ter acesso a tempo de TV e fundo partidário é outro indicativo do medo de perder em 2014.
— Ninguém poder querer ganhar por W.O. Isso mostra a enorme preocupação do governo com 2014. A presidente Dilma está assustada com o que está por vir e teme o embate. O governo está assustado com o ambiente eleitoral e quer enterrar outras candidaturas de forma truculenta —disse Aécio.

Caiado explicou o estudo que embasou o “promessômetro” e disse que o gráfico da “boca do jacaré” – linha da inflação lá no alto e do PIB lá embaixo – vai engolir o governo e levar à sua derrota na disputa de 2014.
– Em 2014 teremos muito mais chances de vencer que na Venezuela. Ao invés de 1,6% de diferença, vamos ganhar eleição por uma margem de 16% – disse Caiado, ironizando, ao falar da paralisia da transposição do Rio São Francisco, que as obras se transformaram em “pista de skate de bodes”.

Aécio aproveitou o plenário repleto para ressaltar a parceria antiga com o Democratas. Disse que o método de cooptação do Governo aproximava mais ainda PSDB e DEM. Sobre a criação do novo partido com a fusão do PPS e PMN, que tende a apoiar Eduardo Campos, ele disse que dá força a qualquer ação que fortaleça o debate e alternativas para a disputa de 2014. Disse que saúda o tom crítico trazido por Eduardo Campos à política econômica do governo.

Inflação no governo Dilma
Sobre o aumento dos juros, defendido ontem por Campos para retomar o controle da inflação, Aécio disse que essa é a opção que o Governo tem agora para reequilibrar um dos pilares da estabilidade econômica e fiscal. E que a responsabilidade do eventual aumento é do PT, e não na oposição, como acusa o governo.
— O aumento da taxa de juros é lamentável, porque o mundo todo caminha para sua redução. Mas o governo Dilma foi leniente com o controle da inflação e o resultado está aí. O governo flexibilizou os pilares do ajuste fiscal por sua própria responsabilidade — disse Aécio.

Lideranças do Democratas prometeram “panfletear” o livreto com os dados coletados sobre o documento enviado por Dilma ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com suas promessas de campanha em 2010, o plano da mensagem enviada ao Congresso no primeiro ano de seu governo, e as obras do PAC. O economista Carlos Eduardo Freitas disse que , no caso do PAC, não só não existem as obras, como os dados gerenciais não são fornecidos para acompanhamento. O levantamento tem em conta a evolução inflacionária, PIB, obras de logística como portos, rodovias e aeroportos, além de ações das áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança.
— O promessômetro não é um trabalho panfletário. É um trabalho de pesquisa. Cada dado é acompanhado de uma nota técnica — disse Freitas.

Segundo os dados apresentados, das 91 promessas selecionadas, 67 delas (74%) não cumpriram a meta para os primeiros dois anos de governo. No caso das ferrovias, UPPs e praças do PAC, a execução não teria chegado a 20%.
Financiamentos do BNDES

Os participantes do ato criticaram também o desperdício de recursos públicos e o BNDES para financiar operações que trouxeram grandes prejuízos para o caixa do Tesouro, como a refinaria de Pasadena pela Petrobras, investimento de R$ 13 bilhões nas empresas do grupo Friboi e outras. Como foi feito com o foco na Petrobras, Aécio informou que o próximo seminário do PSDB vai esmiuçar o “desmonte” do BNDES.
— O BNDES está sendo usado pelo governo para financiar campeões e construir grandes financiadores de campanha em 2014. Os pequenos e micro empresários não conseguem mais acesso aos financiamentos do BNDES — disse Caiado.


20 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 12:13 hs

    DEM?
    O do Arruda que não é dos meus?
    Sei.
    Rsrsrsrsrsrsrsrsrs

  2. carlos.
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 14:15 hs

    Isso não é novidade,pois o governador Beto Richa não cumpriu nem 20% do que prometeu. Promessas assinadas com firma reconhecida no cartório.Olha o partido dele é o PSDB>

  3. toninho
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 14:17 hs

    Pode até ser verdade. Mas se o trabalho foi feito pelo Sr. Carlos Eduardo Freitas, tenho sérias dúvidas quanto a sua qualidade. Conheço esse cidadão de longo data, deste o Banco Central, onde adorava meios de comunicação para falar do trabalho dos outros como se fossem seus (trabalhos bons, evidentemente). Ser oposição é a melhor coisa. É só jogar pedra na vidraça dos outros. Que o diga o PT que ficou até 10 anos na figura de estilingue. Agora, sofre com a realidade de administrar um país deste tamanho com seus inerentes problemas.

