ONU aprova tratado para regular mercado global de armas | Fábio Campana

ONU aprova tratado para regular mercado global de armas

Delegados nas Nações Unidas aplaudem a aprovação do tratado para regular o mercado de armas convencionais, o primeiro no gênero (Timothy A. Clary/AFP).

Do Globo:

NOVA YORK – A Assembleia Geral da ONU aprovou por ampla maioria nesta terça-feira um tratado para regular o mercado bilionário de armas convencionais. O acordo, o primeiro do gênero, foi aprovado com 154 votos a favor, três contrários e 23 abstenções – com as objeções de Síria, Irã e Coreia do Norte.

Esses três países ainda tentaram, na semana passada, bloquear o projeto sobre o mercado de armas convencionais que movimenta cerca de US$ 70 bilhões, em produtos que vão de pistolas a tanques e navios de guerra. As objeções fizeram com que o texto fosse submetido à Assembleia Geral, o que ocorreu nesta manhã. Outros países, como a Rússia (o segundo maior exportador de armas do mundo), preferiram se abster.

O objetivo do tratado é evitar abusos contra civis e manter as armas longe das mãos de terroristas e criminosos. O texto proíbe a exportação de armas convencionais a países sob embargo ou onde possam ser usadas para atos de genocídio, crimes contra a Humanidade, crimes de guerra e terrorismo. Ele também prevê que os Estados evitem que as armas cheguem ao mercado negro. O tratado será aberto a assinaturas dia 3 de junho e vai entrar em vigor 90 dias após a 50ª assinatura de ratificação.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*