PMs do Carandiru são condenados a 156 anos de prisão | Fábio Campana

PMs do Carandiru são condenados a 156 anos
de prisão

Da Folha de S.Paulo:

Depois de seis dias de julgamento, 23 policiais militares foram condenados na madrugada deste domingo por participação no massacre do Carandiru. Três dos 26 presos réus foram absolvidos a pedido do próprio Ministério Público.

Cada um dos PMs foi condenado a 156 anos de prisão. Eles saíram do Fórum da Barra Funda, na zona oeste, livres, já que poderão recorrer em liberdade. Todos ouviram a decisão do juiz José Augusto Marzagão de que eram culpados.

Os sete jurados foram convencidos da tese da Promotoria de que o grupo de policiais da Rota, armados de revólveres e metralhadoras, subiu ao segundo pavimento do Pavilhão 9 e matou a tiros 13 detentos.

No início, a acusação falava em 15 presos mortos neste andar, mas ontem os promotores pediram para que dois detentos, mortos com armas brancas, fossem desconsiderados pelos jurados. Segundo eles, não era possível saber se eles foram mortos realmente pelos PMs.

Segundo os promotores, as mortes foram praticadas por uma ação coletiva, comandada pelo então capitão Ronaldo Ribeiro dos Santos, na qual todos contribuíram igualmente “para praticar a barbaridade que praticaram”, disse o promotor Márcio Friggi.

A advogada Ieda Ribeiro de Souza, que chegou a gritar em alguns momentos da explanação, reafirmou aos jurados que não era possível individualizar a conduta de cada um dos réus, já que não foi feita a perícia na arma que eles usavam e o confronto delas com as balas achadas nos corpos.

Para afastar a necessidade da individualização da conduta, o Ministério Público recorreu ao julgamento do Mensalão, ao exemplificar que José Dirceu foi condenado sem a comprovação exata de sua participação no esquema.

A advogada Ieda Ribeiro de Souza disse que vai recorrer.


7 comentários

  1. KEEP WALKING
    domingo, 21 de abril de 2013 – 10:18 hs

    O que existe no Brasil é que a mão do Estado protege o marginal. Qual é a chance que um bandido dá às vitimas? São quantos assassinatos por dia? Proteção ao menor delinquente, que demonstra claramente que existe um conluio entre o poder e o crime.
    Estes policiais deveriam ser heróis.
    Um dia de vergonha para o Brasil.
    Alias que não defende nem seus cidadãos presos ilegalmente na Bolívia, um país de quinta.
    Temos muito que aprender com os americanos sobre defesa da população.

  2. pppppppppppppp
    domingo, 21 de abril de 2013 – 10:51 hs

    prende a policia por fazerem um a limpa e solta-se os bandidos coitado da população estamos fudidos.

  3. Paulo
    domingo, 21 de abril de 2013 – 17:02 hs

    ridicula a acondenação destes policiais eles fizeram um favor a siciedade os presos não vivem reclamando de falta de espaço tai os policiais deram um bom geito parabens a eles que pena que no Parana não tem disto abriria um munte de espaço nas cadeias e quem tiver com dó dos presos que leve eles pra casa.

  4. OCIMAR
    domingo, 21 de abril de 2013 – 20:08 hs

    ESSE PAÍS É UM LIXO MESMO,CONDENAR OS HERÓIS,OS QUE MERECIAM SER PROMOVIDOS,QUE MERECIAM MEDALHAS,É ESSA INJUSTIÇA QUE DA NOJO.

  5. Alagoas
    domingo, 21 de abril de 2013 – 20:31 hs

    ESSE NOSSO “BRAZIL” DIFICILMENTE SERA UM DIA UMA PAIS SERIO, AQUI O BANDIDO TEM LEIS QUE O PROTEGEM E AS PESSOAS QUE DE FATO FAZEM A “LIMPEZA” PAGAM O PREÇO… DA-LE corruPTos….

  6. SPRING
    domingo, 21 de abril de 2013 – 22:21 hs

    CONDENAR ESSES POLICIAIS É UMA VERGONHA, HOUVE MASSACRE SIM SENHOR , E DAI, E OS MASSACRES QUE AQUELES BANDIDOS PRATICARAM E QUE AINDA CONTINUAM PRATICANDO, ESTAVAM LÁ PORQUE NÃO ERAM NENHUM ANJINHO, E NÃO FIZERAM FALTA NENHUMA PARA O CIDADÃO DE BEM.

  7. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 22 de abril de 2013 – 13:04 hs

    -Estes policiais que foram injustamente condenados, deveriam ganhar a Medalha do Pacificador e não condenações injustas…afinal bandido bom é bandido morto!!!
    -Neste país onde as leis são formuladas para atender aos interesses excusos do próprio governo, a população de bem, honesta, pacífica, que trabalha que nem escravo para pagar todos os impostos a que são submetidos, não tem segurança, educação e saúde, tendo que aderir a iniciativa privada para tê-los, fica à mercê da bandidagem e o que é pior, dos defensores de bandidos, de vagabundos, de verdadeiras sanguessugas do dinheiro público…
    -Tem um velho ditado americano que diz e que de certa forma compactuo: Deus criou os homens e o Coronel Colt os fez iguais!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*