  4. quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 14:18 hs

    Mas tem gente que acredita na Presidanta, com sergio’s, salete’s etc… etc… etc…

  5. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 14:37 hs

    Como nas “comunidades” onde o narcotraficante substitui o governo em troca da cumplicidade do conjunto dos seus moradores, o arreganhamento do crédito, o incentivo ao consumo, cegou os clientes quanto à corrupção que, como o câncer se esparrama pelo organismo, tomou conta de todas as repartições do governo.
    Aos beneficiários das bolsas, vales e cotas, não importa a pesquisa que mostra o descumprimento das promessas de campanha, a situação da saúde, do ensino, da segurança, da infraestrutura, o atraso tecnológico que impede o crescimento do país.
    Como dizia Lula candidato, o brasileiro não vota com a cabeça e sim com o estômago.

  6. sergio silvestre
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 14:41 hs

    É sr Aécio,se a Dilma não tivesse essa obsessão,o Lula teria,ou o Mercadante,ou eu,Qualquer um que se candidata pelo PT ganha do hic..hic,,Aécio.

  7. quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 15:54 hs

    Eles deveriam se preocupar com o mensalão do DEM,pois vai ter muitas bombas explodindo.

  8. carlos
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 17:15 hs

    esses cara não tem vergonha mesmo

  9. carlos
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 17:16 hs

    porque eles não vem pagar a divida do hospital regional de beltrão

  10. Mr.Scrooge
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 18:12 hs

    Este povo da oposição ainda não entendeu que a nossa governanta é como massa de pão, quanto mais apanha mais cresce. A choldra é tola, não lê, e quando lê não entende. Incrível é como o neto do dr Tancredo se presta a este papel de palhaço, o avô ficaria envergonhado ao ver o neto dizendo o que fiz. A desconstrução da nossa governanta não começa por ela, mas pelo seu guru, este sendo desconstruído, mas com fatos, provas irrefutáveis, ela cai do cavalo. O resto é maledicência e perda de tempo.

  11. marcelo
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 18:47 hs

    Bom era na época dos tucanos,
    onde:
    *não havia crescimento algum, apenas recessão.,
    *a inflação chegou a 12,5%.,
    *não se investigava nada, todas as denuncias eram engavetadas.,
    *desemprego batia recordes.,
    *taxas de juros estava nas alturas.,
    *a classe média desaparecia (mergulhando na pobreza).,
    *a renda do trabalhador, em queda livre.,
    *a dívida externa, subindo de forma meteórica.,
    *desiquilíbrio fiscal, era desesperador.,
    *racionamento de energia elétrica “APAGÃO”.,
    *compra da reeleição “mensalão”.,
    *entrega do patrimônio público.,
    *empréstimos bilionários.,
    *etc.
    Os Democratas e os tucanos estão morrendo de saudade!

  12. gabrielle
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 19:04 hs

    Tucanos e democratas governaram o Brasil por 2 mandatos, neste período não houve crescimento só recessão e, a inflação chegou a 12,5%, ou seja, falta memória para esta turma.
    FHC em seu primeiro mandato,conseguiu controlar a inflação destruindo a classe média, entregando o patrimônio público aos interesses privados e seguindo a cartilha do FMI com medidas recessivas. Já o seu segundo mandato (1999-2003) foi um desastre maior ainda, não trouxe crescimento econômico e o país mergulhou profundamente na recessão. A desvalorização da moeda que estava atrelada ao Dólar ocorrida no início de 1999 disparou a inflação, trazendo o aumento generalizado dos preços. No segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica, levando o governo a impor à população e as empresas um plano de racionamento de energia que ficou conhecido como “apagão”, como resultado da incompetência da administração tucana houve uma queda da produção industrial, aumento da inflação e do desemprego, quebrado o governo tucano pediu socorro ao FMI e obteve, em agosto de 2001 13,8 Bilhões. Para quem critica o governo petista preste atenção nesta informação: a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00 (2002). Em outubro de 2002, diante da grave crise que o país enfrentava as aplicações financeiras foram suspensas e o preço do Dólar disparou chegando a R$4,00, a inflação atingiu 12,5%, desorientado e desesperado (devido a ingerência tucana o Brasil estava literalmente quebrado), o governo FHC novamente pediu SOCORRO para o FMI e obteve mais 30 Bilhões de Dólares sob a condição de se enquadrar as malditas e recessivas regras dessa instituição financeira, seguindo a cartilha do diabo. Tenho mais de 40 anos e me lembro muito bem dos escândalos do governo FHC, na aprovação da Reeleição pelo Congresso Nacional favorecendo o ex-presidente (na época alguns deputados afirmaram na imprensa para todo país que receberam $ para votar à favor da emenda Constitucional), nesse período não se investigava nada, todas as denúncias eram ignoradas pelo “engavetador oficial da República” o procurador-geral Gerado Brindeiro , o caso de Furnas, as privatizações, ou seja, a entrega vergonhosa do patrimônio público aos interesses privados, as desastrosas concessões de pedágios, entre outros graves escândalos e problemas.

  13. POVO DO VALE DO IVAI
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 19:17 hs

    O AÉCIO PRECISA APRESENTAR PROPOSTAS CONCRETAS. NOSSO PAIS ESTÁ NUMA SITUAÇÃO BEM MELHOR QUE O QUE FOI DEIXADO PELO PSDB.
    ABANDONA ESTE DEPUTADO QUE LEVOU A MAIOR LAVADA DA PRESIDENTE JÁ VISTA, TANTO É QUE O JÔ SOARES O APELIDOU DE AGRIPINO CULATRA.

  14. Dilma falando a verdade
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 19:42 hs

    Inflação, a grande conquista do Lula e da Dilma ==>

    youtu.be/AZz51sKG-2o

  15. Deutsch
    quinta-feira, 18 de abril de 2013 – 23:59 hs

    É, a choldra ignorante se esbalda com o passado, mas só com o passado, pois o futuro é feio, muito feio. Imaginem mais 4 anos da ANTA BURRA E FEIA.

  16. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 19 de abril de 2013 – 8:35 hs

    Lembrando:

    O PT, LULA e DILMA, foram CONTRA

    Itaipu;
    Plano Real;
    Lei de Responsabilidade Fiscal;
    Emenda 20 (da Previdência);
    Abertura da exploração de Petróleo (que originou o Pré-Sal);
    Saneamento do Sistema Bancário;
    Privatizações (no governo, estão privatizando tudo).

    KKKK

    Gabrielle,

    ESTUDE um pouco mais.

    Lembrando II:

    É verdade, a INFLAÇÃO, durante a gestão FHC, chegou aos 2 dígitos, sabe quando?

    EM 2002, CURIOSAMENTE, quando as pesquisas indicaram que O SR. INVESTIGADO, Lula, estava na dianteira para a eleição.

    AUTOMATICAMENTE, os bancos CORTARAM os empréstimos e nossos títulos Públicos encalharam.

    CONSTAVA no programa do PT (mudaram em agosto/2002):
    NÃO PAGAR A DÍVIDA EXTERNA;
    DAR CALOTE NOS BANCOS.

    Consulte o Programa do PT.

    Pense,
    Você, investidora,

    Compraria um título de um país, cujo futuro Presidente defende o “CALOTE”?

    O resultadoi foi uma Explosão do Dollar, acompanhada de uma elevação da taxa de juros.

    Aliás, Lula, que ao longo da vida CRITICAVA as altas taxas de juros, PASME, quando eleito, AUMENTOU a TAXA SELIC (consulte no google). Foi no início de 2003.

  17. Bagrinho
    sexta-feira, 19 de abril de 2013 – 9:24 hs

    Observem a carinha de malvado que o Agripino Maia está atráz do Bebum das Minas Gerais. Vão tomar mais uma chinelada nas próximas eleições.

  18. Elton
    sexta-feira, 19 de abril de 2013 – 9:47 hs

    “Anta burra e feia” este é o argumento de quem não tem argumentos – o discurso dos ignorantes que vota no mais bonitinho. Fatos são fatos “alemão” Se você acha que está ruim neste governo é porque você deve ser mesmo alemão que sempre teve interesse no Brasil dependente do FMI – no governo FHC o Brasil devia o que não tinha para o FMI, na crise de 2008 o Brasil tornou-se credor deste fundo, emprestando dinheiro para socorrer a economia de países europeus em dificuldade, inclusive a Alemanha.

  19. Silvajr
    sexta-feira, 19 de abril de 2013 – 10:03 hs

    A luta da imprensa brasileira para voltar aos tempos de FHC, com inflação e juros altos, não tem trégua. As vitórias de Lula e Dilma nos trouxeram um meio de comparação e descobrimos o quanto essa gente detesta o povo brasileiro e só se interessa por seu domínio da riqueza nacional.

  20. sergio silvestre
    sexta-feira, 19 de abril de 2013 – 19:58 hs

    Voce só acha seu bofe bonito né DEUTSCH.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*